quarta-feira, 24 de abril de 2013

[Circo a motor] O mais novo domínio de Vettel

Arte sobre foto da Reuters
Se após o GP passado, comentamos a grande corrida da Ferrari de Alonso, o Bahrein mostrou uma vitória ainda mais superior. Desta vez, coube ao líder do campeonato e atual tricampeão mundial Sebastian Vettel chegar à sua segunda vitória na temporada e mostrar que se a RBR não está muito acima das rivais, ao menos segue com força em 2013. 


TREINO 

Vitória na China e bom retrospecto no Bahrein. A Ferrari era considerada uma das favoritas para a vitória. Os treinos mostravam uma disputa com a Mercedes pela pole, mas com a vantagem de ter um bom ritmo de corrida, algo que os carros da equipe alemã ainda não conseguiram. 

No treino oficial, Rosberg conquistou a segunda poleposition seguida da Mercedes. Vettel surpreendeu em segundo, enquanto Alonso e Massa, ajudado pelas punições a Webber e Hamilton, largariam na fileira seguinte. O brasileiro não tinha boas voltas com os pneus médios e largaria com os duros, diferente dos carros que estavam à sua frente. 

Até aí, tudo normal. Nem o mais pessimista torcedor ferrarista, ou o mais ferrenho torcedor adversário, imaginava o que viria no domingo. 


CORRIDA 

Na largada, Alonso pulou para segundo, mas Vettel retomou a posição ainda na primeira volta. Rosberg foi perdendo posições desde o início da corrida. Enquanto Vettel disparava lá na frente, Alonso começou a ver a corrida indo pelo ralo aberto pela asa traseira, que só fechava a pancada. 

Primeiro, teve que antecipar a parada nos boxes para fechar a asa que deveria abrir apenas em dois trechos por volta. Nada feito. Na primeira tentativa de usar o DNS, eis que a asa seguiu aberta. Mais uma parada e nada de mais potência para ultrapassagem até o final da corrida. 

Massa não ia tão bem, mas uma vez com problemas no ritmo de prova, tendo parado até mesmo antes de seus concorrentes, ainda que com pneus mais duros. Ainda assim, estava no bolo com Hamilton, Button, Peres e cia. pelas posições de pontuação. Porém, perdeu pare da asa dianteira já no início da prova e, aparentemente, isso modificou o consumo dos pneus, tendo dois traseiros estourando, do nada, durante a prova. 

Enquanto Alonso teve que se contentar com o 8º lugar, conquistando pontos que podem ser importantes no futuro, Massa empurrou o carro ao final, sendo facilmente ultrapassado até mesmo pela Williams de Pastor Maldonado, chegando na 15ª posição. 

Lá na frente, Vettel tinha vida mais fácil que a de Alonso na semana anterior. Apenas após as primeiras paradas é que ele teve que realizar ultrapassagens para reconquistar o primeiro lugar, em Di Resta, da Force India, que chegaria em um bom 4º lugar. 

De igual ao GP passado, a segunda posição de Raikkonen. O finlandês segue na cola de Vettel no campeonato, aproveitando-se do melhor consumo de pneus da Lottus, que mais uma vez parou menos nos boxes, colocando Grosjean também no pódio. 

Ainda que reclamando do carro, Hamilton chegou em 5º, com Pérez em 6º e Webber em 7º. Destaque para o pressionado piloto mexicano, que gerou intensa briga, com direito a toques, com o companheiro de McLaren, Button, que reclamou pelo rádio e chegou apenas em 10º. Pérez incorporou o “colocar a faca entre os dentes” numa equipe que, historicamente, permite a disputa entre seus pilotos. 


CIRCO 

Assim, Vettel chegou aos 77pontos no campeonato, com Raikkonen o seguindo em 2º, agora 10 pontos atrás, Hamilton em 3º, Alonso em 4º, Webber em 5º e Massa em 6º. 

O circo colocará a sua lona daqui a três semanas para iniciar uma temporada europeia, com a prova em Jerez de la Frontera, onde todos testaram no início do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário