terça-feira, 6 de outubro de 2009

Circo a motor – Vivendo de expectativas

O circo da Fórmula 1 voltou após três anos para o circuito japonês de Suzuka e trouxe consigo várias expectativas dentro e fora das pistas.

Já na sexta-feira, o segundo treino livre foi realizado com muita chuva e limpou a pista, o que prejudicou os pilotos nos treinos do dia seguinte. Mesmo com sol, o treino oficial trouxe o inédito fato de quatro bandeiras vermelhas, dentre elas após uma batida do alemão Timo Glock, que teve a perna cortada e não pôde correr no dia seguinte.

Vettel, com poucas chances de título, conseguiu a poleposition, tendo a outra Toyota, de Jarno Trulli, em segundo e Hamilton em terceiro. Até o quarto lugar de Heidfeld estava confirmado.

Devido a segunda batida de Buemi, e os destroços do seu carro deixados, alguns pilotos acabaram por não diminuir a velocidade com a bandeira amarela no trecho e foram punidos com a perda de cinco posições.

EXPECTATIVA 1
Assim, Ruben Barrichello, que acabou em quinto e dormiu em nono, largou no sexto lugar, enquanto Jenson Button, que acabou em sétimo e dormiu em décimo-primeiro, largou em décimo. A grande chance do brasileiro da Brawn de tirar mais pontos no campeonato.

Na largada, Rubinho manteve a sexta posição, enquanto Button caiu para o décimo-primeiro lugar. Assim, a diferença diminuiria para 12 pontos.

Porém, estiveram na frente do britânico por cerca de oito voltas Kovalainen e Adrian Sutil. Com sua Force India mais leve, Sutil tentou ultrapassar o finlandês da Mclaren e dividiu uma curva. Foi inevitável a batida, que deu de graça a nona posição e, com uma parada depois que a maioria,
a grande chance de marcar pontos.

Depois da primeira parada nos boxes, o único brasileiro na Fórmula 1 atual perdeu ritmo de prova e começou a andar bem mais lento que os demais carros, inclusive chegava a levar 4 décimos por volta do seu companheiro de equipe - o que é uma eternidade nesta modalidade.

Mesmo assim, Barrichello conseguiu chegar à frente do líder do campeonato, mas viu a diferença cair apenas um ponto. Os dois pontos da sétima posição o deixaram na mesma situação de duas corridas atrás, 14 pontos de diferença, só que com apenas duas corridas por vir.

EXPECTATIVA 2 A expectativa de todos é que Button vença o seu primeiro título na Fórmula 1. O único problema aparente é que o carro da Brawn GP não é está entre os melhores do grid há algum tempo.

Para o título não vir já aqui no Brasil - onde nos últimos três anos se deu a decisão -, Barrichello terá que marcar cinco pontos a mais que Button, e/ou Vettel terá que marcar sete pontos a mais.

EXPECTATIVA 3
Com tantas batidas no treino oficial, a expectativa para a corrida era que tivesse muitas mudanças, ultrapassagens; enfim, que fosse um GP de Fórmula 1 que todos gostamos de ver - especialmente por ocorrer para nós a partir das 2 horas, em plena madrugada.

Mais uma expectativa frustrada. Vettel dominou a prova de ponta-a-ponta e conseguiu uma fácil vitória. A única emoçãozinha na turma da frente ficou pela disputa entre Lewis Hamilton e Jarno Trulli pelo segundo lugar.

Trulli largou nesta posição, mas foi ultrapassado pelo atual campeão mundial na largada. Com uma boa estratégia nos boxes e dentro da pista, o italiano passou o inglês após a segunda parada nos boxes e garantiu a segunda colocação.

EXPECTATIVA 4 E para essas duas corridas há uma coisa que não sai da minha cabeça. Se Vettel, terceiro colocado no campeonato com 69 pontos, vencê-las e os seus adversários chegarem nas mesmas posições do Japão, o campeão será o alemão com dois pontos a mais que Button - que tem 85.

(O FIM DA ) EXPECTATIVA
É só passar a metade do ano para explodir aqui e ali milhares de boatos sobre o troca-troca de pilotos pelas equipes para a temporada seguinte. Para o ano que vem essa expectativa aumenta ainda mais com a presença de quatro novas equipes ("nova" Lotus, Manor, Campos e USF1) e o fim de uma, a BMW. Serão 26 carros.

Dentre as possíveis trocas estão os pilotos da "virtual"´campeã de construtores, a Brawn GP - que só precisa e meio ponto para isso. Rubinho está 99,9% acertado com a Willians, é que o 0,01% depende de Button. O inglês pediu alto para renovar com a equipe e se não ficar, Barrichello fica.

Só que o maior dos boatos dos últimos anos chegou o fim na semana passada. Após dois anos com os jornais espanhois dizerem que Fernando Alonso iria para a Ferrari, a equipe italiana confirmou na semana passada seus dois pilotos: Felipe Massa e o bicampeão mundial Alonso.

Além da festejada contratação na mídia espanhola - vide imagem acima produzida pelo Marca -, há muita preocupação se a Massa sofrerá o mesmo que Rubinho na "era Schumacher", já que Alonso é um excelente piloto e já sofreu na pele o que é enfrentar o queridinho de uma equipe nos seus tempos de McLaren.

Kimi Raikkonen "acertou" a antecipação do término do seu contrato com a equipe do Cavalinho Rampante e não está tão preocupado assim em si manter na F1. Apesar de dizerem que ele volta para a McLaren, para forma outra excelente dupla de pilotos, desta vez com Hamilton, o "homem de gelo" já afirmou que se não for para brigar por vitórias ele disputará rali.

A Renault confirmou hoje o polonês Robert Kubica, terceiro colocado na temporada 2008 pela BMW, para o lugar de Alonso. Há fontes que dizem que o outro piloto da equipe será um finlandês líder da GP2, categoria de acesso, já que Grosjean está pior que Nelsinho Piquet.

EXPECTATIVA FINAL

Dia 18 ocorre o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, um dos poucos circuitos que graças às mudanças frequentes de tempo em são Paulo sempre traz consigo várias emoções. Só lembro de um GP em que isso não ocorreu nesses meus mais de dez anos acompanhando a categoria.

Já vimos as várias tentativas e os vários problemas de Barrichello em vencer aqui - com direito a pane seca! -; Massa vencer com macacão com as cores da bandeira do Brasil, dar título a Raikkonen e no ano passado fazer o torcedor brasileiro quase ter uma parada cardíaca após muitos e muitos anos; além dos títulos decididos aqui e da última corrida da carreira de Michael Schumacher.

É claro que pretendo não perder nada.

(Fernanda, dormir seis horas por dia está me deixando quase anestesiado durante a tarde)

2 comentários:

  1. ...você foi dormir e esqueceu de postar o resto? Eu decidi que a única forma de entender a F1 é acompanhar seu blog. Pronto.

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  2. Então durma por mais tempo! Li seu texto de cabo a rabo e não achei o nome do Piquet na lista do troca-troca entre equipes. Significa que o coitado não tem mais chance?

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