segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Por trás do gol

Profissões e textos no lixo

Pressa, agilidade, pressão, evolução tecnológica. Em muito a nova realidade comunicacional facilitou a vida tanto de quem transmite a notícia quanto de quem a recebe. Porém, como esse processo reflete a reestruturação do Capital após as crises do petróleo, sobrou para o trabalhador.

Dia após dia vemos profissões desapareceram nas redações dos jornais por terem sido substituídas por programas de computador ou pela necessidade de maior agilidade em passar as informações.

O resultado de tudo isso é que em todos os tipos de meios de comunicação aparecem erros, como vemos todas as semanas por aqui. O revisor foi para o lixo eletrônico e mesmo pequenas falhas, especialmente na mídia virtual, que poderiam ser tranqüilamente evitadas são muito freqüentes.
>>

O QUE OS OLHOS NÃO VÊEM...
Essa vem da transmissão da Band na quarta-feira, 08. Luciano do Valle, antes da divisão da rede, chama Ulysses Costa para falar sobre o jogo Sport X Vasco. Ulysses até que falou sobre tal jogo, porém as imagens mostradas foram as de Florianópolis, onde jogariam Figueirense e Palmeiras.

LOCAL Transmissão ao vivo no sábado, 11, do Torneio Infantil do SESI/TV Gazeta e Madson Delano não consegue identificar os atores da jogada: “Everton, Ronaldo recebeu impedido. Ronaldo cruzou e Renato estava impedido”.

LOCAL 2 Mais uma de Madson Delano. Ao pedir os comentários de Filho, ex-goleiro do CSA, soltou um “Meu querido Filho”.

ELETRÔNICO A pressa atrapalhando a comunicação. Começamos com a série Globoesporte.com com trecho da notícia Goiás e Internacional empatam e seguem distantes do sonho da Libertadores: “Já o Internacional [...] amargou a segunda derrota consecutiva [sic] na competição”.

DE QUEM? Outra do GE.com. Sábado sobre a partida das Eliminatórias Européias entre Inglaterra e Cazaquistão: “Aos 40, Beckham, que entrou no lugar de [?], cruzou para área”.

IRA... Para finalizar: “Quando a partida parecia que iria para o intervalo com o time iraquiano [sic] levando a vantagem mínima [...]”. Sobre a partida Irã 5X4 Ucrânia realizado no domingo, 12, pela Copa do Mundo de Futsal.

FÓRMULA 1 Em meio a uma excelente corrida no circuito de Monte Fuji, Japão, a transmissão gerada pela Formula One Manegement (FOM) deixou a desejar. Em alguns momentos, justamente no instante de uma ultrapassagem, cortava para mostrar os líderes.

Um comentário:

  1. Fórmula 1 naum é o meu forte, já vi na era Shumi x Mika, dps desconsiderei aquilo esporte. NA evrdade, estou quase como a galera de placar: achando q esporte, só futebol.
    Entrando no assunto presepadas da mídia digital, o revisor fará falta, ele está quase morrendo e sumindo, mas quem realmente sentirá falta dele é o bom texto.

    ResponderExcluir