quinta-feira, 15 de maio de 2014

Condições para Uma Grande Obra de Arte: O Realismo Estético em Georg Lukács

Estou falando muito de futebol. Quer dizer, praticamente só postei coisas sobre futebol nos últimos meses pós período sabático. Resolvi então resgatar os comentários sobre os artigos publicados desde o início da trajetória acadêmica.

Indo lá para o início, chego à primeira publicação. Em 2009, resolvi adiar a conclusão do curso por ter conseguido a aprovação, enquanto colaborador, num projeto de iniciação científica com um professor de Filosofia, acompanhado com uma amiga também da Comunicação, que foi a bolsista do projeto. Já estava chateado por imaginar que não conseguiria, dadas as condições ruins para consegui-lo à época no curso que, quando existiam, estavam restritas a uma quantidade mínima de professores capazes de aprovar um projeto. Ter um projeto que me chamasse atenção, ainda mais apocalíptico e politicamente mais engajado que agora...

Com este professor, tentamos outro projeto maior, para estudar a dialética do senhor e do escravo através da obra de Hegel, que seria bem mais complicado - cheguei a participar, com este mesmo professor como facilitador, de um curso de seis meses sobre a Fenomenologia do Espírito. O projeto não foi aprovado e cheguei até a pensar que não seria a nova proposta, ainda que não envolvesse recursos para além das possíveis bolsas.

O projeto "Nas veredas da estética marxista" foi aprovado e eu optei por não ser o segundo candidato à bolsa, ficando como colaborador, por estar num projeto de extensão como bolsista - ainda que o dinheiro não fosse para mim, mas para a impressão de uma revista que um grupo de colegas fizemos. E para mim não era o dinheiro que importava, mas finalmente ter a possibilidade de fechar o ciclo de ensino-pesquisa-extensão e estágios.

2010 foi muito corrido, com um estágio e outro que virou emprego, mais coordenação de núcleo de estudos, mais eventos, mais, mais... Mas foi bastante proveitoso. O projeto em si possibilitava uma organicidade maior em termos de reuniões para estudo, algo que, provavelmente, jamais vi em outro espaço em que participei.

No Pibic, tem-se que apresentar relatórios, um parcial nos primeiros seis meses de pesquisa, e outro ao final. Já no parcial fiquei chateado por ter tão pouco espaço para descrer os resultados da pesquisa. Acho que eram 10 páginas para tudo, incluídas aí a capa, informações básicas do projeto como um todo e sobravam 5 ou 6 para o que era estudado e debatido.

Ah, cada estudante ficava com uma parte distinta. A minha amiga ficou com a parte mais "clássica", por assim dizer, da teoria lukacsiana, autor de referência para o projeto, mais ligada às discussões de Por uma ontologia do ser social. A mim cabia "O realismo estético em G. Lukács", que, confesso, se tivesse de escolher à época preferia a opção de estudar mais sobre as relações do trabalho, mas que tomei como forma de aprender mais, inclusive com possibilidade de ligar à comunicação. Assim como, fez-me ler clássicos da literatura internacional, especialmente alguns dos livros de Balzac, que era o "modelo" de literatura de filósofos como Marx, independente de sua postura política - ver mais sobre no artigo.

O artigo surgiu do relatório parcial. Tinha elementos que já haviam surgido em meio a leituras de livros em espanhol - já que não havia edições em português, e ainda assim tive que vasculhar muito na internet para achar -, aos em português, aos artigos sugeridos e ao que surgia das discussões, muitas vezes durante as apresentações e debates.

Artigo pronto, fiz um mapeamento de possíveis revistas científicas, mesmo sem saber patavinas do que era Qualis Capes, de se ter ou não certo nível acadêmico para publicar e onde. Minha formação na UFAL sempre foi correndo, e muito, atrás do que poderia aparecer de meu interesse, correndo para Filosofia, Linguística, Economia Política da Comunicação, enfim, onde eu conseguisse ter contato, já que não dispunha de espaços dentro do curso. Enfim, por mais que digam que não, o COS está bem melhor que na minha época e não vem ao caso julgamentos meus agora. 

Acabei encontrando uma revista específica para iniciação científica, publicada pela UniCesumar, que é de Maringá-PR. Falei com o orientador, que deu uma revisada no material, e enviei de acordo com os critérios da revista. Meses depois, já depois do término do projeto, o artigo foi publicado.

Até acho que pode haver elementos mais fortes em seleções para PPGs, mas chegar com uma boa quantidade de apresentações de trabalhos em eventos e, especialmente, uma publicação em revista ajudaram na minha aprovação. Ainda que a minha formação fosse relativamente variada para um trabalho tão específico quanto um Mestrado. Além da experiência em selecionar revistas em que determinado artigo pode ser publicado, de acordo com seu perfil/dossiê e exigências de formação.

Ainda submeti o artigo final, já no início do Mestrado no Rio Grande do Sul, numa revista "normal", mas só depois de alguns anos é que pude verificar no sistema que não havia sido aprovado, por mais que até hoje não consiga ter visto os pareceres, que são fundamentais.

Para quem é da Comunicação, a "Iniciação Científica Cesumar" recebe trabalho de várias áreas, mas há a Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação (Iniciacom), editada pela Intercom.

Segue abaixo o resumo do artigo que pode ser lido/baixado no site da revista:
http://www.cesumar.br/pesquisa/periodicos/index.php/iccesumar/article/view/1479http://www.cesumar.br/pesquisa/periodicos/index.php/iccesumar/article/view/1479

Resumo

Dentro do seu caminho teórico que teve como finalidade a definição de uma ontologia do ser social, o filósofo húngaro Georg Lukács chegou a definições de uma teoria estética com base marxista. Tendo como base os materialismos histórico e dialético para analisar a produção artística, grandes contribuições do socialismo científico, Lukács estudou a evolução da arte desde o momento em que a mesma atingiu sua autoconsciência, ou seja, o homem produziu arte com consciência disso, e não como algo apenas utilitário. O autor diferenciou a forma de refletir o cotidiano através do estético em relação às reflexões realizadas por ciência e, como resultado desse processo, definiu categorias como particularidade e tipicidade. Principalmente através da sua teoria do espelhamento estético do cotidiano, formou a teoria do realismo estético, cujas obras de autores como Honoré de Balzac e Stendhal são identificadas e analisadas como grandes obras de arte, mesmo que a época não fosse propícia para isso.

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