quinta-feira, 14 de maio de 2009

Circo a motor - Frustrações

Desde a semana passada o grande assunto que envolve a Fórmula 1 é se a Ferrari vai ou não se inscrever para o campeonato do ano que vem. Falemos deste problema depois, agravado nos últimos dias.

No último final de semana começou o que chamam de temporada europeia da categoria. O GP de Barcelona, com poucas alternativas de ultrapassagem, daria os primeiros sinais se os novos conjuntos aerodinâmicos mudariam a tônica de alteração do status quo que a categoria vivenciou nos últimos anos.

O problema é que pouca coisa mudou em termos de resultado, de sorte para os brasileiros e de desempenho da Ferrari, que continua merecendo o prêmio de melhor quipe de palhaços do ano. Continuando assim, será hour concours.

Enquanto corre a briga nos bastidores com Max Mosley, proprietário dos direitos de imagem da categoria, os problemas internos aparecem. Mais uma vez a equipe errou na primeira etapa da classificação para a corrida e viu um piloto largando lá atrás. A diferença é qeu desta vez foi o finlandês Kimi Raikkonen, que não deu nada de homem de gelo e criticou publicamente seus companheiros de trabalho.

AZAR - Para uma determinada disciplina de Comunicação da Ufal chegamos a brincar que enterraram um sapo com o nome da mesma em frente ao prédio, tamanho problema que causava mesmo com a mudança de professora. Parece que enterraram um sapo com o nome F1-Brasileiros em 1993.

Felipe Massa até viu sua Ferrari melhorar - mesmo sem os ajustes aerodinâmicos dados a Kimi, que abandonou. Pulou para terceir olugar no início da prova, após largar em quarto, e segurou o alemão Vettel até perto do final da corrida. Mas estamos falando da trupe que dá alegria, aos adversário na F1 em 2009.

A equipe errou o cálculo de combustível do piloto, parece que devido a um problema na bomba, e ele teve que tirar o pé caso desejasse chegar ao final da corrida. O mais estapafúrdio foi vê-lo responder o seguinte quando deste pedido: "Estou disputando posição. O que vocês querem que eu faça?". Resposta: não ande.

No final, Massa perdeu duas posições (Vettel e Alonso) e chegou no sexto lugar, marcando seus primeiros pontos em 2009. Chegou, não é a melhor das palavras, pois o carro parou umas curvas depois e sequer foi aos boxes.

AZAR OU PREJUÍZO - O mais difícil Rubens Barrichello fez. Pulou da terceira para a primeira colocação com duas ultrapassagens. Assim, com o rendimento do carro um pouco melhor do que seu companheiro Button, tudo transcorria para a 100ª vitória de brasileiros na categoria.

Também não foi desta vez. A equipe BrawnGP manteve a estratégia para o seu carro de fazer três paradas nos boxes e alterou a de Button para duas. Segundo Ross Brawn, não foi para prejudicar Rubens, mas para evitar que Button voltasse atrás da Willians de Rosberg.

Após tantos anos e segundo piloto na Ferrari, com o próprio Ross Brawn nas estratégias, os brasileiros ficaram receosos com esta situação. O jeito é esperar os próximos capítulos.

Quanto a Nelson Ângelo Piquet, uma largada ruim e a certeza de acabar a prova lá atrás, na 14ª posição. Nelsinho não só tem um carro ruim, como um ótimo companheiro de equipe, Fernando Alonso. Este o único, em nosso ver, capaz de tirar coelhos de cartola.

PRÓXIMA CORRIDA – A tenda do circo será armada em Mônaco, o mais charmosos circuito de automobilismo do mundo. Talvez seja isso que mantém essa prova, com mínimas possibilidades de ultrapassagem.

Até lá já teremos as equipes que se inscreverão para 2010. Sobrará alguma ou só Max Mosley correrá com Force India e Willians?

2 comentários:

  1. Adoro Monaco, se tiver chuva então, melhor ainda!
    Ótima referência ao sapo, hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Sabe tudo esse menino!!!! rssss
    Não entendo de F1.

    ResponderExcluir