domingo, 8 de junho de 2014

[Circo a motor - Comentários] Incrível!

Ainda que a temporada tivesse a supremacia de uma equipe, a Mercedes, a disputa equilibradíssima entre Hamilton e Rosberg, com direito a troca de farpas em Mônaco, alimentava a Fórmula 1 até agora. Foi assim que todo mundo partiu para a corrida em Montreal, no Canadá. E como cheguei a comentar em outras corridas, só a própria Mercedes para tirar uma vitória de suas mãos. foi o que ocorreu hoje.

Numa corrida muito boa, cheia de alternâncias, o australiano Daniel Ricciardo venceu sua primeira prova na categoria, colocou-se em 3º lugar no campeonato, à frente do tetracampeão Sebastien Vettel (em 5º) e viu Rosberg se salvar em meio aos problemas que chegaram a ser "impossíveis de se resolver" durante a corrida. O segundo lugar do alemão, que ficou ou em 1º ou em 2º em todas as provas até aqui, pode ser fundamental numa disputa tão equilibrada como a deste ano. Hamilton abandonou pela segunda vez no ano e viu a diferença voltar a subir, agora para 22 pontos.

Mas teve emoção também para os brasileiros. Se pela primeira vez no ano nenhum carro da Mercedes venceu, Felipe Massa foi o primeiro piloto a liderar corridas sem ser Hamilton ou Rosberg. Por alguns momentos, os brasileiros que acompanhavam a corrida voltaram a sentir a emoção de ter uma vitória de um local na Fórmula 1. A informação inicial era de que a Willians o faria ficar na pista com apenas uma parada. Não deu. Ele voltou bem mais rápido que os demais, conseguiu algumas ultrapassagens, mas na última delas, na abertura da derradeira volta, ficou pelo caminho. Críticas foram ditas, mas os comissários de prova viram erro de Pérez, que por problemas nos freios antecipou o ponto de freada, passando para a esquerda no exato momento que Massa colocou o carro de lado.

O lamento fica porque estava sendo uma excelente corrida do brasileiro, com ultrapassagens, liderança, chance real de pódio e até de vitória, mesmo com o erro da equipe no primeiro pit stop. No campeonato, o sétimo lugar de Bottas cria uma diferença que não existe nos cokpits, 40 a 18 para o finlandês. Resta torcer para que a real melhora da Willians no Canadá siga para as próximas corridas. Se a Mercedes tiver novos problemas, mais chance de disputa geral, não só pelo terceiro lugar do pódio.

Veja abaixo a storify nossa desta corrida, que mostra bem a mudança de emoções ao longo do GP de Montreal de 2014:





Nenhum comentário:

Postar um comentário