sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Mídia tosca

Parece que finalmente poderemos manter a coluna de forma semanal - a não ser que novos (ruins) acontecimentos continuem perpassando nosso cotidiano. A edição desta semana trará, em blocos, erros ora comuns, ora absurdos, para quem mantém de forma regular uma página comercial na Internet.

1- O primeiro grupo traz exemplos de matérias copiadas de outros locais em que há algum link que não é repassado, ou então a frase não é apagada na reprodução (http://www.tudonahora.com.br/noticia.php?noticia=65987 - http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=186615&tipo=0 - http://cadaminuto.com.br/index.php/noticia/2009/10/01/washington-e-hugo-sao-multados-por-tirarem-a-camisa-em-comemoracoes):
2. Antes de passar para os casos "escabrosos", mais uma demonstração de que os grandes também erram por falta de atenção, vide matéria do Uol em que uma mesma empresa recebe dois nomes diferentes (http://esporte.uol.com.br/ultimas/2009/10/01/ult58u1728.jhtm).
3. E o trofeu de maior erro da semana vai para... O nível foi tão ruim que resolvemos dividir o prêmio, que poderia entrar na categoria gênero do sujeito. Se CPT é a Comissão Pastoral da Terra, logo é a CPT. E se apesar de serem duas pessoas, o núcleo do sujeito é simples, caso de casal, então o artigo é no singula. Menos para o site local Gazetaweb (http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=186683&tipo=0) e para a Folha Online (http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u631871.shtml).

>>

Para quem leu esse post, e acha que tem paciência para textos maiores que o "normal", publiquei um texto sobre a escolha do Rio como sede olímpica. Ver em: http://br.oleole.com/blogs/por-tras-do-gol/posts/entre-a-razao-e-a-emocao-ou-o-que-sera-do-rio-com-a-olimpiada

2 comentários:

  1. Tentei deixar esse comentário lá no Por Trás do Gol mas só fica dando código de verificação inválido, então vai aqui (nao tem nada a ver com esse post)

    Eu devo admitir que estava totalmente alheia à candidatura, campanha e vitória do Rio como sede dos jogos olímpicos até poucas horas atrás. Talvez esse distanciamento tenha sido a causa da minha falta de reação a respeito do assunto, continuo sem opinião formada. Uma coisa que me chamou a atenção no texto foi o fato de Goiás não ser sede da Copa, fiquei revoltada! Não pelo fato da segurança, mas por conhecer ambos os estados e saber da (falta de) infra-estrutura do Mato Grosso...

    Uma dúvida me vem a cabeça: será que as Olimpíadas serão um sucesso de público como esperam os dirigentes que defenderam arduamente a candidatura? Sendo a imagem internacional do Rio aquela passada por Cidade de Deus?

    ResponderExcluir
  2. Anderson, quantos erros ridículos!!!

    Nossa, é impressionante, mas sabe, acho que isso é falta de revisão, só pode ser.

    Abraços, Jessica Corais

    ResponderExcluir