segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Circo a motor - No caminho da Índia

O circo aportou na Bélgica neste fim de semana com inúmeras expectativas e saiu de lá com mais algumas cenas para uma novela sobre a temporada 2009, que envolve até flash backs que darão o que falar - e o que escrever, já que ficará para um post ainda nesta semana.

Nas últimas semanas, a novela Caminho das Índias (TV Globo) atingiu sua maior audiência ("míseros" 39 pontos), após muitos jargões chatos de ouvir pela população... Mas o que isso tem a ver com a Fórmula 1?

Neste fim de semana, tudo! Graças à equipe Force India e um de seus pilotos, o italiano Giancarlo Fisichella.

FORCE ÍNDIA
Após a desastrosa corrida de Luca Badoer em Valência, surgiram boatos na imprensa europeia que a Ferrari substituiria o substituto de Felipe Massa no comando de um dos carros da equipe por outro italiano: o velho "Físico".

Além disso, o motor home, espécie de casa ambulante que as equipes utilizam durante as corridas, da Force India foi tomado por questão de dívidas de Vijay Mallya, um indiano bilionário que também sofreu com os problemas da crise econômica mundial.

Assim, interesse por um de seus pilotos + necessidade de dinheiro seria a fórmula mágica e perfeita para o atual momento da escuderia, que até então era a única que não havia pontuado no campeonato. Até então.

No melhor circuito da temporada, segundo os pilotos; no que tem a maior distância a ser percorrida por volta (7.004 m); no que tem em seu nome duas cidades (Spa e Francochamps) apesar de passar por outras duas; no que lembra o início das provas automobilísticas por ficar no interior de um país, justamente neste, o carro da equipe "resolveu" andar lá na frente.

Enquanto Galvão e sua turma resolveram apostar em Lewis Hamilton, que sequer passou para a parte final da classificação, a Force India colocava um de seus carros entre os dez que brigariam para largar na frente e o outro em 11º (Adrian Sutil).

E a surpresa não ficou por aí, já que Giancarlo Fisichella conseguiu a poleposition, à frente das também surpresas Jarno Trulli (Toyota) e Nick Heidfeld (BMW). Rubens Barrichello largou na quarta posição, numa situação confortável, já que Webber e Vettel largariam mais para trás e, principalmente, Jenson Button só largaria na 14ª posição.


MAS AÍ VEIO A CORRIDA (E O TRADICIONAL AZAR)
Logo na largada, pela terceira vez este ano, o carro de Barrichello não conseguiu entrar com a primeira marcha. Assim, o piloto brasileiro caiu para a última posição.

Pior para seu companheiro. Button vive uma crise no final de um campeonato que parecia ganho. Ainda na primeira volta se envolveu num acidente com Hamilton, Alguersuari (STR) e Grosjean (Reanult) e teve que assisti a diminuição de sua diferença para outros dois pilotos.

Enquanto isso, após a bandeira amarela e a entrada do carro de segurança, Kimi Raikkonen se aproveitou do impulso do kers para ultrapassar Fisichella e assumir a ponta para não largar mais até o final. Uma vitória que não vinha a 1 ano e meio!

Porém, não foi fácil, já que a diferença para o "Físico", que surpreendentemente teve ritmo de corrida para se manter em segundo, variou de 0,8 s a 1,5 s. Festa da equipe e até dos jornais indianos, que hoje traziam na capa "a primeira vitória da Índia na Fórmula 1".

Voltando a Rubinho, enquanto Vettel ia aos poucos chegando ao terceiro lugar, ele fazia ultrapassagens na pista. Ao final, quando estava na sétima colocação e bem perto do sexto, Kovalainen, viu o óleo do motor fazer fumaça atrás do carro. Devido a isso, passou mais de duas voltas tentando equilibrar a preservação do motor e não deixar que lhe ultrapassassem.

Após todas essas dificuldades, Rubens Barrichello chegou na sétima posição e manteve o segundo lugar no campeonato de pilotos, 16 pontos a menos que Jenson Button e com cinco corridas pela frente.

Tirada a tenda e os equipamentos da Bélgica, o circo tem apresentação marcada daqui a duas semanas no tradicional circuito de Monza, na Itália.

Um comentário:

  1. É por essas e outras é que tem que ser tirado o chapéu para a Force India.

    Sensacional trabalho em Spa. Muito merecido.

    Abraços, Jessica Corais

    ResponderExcluir