sábado, 21 de janeiro de 2012

[Gauchão 2012] Acompanhar de perto...

2012 marca o primeiro ano em que posso acompanhar, desde o início, um campeonato de futebol de um grande centro do país. O Campeonato Gaúcho 2012, ou "Gauchão Coca-Cola 2012" - por que não Gauchão Fruki, que é local e comprovaria o "orgulho gaudério" (ironia mode on)? - teve a sua primeira rodada começando hoje. Quer dizer, não é bem assim.

A primeira confusão para o Gauchão 2012 veio por conta da participação do Internacional na fase classificatória para a Libertadores, com primeiro jogo no dia 25 de janeiro. Com isso, algumas partidas do clube foram antecipadas. Na quarta-feira, 18, houve o primeiro confronto, com o Inter enfrentando o Novo Hamburgo, na cidade aqui do lado. Oscar marcou o gol isolado da partida - com grande ajuda do goleiro Eduardo Martini (ex-Grêmio).

A segunda confusão foi gerada por conta da cor da bola do torneio. Entre o branco, o preto e o cinza, o destaque para o rosa. É que a fornecedora oficial de 14 Estaduais Brasil a fora resolveu tingir justo com esta cor o principal instrumento de um esporte tão machista. No fim, pouco importa a cor, mas sim que ela entre nas redes (adversárias)...

Isso é só uma amostra dos assuntos que pretendemos tratar com uma coluna especial, fora da Por Trás do Gol, para o Gauchão 2012. O intuito, como sempre, é tratar dos temas para "além das quatro linhas", tentando, inclusive, fazer entradas in loco no objeto de pesquisa e contar o futebol gaúcho para além da dupla Gre-Nal. Como comunicador social, tentar ouvir as mais diferentes rádios Rio Grande do Sul adentro, comentando os bairrismos internos desta República - até quando, e quanto, a vida de mestrando nos permita fazer, é claro...

Neste sábado, eu pretendia assistir a um jogo em Porto Alegre, mas acabei me deparando com um valor de ingresso mais alto do que imaginava, motivo que me fez criar uma enquete no Facebook: "Quanto você pagaria para ver um jogo do seu Estadual de futebol?" Amanhã ou depois, um post sobre os diferentes valores de ingressos neste Gauchão...

FÓRMULA
A fórmula utilizada no Campeonato Gaúcho é antiga, mas para quem não a conhece, aqui vai a explicação. Os 16 clubes são divididos em duas chaves, com oito times cada. No primeiro turno, a "Taça Piratini", há o confronto entre os times da chave 1 contra os da chave 2, classificando os quatro primeiros de cada uma para a segunda fase: 4º X 1º, 3º X 2º (ainda entre as chaves), em jogo único até a decisão do turno.

Na "Taça Farroupilha" (2º turno), a única alteração é que os confrontos da primeira fase se dão dentro dos próprios grupos, o que diminui a quantidade de jogos para sete. De resto, os mata-matas são iguais. Os vencedores dos turnos fazem a grande final do Gauchão 2012 em dois jogos, caso um mesmo time vença os dois turnos, ele será o campeão gaúcho deste ano.

Um grande problema dessa fórmula é a possibilidade, que já se efetivou em anos anteriores, de clássicos como Gre-Nal e Ca-Ju só ocorram uma vez no Campeonato Gaúcho! No caso da dupla de Caxias, que estão em divisões nacionais diferentes, significaria um confronto o ano inteiro.

CONTATO
Acompanhe-nos também pelo Twitter: @AndersonCepcom. Lá acompanhamos as rodadas de vários campeonatos de interesse, com destaque para o Gaúcho e o Alagoano, e retuitamos perfis de sites bem legais sobre o futebol gaúcho, casos do @TodaCancha e @CoperoFC.

Um comentário:

  1. Muito bom ter um observador in loco de um campeonato tão longínquo para os alagoanos.

    ResponderExcluir