quinta-feira, 20 de setembro de 2012

[Por Trás do Gol] Os símbolos do líder da Segunda (3ª) Divisão

Desde que começou a Segunda Divisão (¹sic - já que na prática é a terceira, pois a segunda de fato é chamada de "Divisão de Acesso"), creio eu, tento ver um dia para conseguir assistir ao Clube Esportivo Aimoré, o "índio capilé" qui de São Leopoldo. No início, os jogos eram fora de casa; depois, só ocorreriam aos sábados, quando tinha outras atividades. Na semana passada, ficaria o sábado por aqui, mas adiaram o jogo para a segunda, quando tenho um dia cheio na universidade. Só que choveu tanto, dois dias de temporal, que adiaram para esta quinta-feira.

Não por um motivo qualquer, colocar a partida para o dia 20 de setembro, à tarde, poderia garantir um maior público, afinal hoje é o "dia do gaúcho". Explicando, o dia que os riograndenses comemoram a Revolução (sic) Farroupilha. Não vou entrar na questão do bairrismo tradicionalismo gaúcho, mas faço questão de frisar que eu não gosto disso, porém isso seria para um outro post (ouçam esta opinião aqui, em entrevista @s companheir@s da Radiocom de Pelotas).

Depois da semana passada cheia de problemas e desde domingo com a garganta inflamada, com muita dor de cabeça e moleza no corpo, imaginava que passaria esse feriadão descansando - como se pós-graduando tivesse feriado ou dia de folga... Na quarta é que eu vi que a partida havia sido transferida para hoje à tarde, mas o corpo pedia para ficar na cama, como em todos estes últimos dias. Depois de olhar o site do Aimoré para confirmar a partida contra o Atlético Garibaldi (²cidade com o nome de Giuseppe Garibaldi), resolvi ir mesmo doente, sabendo que voltaria pior.

Afinal, passei a manhã olhando documentos para a pesquisa e se tiver que morrer, será épico que seja vendo uma partida de futebol - desde que haja um time vestido com as cores verde e branco ou azul e branco, estas últimas do Aimoré. Além disso, lembraria os tempos de Estádio Rei Pelé, em que podia ir a pé  da casa dos meus pais.

O Estádio João Corrêa da Silveira tem capacidade para 14 mil pessoas sentadas, isso sem considerar o barranco atrás dos gols, que abrigam algumas pessoas, e tem o simbólico nome de Monumental² do Cristo Rei (³Monumental como o Olímpico Monumental e do Cristo Rei por ser o bairro onde fica a sede do clube). 

Realmente havia muitas pessoas, creio que cerca de mil, de várias idades, que pagaram R$ 10,00 (arquibancada) ou R$ 20,00 (cadeiras) em meio a um friozinho de final de inverno e resolveram desistir de churrascos e CTGs para tomar o seu chimarrão torcendo para o time da cidade - ainda que alguns foram vistos com camisas de Internacional, Grêmio, Náutico (!) e Palmeiras (!!) (4). Óbvio que haviam alguns um pouco, com botas, ou totalmente paramentados de "gaúchos" (5), mas o jogo era mais importante ainda assim.

JOGO
O CE Aimoré venceu cinco jogos e empatou outro nesta Segunda Divisão. O Atlético Garibaldi era o terceiro colocado do Grupo A, com 10 pontos, num jogo que poderia embaralhar os primeiros colocados.

Ah, antes que eu volte a esquecer, linda a camisa do Aimoré. Pelo que já tinha lido, os torcedores fizeram os modelos e colocaram em votação. Elas vêm sendo vendidas nas arquibancadas do Cristo Rei, mas hoje só tinham camisas GG ou XG, mais uma coisa para me irritar nestes últimos tempos. Porém, que prova o sucesso de coisas simples para clubes de menor porte, já que muit@s estavam com os dois modelos de camisa.

Voltando ao jogo, o primeiro tempo foi bem truncado, dando algum trabalho, e xingamentos, ao árbitro do jogo, que iniciou a partida com muito tempo de atraso. Não sei por qual motivo, talvez para esperar o índio (6) nas arquibancadas, acompanhado de dois caras com um 45 (7 argh!) às costas e outro cara com uma bandeira (8) que só atrapalhou e que foi achincalhado como "traíra", pois torcia também para o Inter - ah, não sei se era o candidato a prefeito, o photoshop nas imagens não ajuda na hora de identificá-los de "cara limpa". O legal mesmo foi a conversa de um dos diretores do Aimoré com ele, meio que dando uma bronca por utilizar o símbolo do clube.

Garibaldi + criança vestida assim = ...
Enfim, após duas grandes defesas do goleiro do Atlético Garibaldi, teve uma hora que não teve jeito. Cruzamento na área e Lucas deu um peixinho para abrir o placar para o Aimoré. O Garibaldi até que tentou chegar nos contra-ataques, mas com pouco trabalho ao goleiro capilé. O primeiro tempo terminou mesmo 1 a 0 para o Aimoré.

Enquanto na primeira etapa, fiquei nas arquibancadas cobertas, ao lado da torcida "Banda do Índio", que não parou um instante e que tinha até sinalizador!!!, na etapa final fui experimentar a sensação de ver o jogo em cima do barranco atrás do gol, onde encontrei pessoas com suas cadeiras de praia, térmicas e cuias de chimarrão.

O segundo tempo mal começou e o Atlético empatou o jogo. Cobrança de falta na entrada da área e a bola foi baixa, ao lado da barreira, mas com o goleiro sem visão do lugar aonde ela ia, teve que buscá-la dentro do gol.

Não demorou muito e saiu a virada do Aimoré. Nova falta, também na entrada da área, mas uma cobrança daquelas de dar aula. Por cima do terceiro homem da barreira e no ângulo, de forma que o goleiro rival sequer se mexeu.



Para piorar as coisas para o time de Garibaldi, um jogador cometeu falta dura, deu uma rasteira, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, sob apupos da torcida rival. Daí em diante, o Aimoré controlou a posse de bola e não deu chances para qualquer reação do rival. Ah, Lucas ainda recebeu uma bola na entrada da área e deu um toque por cima do goleiro para marcar o terceiro na partida. Um golaço! Não sei a veracidade da informação, mas um senhor ao lado informou que Lucas já tinha desistido de jogar futebol. Centroavante com bom porte físico e com habilidade na hora da finalização, quando é necessário.

Enfim, o jogo terminou 3 a 1 para o Aimoré, que dispara no Grupo A da Segunda Divisão (sic) com 19 pontos em sete jogos, o Atlético Garibaldi segue em terceiro com 10 pontos. O Aimoré volta a campo no domingo, às 15h, também no Cristo Rei, contra o Gaúcho (5º - 5 pontos), enquanto o Garibaldi joga em casa no mesmo horário contra o Nova Prata (2º - 14 pontos).

(Para conferir mais vídeos, acesse o Youtube; mais fotos, no Facebook; e a minha "saga" nos estádios gaúchos neste ano em: Sapucaia, Canoas, Porto Alegre). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário