quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Circo a motor - Retrospectiva

Um ano que teve de tudo. Equipe nova ganhando campeonato de construtores, pilotos ressurgindo das cinzas, o maior escândalo da história da Fórmula 1, mudanças bruscas nos carros, grave acidente com Felipe Massa,... Enfim, um ano em que a temporada do circo teve várias e grandes apresentações e nós mostramos aqui desde o começo - quando ainda éramos Terra: o planeta e seus interessados.

Para traçar o que foi este ano, nada melhor que relembrar trechos de cada postagem do ano. Com direito a extras com acontecimentos alheios as provas dentro da pista, mas que muito influenciaram os comentários dentro e fora dos cockpits.
"No dia do circo, 27 de março, tivemos o início de mais uma temporada da categoria automobilística mais famosa do mundo. A Fórmula 1 também sentiu os efeitos das tsunamis criadas pela crise econômica. A necessidade de restringir os gastos para a manutenção do espetáculo e as já tradicionais alterações para preservar (um pouco) o meio ambiente cresceram exponencialmente.

"O blog Terra: O Planeta e seus Interessados traz mais uma vértebra com uma das paixões de seu autor. "Circo a motor" tentará trazer cada momento que se mostre interessante vinda do circo da Fórmula 1. E Já que assim o chamam, que falemos dele de uma forma diferente, mais criativa."

"No melhor estilo James BROWN de ser, a homófona Brawn GP, do mágico Ross Brawn, mostrou seu swing ao confirmar as expectativas de super-carro e dominou o final de semana.

Dobradinha da estreante tanto nos treinos quanto na corrida. Algo que não acontecia desde o longínquo, e amador, ano de 1954."

Na frente, de ponta-a-ponta, um inglês dominou de forma tranquila. Jenson Button montou num canhão e terminou as 58 voltas na liderança da primeira prova do ano."
"O final disso tudo foi o término precoce da corrida com apenas 31 das 56 voltas disputadas. Como não havia passado 75 % da prova, os pilotos ficaram com metade dos pontos.

"A Brawn GP confirmou o favoritismo inicial e venceu mais uma corrida através do inglês Jenson Button. A equipe vem se mostrando uma "Máquina do Mal" para seus adversários. Ao contrário do carro conhecido no desenho pelas risadas inconfundíveis do cachorro Muttley após cada erro cometido na tentativa de ganhar as corridas."

CHINA

"Apenas três letras resumem o que foi o GP de Xangai, cidade chinesa em que a tenda da Fórmula 1 foi estendida: RBR, a sigla da equipe Red Bull Racing. A equipe venceu sua primeira prova e ainda conseguiu uma dobradinha no pódio."

BAHREIN

"A equipe de estratégias de Ross Brawn foi decisiva para os seus dois pilotos. Como o esperado, Button assumiu a primeira colocação após a primeira parada nos pits e seguiu na frente até o final da corrida. Assim, a equipe que achava que já estava perdendo espaço para Toyota e RBR, conseguiu sua terceira vitória em quatro corridas.

"O inglês abre uma distância de doze pontos no campeonato de pilotos para o brasileiro Rubens Barrichello que, com a evolução das demais equipes na parte europeia do campeonato, deve ser novamente o segundo piloto. Isso porque o “rei das estratégias” Ross Brawn errou a mão."

BARCELONA

"O mais difícil Rubens Barrichello fez. Pulou da terceira para a primeira colocação com duas ultrapassagens. Assim, com o rendimento do carro um pouco melhor do que seu companheiro Button, tudo transcorria para a 100ª vitória de brasileiros na categoria.

"Também não foi desta vez. A equipe BrawnGP manteve a estratégia para o seu carro de fazer três paradas nos boxes e alterou a de Button para duas. Segundo Ross Brawn, não foi para prejudicar Rubens, mas para evitar que Button voltasse atrás da Willians de Rosberg."

MÔNACO
"Duas das mais importantes corridas do automobilismo mundial ocorreram neste domingo. Do lado europeu das competições motoras, o GP de Mônaco serviu para consolidar a liderança do inglês Jenson Button, com cinco vitórias em seis GPs disputados; do lado americano, uma vitória que marca a volta para a vida normal de um piloto."

TURQUIA
"Button chegou às incríveis marcas de 6 vitórias em 7 corridas, a liderança de 81% das voltas nesta temporada e a uma diferença de 26 pontos para o segundo colocado no campeonato de pilotos. O homem que ainda não errou em 2009 parece fazer impossível sua superação."

INGLATERRA
"Para a prova deste domingo era esperado um show caseiro do líder do campeonato Jenson Button, mas o que se viu foi o lema de uma das marcas sendo mais que uma simples propaganda de energizante. A Red Bull deu asas aos seus carros e foram muito superiores aos demais. Nem a Brawn GP havia conseguido uma vitória tão acachapante.

"Sebastian Vettel conquistou a pole e manteve a liderança na largada e foi colocando 1 segundo em cada uma das 18 voltas seguintes no segundo colocado, o brasileiro Rubens Barrichello, que estava mais leve que ele."

EUROPA

"Hoje me sinto roubado. Demos um show de como se perder uma corrida", reclamou Rubinho após a prova. Isso resume bem o que foi a corrida para ele, que justifica o título da coluna desta semana.

[...]

"No final, vemos um Mark Webber emocionadíssimo por conseguir uma vitória para o país após 28 anos, um Vettel que tirou mais pontos ainda e alcançou a segunda posição - com a Red Bull bem melhor que as demais equipes -, um Felipe Massa satisfeito com a terceira posição, Rosberg (Willians) de forma surpreendente em quarto, e os antes imbatíveis Brawn em quinto e sexto."

HUNGRIA

"Assim, ficou fácil para as equipe tradicionais voltarem. Lewis Hamilton, com uma McLaren que sequer havia ido ao pódio, venceu a prova. Com a 5ª posição de Kovalainen, a equipe conseguiu fazer numa corrida a mesma pontuação das outras nove juntas: 14 pontos."

MAIS
"Veja posts sobre a influência do dinheiro na tomada de decisões no circo e, por uma infeliz coincidência, dois textos que tratam da emoção que este escriba sentiu em dois momentos tristes diferentes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário