domingo, 3 de maio de 2009

Circo a motor – Quando conheci a palavra falecer


Grandes momentos, sejam eles particulares ou históricos, ficam na mente das pessoas. Onde estavam quando determinado fato ocorreu, a sua reação e a de pessoas próximas naquele determinado momento.

O dia em que algum parente querido ou amigo faleceu. A vitória do Brasil nos pênaltis na Copa dos Estados Unidos. O 11 de setembro de 2001, com os aviões atingindo as Torres Gêmeas do WTC e o Pentágono, nos Estados Unidos, além de tantos outros fatos.

No dia 1º de maio de 2009, semana passada, fizeram 15 anos da morte de um dos maiores ídolos que o Brasil já teve. Quem não se lembra, ou já não reviu, a cena da Willians azul e branca número 2 não conseguindo fazer a curva Tamburello naquele GP de Ímola?

Como milhões de brasileiros, naquela manhã de domingo, com meus seis anos de idade, estava parado, ao lado da minha irmã, em frente à TV assistindo a mais uma corrida. Pouco me importava na época se o carro de Ayrton Senna tinha quebrado nas duas corridas anteriores. Ele tinha conseguido a pole-position (65ª) e voltaria a vencer!

Poucas voltas depois, a câmera da transmissão estava na Benneton de Michael Shumacher, segundo colocado - que viria ser o grande nome da Fórmula 1 posteriormente. Até que o carro da frente dá uma “estilingada” para o lado direito da imagem.

A partir daí eu, enquanto criança, fiquei assustado. Quando vi uma imagem de Senna, já com o carro espatifado e parado, mexendo a cabeça para o lado direito, tive alguma esperança. A corrida foi interrompida e todos os pilotos deram as mãos e rezaram em frente aos boxes.

Depois disso, no início da tarde, minha família saiu para outro bairro para ver como estavam as obras da nossa casa. Só na volta, quando ainda estávamos em frente do que seria o nosso lar por alguns anos, veio a notícia no rádio do carro: “Confirmado, Senna faleceu no Hospital...”.

Minha mãe começou a chorar. Eu, na inocência infantil, pedi para ela se acalmar porque ele não tinha morrido. Foi ali que conheci o significado da palavra falecer.

Um comentário:

  1. Também me lembro exatamente do dia.
    Na hora da batida me encontrava na casa de meus tios, assistindo a corrida enquanto nos preparávamos para a praia.
    Saímos mesmo com a batida.
    Mais tarde minha mãe liga para o celular do meu tio (o tão conhecido e lembrado tijolão da motorola) e informa o falecimento.
    Muito triste.
    Ainda não vi tamanha comoção como aquela, talvez uma parecida com a tragédia envolvendo os Mamonas assassinas.

    ResponderExcluir