terça-feira, 15 de outubro de 2013

[Por Trás do Gol] As vagas que faltam

Faltam apenas duas convocações e três jogos para Luiz Felipe Scolari definir os 23 convocados para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Na partida de hoje contra a Zâmbia, o treinador mudou em 7 posições. Para alguns, foi a garantia de continuidade, ao menos de brigar pela vaga até o último momento. Para outros, a confirmação de que só uma melhora acentuada nos clubes pode dar jeito.

GOLEIROS
Dos 3 goleiros, Felipão já havia confirmado Júlio César como titular. Ainda que escanteado no Queen Park Rangers e com a lesão recente em 3 dedos. Essa é uma posição de confiança e Felipão sabe muito bem, já que em 2002 optou por Marcos como titular quando tinha a disposição Dida e Rogério Ceni com a mesma faixa etária e também em grande fase. O ideal ainda é que Júlio arranje um lugar qualquer que possa jogar meses antes da Copa, pois tempo de bola é essencial para goleiros.

Fora ele, Jefferson, titular na ausência de Júlio, é um nome praticamente certo na convocação. Titularíssimo no Botafogo, sempre que assume o posto na Seleção vai muito bem. O crescimento do Botafogo, que deve voltar à Libertadores após 18 anos, ajudar ainda mais a testá-lo para 2014. Parece ser nome mais certo até do que o titular da Copa das Confederações.

A última vaga é que ainda está aberta. Diego Cavalieri, que jogou hoje contra Zâmbia, se mal tocou na bola, segue com a mesma moral com o treinador, já que ocupou a posição na Copa das Confederações. Mas tem fortes concorrentes. Se Cássio, ao menos para mim, não tem fôlego para entrar na disputa a esta altura do campeonato, as boas atuações de Victor até aqui em 2013 podem abrir espaço, especialmente se manter a tradição de sucesso de goleiros no (novo) Mundial Interclubes.

ZAGUEIROS
A posição com nomes mais certos e seguros e com a vaga com mais briga. Thiago Silva e David Luiz estão entre os zagueiros melhores do mundo, sendo também os mais disputados a cada janela de transferência. Titulares em quaisquer seleções. Dante chegou com Felipão, mas não parece. Da mesma forma que fez no Bayern, agora só na segunda temporada, chegou e tomou a posição.

Réver, que atuou na Copa das Confederações, Dedé e Henrique brigam pela última vaga. O Dedé de 2011 e antes de se lesionar em 2012 seria nome mais certo que o de Dante, mas só agora é que começa a dar lampejos do que já foi, especialmente por ter uma boa dupla no Cruzeiro, Bruno Rodrigo, e com Fábio salvando quando sobra algo. Hoje foi bem e marcou gol, ganhando pontos importantes na disputa.

Posso falar de Henrique com certeza. Na minha opinião, faz uma de suas piores temporadas no Palmeiras. Ainda que tenha se dado bem com Vilson na defesa alviverde, vem cometendo falhas de posicionamento mais frequentes que o normal. Porém, pesa a favor dele o fato de ter jogado bem como volante na reta final da Copa do Brasil do ano passado, podendo fazer o que Edmilson realizou em 2002 e o que David Luiz também o pode em caso de necessidade, avançar como primeiro homem do meio.

Já Réver traria segurança, mas falta maior destaque na imprensa, vender mais suas atividades. E isso pode pesar muito na hora da lista final. Vaga ainda muito aberta.

LATERAIS
Se Daniel Alves e Marcelo parecem mais que garantidos como titulares - ainda mais com o peso de também o serem em dois dos principais times do mundo, Barcelona e Real Madri -, os reservas não estão. E essa é uma preocupação particular minha, já que Marcelo é esquentado e Daniel Alves no primeiro tempo não só cometeu muitas faltas, como reclamou de forma explícita do árbitro. Como comentei no texto anterior, é necessário ter calma em momentos difíceis num torneio com tanta pressão como será a Copa do Mundo em casa.

Bem, na esquerda, Filipe Luís perde cada vez mais espaço como reserva, apesar de ter ocupado este posto nas Confederações. Sempre que entrou, Maxwell mostrou tranquilidade na defesa e no ataque para ajudar a equipe. A fase rica do PSG também deve ajudar, além da experiência em outros grandes clubes europeus, como Barcelona e Internazionale.

