sábado, 12 de janeiro de 2013

[Alagoano 2013] Um degrau abaixo

A bola rolou nesta tarde no Estádio Teotônio Vilela, em Viçosa, para a volta do Comercial à primeira divisão após 13 anos para enfrentar o maior campeão estadual, o CSA. A primeira partida do Campeonato Alagoano 2013 terminou sem gols, deixando más expectativas para um torneio que pode ter vivido o seu ápice em 2012.

O campeonato do ano passado começava, pela primeira vez neste século, com dois representantes alagoanos na Série B, com o CRB mantendo a base vice-campeã da Série C do ano anterior e com a contratação de atletas do nível do lateral-esquerdo Jadilson e do atacante Aloísio Chulapa. O ASA, frequentador assíduo das finais do Estadual nos últimos 13 anos, manteve a base que disputou a Série B e construiu um bom elenco.

Além deles, o outro grande do Estado, o CSA tinha contratado bons jogadores, com direito ao saudosismo dos torcedores com as contratações do goleiro Flávio, que se mostraria uma verdadeira muralha no gol azulino, e do meia-atacante Adriano Gabiru, que pouco fez nesta sua segunda passagem pelo clube. O destaque no meio acabou sendo para o habilidoso Washington.

As expectativas se confirmaram, com um dos melhores Estaduais das últimas décadas, com direito à atratividade da mídia nacional com a participação de Túlio Maravilha pelo CSE. E porque 2013 pode ser tão ruim? Tentaremos responder abaixo.

COPA DO NORDESTE
Se o retorno da Copa do Nordeste, finalmente com uma organização e respeito maior, dão novos ares e grandes esperanças para o crescimento do futebol de sete Estados da região, os campeonatos estaduais foram enfraquecidos, pois 16 clubes só poderão participar destes torneios após o término do regional.

Por conta disso, o Campeonato Cearense teve início no dia 05 de janeiro sem contar com Ceará e Fortaleza; o Pernambucano começa na próxima semana apenas com o Náutico, dentre os três grandes; e o Baiano sem a dupla Ba-Vi (e o Feirense). 

No caso do Alagoano, os dois melhores times de 2012 ficarão de fora da competição até a segunda fase. Ainda assim, ASA e CRB iniciam com reformulações a temporada. No caso alvirrubro, a queda para a Série C causou a saída de alguns jogadores, como Aloísio Chulapa (que iria ao Sport Atalaia, mas resolveu partir para a Francana, na Série A3 Paulista), dentre outros que abandonaram o clube por propostas melhores. No caso do alvinegro, exemplo de gerência no futebol alagoano, Nedo Xavier não ficou por conta de salários e o clube teve que buscar outro técnico.
CRB Flash e o Fantasma do Agreste só entram no Alagoano no Hexagonal
REGULAMENTO
Assim, oito clubes disputam a primeira fase do Campeonato Alagoano 2013, com jogos de ida e volta, classificando-se para um hexagonal os quatro melhores, que se juntarão a ASA e ao CRB. Os quatro que sobrarem disputarão um Torneio da Morte, com o último sendo rebaixado e o penúltimo só não o acompanhando caso ASA ou CRB fiquem em 6º no hexagonal, que também será disputado em jogos de ida e volta. Caso seja, um deles enfrentará o penúltimo do Torneio da Morte em dois jogos para decidir quem foge do rebaixamento.

Do hexagonal, classificam-se os quatro melhores para o cruzamento olímpico, sendo mantido como único critério de desempate a quantidade de pontos marcados. Ou seja, caso um time goleie o outro e perca por apenas um gol de diferença na segunda partida, ainda assim, ela irá à prorrogação - mantido o empate, a disputa será decidida nos pênaltis. Mesma fórmula para a final.

Além desse regulamento diferente, outra novidade (agora boa) do Campeonato Alagoano 2013 é o patrocínio da GM, que ficou com os naming rights deste e de outros 19 torneios estaduais, uma das "ofertas" que faz parte da pré-campanha de Marco Polo Del Nero à presidência da CBF, a ser realizada no ano que vem.

Dentro de campo, pelo que posso acompanhar a (provisórios) 4.000 km de distância, o grande destaque da preparação vem sendo o CEO, de Olho D'Água das Flores, que ganhou amistosos contra times fortes. Além dele, que é considerado a possível zebra do torneio - apesar de não ter perdido para o CSA no ano passado -, há a força de clubes que passaram a entrar forte no torneio, casos de Murici, Corinthians (que voltou a Maceió após passagem por Pilar) e CSE.

A outra força que ficou é o Centro Sportivo Alagoano, maior campeão estadual, com 37 títulos. Mesmo mantendo o técnico Lourival Santos e a base de 2012, que garantiu o 3º lugar no Alagoano e uma boa campanha na Série D, já sofreu com pressão da torcida antes mesmo de o torneio começar. 

Na semana passada, o time teve um fraco desempenho contra o Pesqueira, campeão pernambucano da 2ª divisão, e a diretoria recebeu fortes protestos da torcida presente no Rei Pelé, apesar da vitória de virada por 2 a 1. Ainda durante a semana, prometeu-se contratar um pacote de cinco a seis reforços para fechar o grupo nesta fase. O que é muito para uma equipe que começou o torneio hoje, apesar de também ter sofrido com a debandada de jogadores ao longo da pré-temporada.

0 A 0
O jogo hoje em Viçosa mostrou que os torcedores estavam certos em ficar preocupados. O desfalque dos volantes Levi (suspenso) e Jucemar Gaúcho (voltando de lesão) pesou no meio-campo do clube, que pouco criou durante os mais de 90 minutos contra o Comercial, com direito a muitos erros de passe poucos chutes a gol.

O CSA até que começou melhor, com mais posse de bola e tentando encurralar o adversário, mas depois de cerca de 15 minutos viu o jogo se equilibrar, principalmente com a ótima atuação do meia-atacante Caté, que viria a ser o melhor jogador de uma partida sem grandes chances de gol para os dois lados. Os goleiros Flávio (CSA) e Santos (Comercial) pouco trabalho tiveram para além de lances pontuais.

Assim, além de Caté, os nomes que se destacaram na partida de hoje foram defensores. Pelo CSA, gostei muito da atuação e da entrega de Adalberto, que mostrou também entrosamento com o companheiro de zaga Leandro. No Comercial, o cabeludo Odair José Lucas antecipou bem os lances e soube sair jogando.

Pessimismo à parte, hoje foi só o primeiro jogo do Alagoano "Chevrolet" 2013. Amanhã, a rodada continua com: União X CEO, Sport X CSE e Murici X Corinthians. Esperamos mais gols, boas jogadas e que nos façam não lembrar tanto que ASA e CRB só voltam no hexagonal, daqui a alguns meses.

*Através do meu Twitter, acompanho algumas partidas do Estadual. É só seguir @AndersonDGomes. Ah, a Liga da Justiça do futebol alagoano volta nos momentos decisivos da disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário