terça-feira, 23 de julho de 2013

Você é torcedor do... ?



Ter várias camisas de times de futebol e usá-las acaba facilitando as pessoas de começarem um bate-papo. Já contei algumas destas histórias em outro post deste blog e não param de aparecer outras.

Outro dia, eu estava com a camisa do Aimoré, modelo comemorativo do título da terceira divisão do Gauchão de 2012, que usa o padrão do Barcelona na temporada passada, só que toda em azul. Uns meninos jogavam no início da rua e um deles me parou para saber que time era aquele.

O Aimoré voltaria a ser assunto, ainda que indiretamente. Faz quase uma semana que fui comprar umas coisas perto de casa vestido com a camisa do Grêmio. Paguei e o vendedor puxou assunto, dizendo que o "meu" Grêmio ganhara no dia anterior - o sofrido 2 a 1 contra o Botafogo. Nem me dei conta de explicar primeiro que sou colecionador de camisas. Disse que não torcia pelo Grêmio, que se fosse escolher o time a torcer no Rio Grande do Sul, onde morei recentemente, seria o que disputava a segunda divisão estadual - a partir de 2014 não mais!

Contei aqui a história com o meu vizinho corintiano. Naquele dia que peguei a carona, estava com uma camisa do Fluminense e a primeira coisa que ele queria saber era se eu tinha mudado de time. "Claro que não!". Aquela era só elemento de coleção.

Hoje foi a vez de reencontrar os meninos que moram mais para o final da rua. Um deles me viu com uma camisa de treino do Santos e logo me perguntou se eu era santista. Respondi que não, que colecionava camisas de futebol. O que, de pronto, outro respondeu que também fazia; enquanto o amigo, que deve ser paulista, dado o sotaque, falava, sem a mesma empolgação de antes, que ele sim era torcedor do Santos.

Aí começaram a perguntar se eu tinha camisas de vários clubes: tem do CSA? Sim!, respondi ao que estava com uma réplica da camisa azulina. E do Flamengo? Não. E do Vasco? Não. E do Botafogo? Não, do Rio só a do Fluminense. E a do Barcelona? Sim. E do Real Madrid? Não.

Depois da série de questionamentos, o santista me perguntou qual time eu torcia. A resposta: Palmeiras. Enquanto que outro tentou seguir às perguntas de bate-pronto:

- Tem camisa do Corinthians?

- Desse time aí, jamais!

Antes de irem embora, ainda o santista me perguntou qual a camisa que eu mais gostava. "Claro que as camisas do Palmeiras".

Nenhum comentário:

Postar um comentário