Já a outra lateral está bem mais complicada. Jean não foi bem nos treinamentos das Confederações e mal foi chamado depois. Maicon reassumiu a posição assim que voltou a jogar, agora na Roma, mas não me convenceu, apesar de ser o que melhor aproveitou a chance. Marcos Rocha corre por fora, esperando o que sobra. É bom, mas não tem a experiência para vestir a amarelinha.

VOLANTES
Começando pelos volantes, três dos quatro chamados para as Confederações estão tranquilos. Os titulares Luiz Gustavo e Paulinho e o "primeiro reserva" Hernanes. Fernando perdeu espaço, ainda mais com a ida ao Shaktar, onde nem sempre joga. De titular nos amistosos em junho a nome fora da principal competição do mundo. 

Lucas Leiva, como primeiro volante de ofício, ganhou também bastante fôlego nesta reta final, aproveitando muito bem as oportunidades na Ásia, fazendo o seu papel com louvor. Basta seguir jogando num Liverpool que parece ter se redescoberto para esta temporada.

Além disso, Ramires é um dos principais nomes da posição no mundo, atuando no Chelsea e disputado por grandes clubes europeus, tendo como vantagem a variação de posições em que pode atuar. Não à toa, Felipão engoliu os problemas de sua desistência para amistoso - e comentários da esposa via mídias sociais - e o reconvocou. É o jogador que garante a variação no estilo de jogo, especialmente quando entra no lugar de Hulk, mais à frente, podendo revesar nas subidas ao ataque com Paulinho, que fica menos preso assim.

MEIAS
Oscar é incontestável, como já disse, é o grande legado da Era Mano Menezes, o "10" que chegou sem muito alarde e assumiu a posição da mesma maneira. É ainda mais importante no Chelsea  com a chegada de Mourinho e o jogo de hoje contra a Zâmbia mostra que na Seleção se dá o mesmo. O problema é ter um bom reserva para si, algo que já deu problemas em 2010, quando Kaká era o único na posição - naquela época via Ganso como grande alternativa para a reserva, mas não foi chamado.

Jadson perdeu muito espaço, inclusive no São Paulo, caindo de rendimento junto com o clube em 2013. Ganso voltou a atuar bem pelo tricolor paulista, mas sempre pairará a dúvida sobre ele. Quanto a meias-atacantes, Lucas definitivamente caiu de produção, após as novas contratações do PSG e com o "menino da alegria nas pernas". Bernard é uma das grandes apostas de Felipão e que encanta a todos. Mesmo em início na Ucrânia, vem se destacando por lá e na seleção dá um novo ânimo à equipe toda a vez que entra.

ATACANTES
Precisamos falar de Neymar? Não. Hulk também se garantiu, com maior aceitação pelo torcedor brasileiro, ainda mais sem a sombra popular de Lucas, e no Zenit os "inimigos" saíram. Fred, depois do que fez na competição FIFA deste ano, também poderia estar garantido tranquilamente, e como titular, mas a lesão que o tirou dos últimos meses de 2013 pode pesar. A favor, a confiança de Felipão em Rivaldo e Ronaldo em 2002. Podendo jogar, como o fez até no sacrifício em junho, é nome certo. Resta ver como voltará em 2014.

Na posição que falta para a posição, Jô, por maior implicância que tenha com ele, também se garantiu. Quase sempre marcando gols quando sobra uma oportunidade de entrar na equipe. Com Damião muito mal no Internacional, deve lamentar por algum tempo a lesão antes das Confederações. Já Pato, que eu nem convocaria, foi mal nas oportunidades que teve e a má fase do ataque corintiano também não ajuda. 

Cabe ainda a Felipão optar por levar mais um atacante de ofício ou meia-atacante, para atuar nas pontas. Esta é uma posição que deve gerar a disputa dos nomes que não foram bem e que pode sobrar para Diego Costa, jogador do Atlético de Madri assediado pela seleção espanhola. Artilheiro de La Liga até aqui, ele já vinha aparecendo mesmo ao lado de Falcao García e a estrela aumentou sem ele - mesmo com a contratação de Villa. Lembra o caso de Amauri, que foi chamado por Dunga quando ia bem na Itália, mas depois desabou - não que isso irá se repetir com certeza com Costa. A vaga, tem; cabe a ele decidir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário