segunda-feira, 6 de abril de 2009

Circo a motor - Corrida maluca

Imaginem-se em dúvida antes de sair de casa ao olhar para o céu. Algumas nuvens negras se aproximam e tem chovido regularmente neste horário a alguns dias, menos no dia anterior. Levar ou não o guarda-chuva?

Devido às estatísticas, você decide levá-lo. Alguns minutos depois começa a garoar; uns pingos chatos que fazem ficar em dúvida se abre ou não o guarda-chuva. Você resolve abrir e minutos depois a chuva pára.

Aí, você fecha o guarda-chuva e minutos depois ela volta mais forte do que nunca, a ponto de rapidamente alagar a rua que você está andando.
Situação cotidiana chata, não?

Pois foi algo parecido que ocorreu neste domingo, quando o circo da Fórmula 1 colocou sua tenda na Malásia. O final disso tudo foi o término precoce da corrida com apenas 31 das 56 voltas disputadas. Como não havia passado 75 % da prova, os pilotos ficaram com metade dos pontos.

CORRIDA MALUCA
A Brawn GP confirmou o favoritismo inicial e venceu mais uma corrida através do inglês Jenson Button. A equipe vem se mostrando uma "Máquina do Mal" para seus adversários. Ao contrário do carro conhecido no desenho pelas risadas inconfundíveis do cachorro Muttley após cada erro cometido na tentativa de ganhar as corridas.

Masi uma vez um dos seus carros largou mal, desta vez foi Button que caiu do primeiro para o quarto lugar após a largada. Segundo Rubinho, o carro às vezes troca o neutro pela primeira marcha quando liga o carro. Fora isso, tudo continua muito vem.

Já que falamos em Muttleu, falemos também sobre o seu companheiro Dicky Vigaritsta. Na F1 este bem que poderia ser representado pelo inglês Lewis Hamilton, punido seis vezes por atitudes desonestas em pouco mais de dois anos de carreira. Desta vez, o inglês mentiu par acomissários na prova da Austrália sobre um momento da entrada do carro de segurança.

Tal atitude não só o eliminou da corrida anterior, como também fez com que o diretor esportivo da equipe, há 24 anos na McLaren, fosse afastado. Além disso, a equipe deverá ser julgada quanto a atitude e pode ser expulsa da temporada. Hamilton chegou em 7º lugar na Malásia e marcou seu primeiro ponto.

Nesta corrida maluca, os grandes "Professores Aéreos" foram os alemães Nick Heidfeld, da BMW, e Timo Glock, da Toyota, cujas equipes souberam "prever" o tempo e os fizeram pular par aa 2ª e para a 3º colocações, respectivamente. Assim, Rubens Barrichello teve que se contentar com o a 5ª posição.

Algo que não mudou ainda foram os erros da "Pedramóvel" Ferrari. No sábado, Massa e Cia. acharam que estavam garantidos para a segunda fase do treino oficial e não foram mais para pista. Realmente, ficaram de fora da fase seguinte e teve que largar na 16ª colocação. Massa terminou a prova em 9º.

Enquanto isso, o seus companheiro de equipe foi chamado para os boxes assim que os primeiros pingos de chuva caíram. Com pneus trocados para chuva, Raikkonen também perdeu posições e ritmo de prova. Quando a chuva veio par avaler, cinco voltas depois, os pneus já estavam desgastados. Resultado: 14º lugar.

O outro brasileiro da Fórmula 1, Nelson A. Piquet, terminou na 13ª colocação.

A próxima corrida será na China, daqui a duas semanas.

Um comentário:

  1. Não pude ver a corrida, mas pelo horário na Malásia, que segundo li é quase como aquele horário super aprazível de Belém que "quase não chove", em que a visibilidade já vinha sendo ponto forte de reclamação dos pilotos, só os loucos gestores da F1, ou do circo, que mantiveram e decisão e tiveram que arcar uma corrida pastelão no final das contas.

    ResponderExcluir