sábado, 18 de fevereiro de 2012

[Gauchão 2012] As coisas esquentam na Taça Piratini

Como o verão fazendo com que o período de Carnaval seja mais quente que o normal, a Federação Gaúcha de Futebol resolveu atender aos "apelos" da afiliada da Rede Globo em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e colocar a última rodada da 1ª fase da Taça Piratini, 1º turno, para começar às 16h20 de um dos dias mais quentes até aqui - afinal, a "promessa" é que amanhã será ainda mais quente...

Um amigo gremista sondou a possibilidade de irmos ver São José X Grêmio no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre. Imediatamente lembrei do horário e das altas temperaturas nas últimas semanas. O horário de pico do sol é às 16h por aqui, com jogo começando às 16h20, é melhor não arriscar. Tudo bem, sou nordestino e a maioria das pessoas vem com um "mas você nem sente tanto, já deve estar acostumado". Vai ver que morando quase 23 anos no Nordeste eu criei alguma mutação genética para não sentir o calor, uma refrigeração interna...

Graças a uma decisão do TJD local, que não foi publicada no sítio oficial do torneio - como exige o Estatuto do Torcedor - a rodada praticamente só determinaria a ordem dos classificados nas duas chaves para a segunda fase. Mas nem por isso deixou de ter muitos gols, gerando a "graciosa" sugestão do principal narrador da TV local de se colocar mais partidas neste horário, em vez dos "tradicionais" às 22h. Minutos depois ele reclamou que com a água das 5 garrafas que tinha poderia preparar um chimarrão depois...

Para analisar essas primeiras dez rodadas de Gauchão Coca-Cola 2012, melhor fazer por quem foi melhor até aqui. Neste quesito, com o confronto de uma chave contra a outra, a chave dois foi superior a todo o instante - por mais que o Internacional tenha derrubado a invencibilidade de dois clubes da mesma.

OS MELHORES
O Novo Hamburgo foi o melhor classificado, com 17 pontos na chave 2. Com grande destaque para o artilheiro Juba, que pude ver em ação pelo Brasil de Pelotas no ano passado e que já marcou cinco gols até aqui. Para quem é de Alagoas, vale destacar a presença do atacante Paulinho Marília, que formava linha de frente do CSA no último título alagoano, em 2008.

 O time do Vale dos Sinos só perdeu a primeira partida do torneio, por 1 a 0 para o time titular do Internacional, em casa. Após isso foram mais cinco vitórias e dois empates. O último resultado positivo vindo de Lajeado, onde venceu o Lajeadense por 3 a 1.

No jogo único das quartas-de-final, a ser realizado já no meio de semana, o Novo Hamburgo voltará a enfrentar o Lajeadense, só que desta vez no Estádio do Vale. O time de Lajeado, que venceu os "gladiadores" gremistas na estreia do torneio, viveram uma primeira fase irregular, com 11 pontos ganhos através de 3 vitórias e 2 empates, perdendo além desse, outros dois jogos.

Quem ficou na cola do Novo Hamburgo foi o Caxias. O último campeão gaúcho vindo do interior fez campanha semelhante, perdendo o primeiro lugar no saldo de gols. Coincidentemente, a única derrota também foi para o Internacional, pela nona rodada, por 2 a 0 em casa. 

O time de Paulo Porto passou por cima do rival Juventude há duas semanas, com uma vitória por 3 a 1 no Estádio Centenário e é um dos fortes candidatos, não só pela história, para ser a pedra no sapato da dupla Gre-Nal. 

Na tarde de hoje, o Caxias venceu o saco de pancadas "oficial" do Gauchão, o Canoas, na casa do adversário, por 3 a 1. Na próxima fase, o adversário a ser enfrentado no Estádio Centenário será o São José, de Porto Alegre, que se classificou em terceiro lugar na chave 1, com 13 pontos conquistados. A quarta vitória do Zequinha veio no fervilhante gramado artificial do Passo D'Areia - que contaremos a seguir. No mesmo lugar, só que no dia 08/02, as duas equipes empatar sem gols.

Seguindo em Caxias, o Juventude do artilheiro Zulu (6 gols) classificou-se com 14 pontos da chave 1. Após tomar um susto do Cruzeiro, que abriu o placar hoje à tarde no Alfredo Jacconi, o time treinado por Pícoli virou a partida para 2 a 1 e se garantiu na segunda posição de seu grupo.

O Ju enfrentará no mesmo Jacconi que venceu hoje o Cruzeirinho e o Grêmio, rodadas atrás, o Veranópolis, que passou em terceiro na chave 2. Também pertencente à Serra gaúcha, o pentacolor venceu hoje o Ypiranga por 3 a 2 em Erechim. Na primeira fase, o Vec goleou o alviverde da Serra por 5 a 2 no Estádio Antônio Farina.

PARA FECHAR, UM GRE-NAL DECISIVO
Há duas semanas, Grêmio e Internacional se enfrentaram no Estádio Olímpico ainda sob condições diferentes. Apesar de ter sido o time brasileiro que mais e melhor contratou para esta temporada, Caio Júnior vinha de altos e baixos desde a sua estreia, com derrotas em casa para a Lajeadense e fora para o Juventude. O Internacional estava de olho na estreia pela fase de grupos da Libertadores e colocou o time reserva. Resultado: 2 a 2 e insatisfação da torcida tricolor.

Duas semanas depois, o Internacional conseguiu classificar em primeiro lugar na chave 1 apesar de ter passado pelo menos metade da Taça Piratini com time reserva ou com o sub-23, responsáveis pelas derrotas contra o Avenida, em Santa Cruz do Sul, e para o Cerâmica em pleno Beira-Rio. Após passar pelos últimos invictos, Caxias e Cruzeiro, o Internacional colocou um time misto para enfrentar e vencer o Pelotas por 3 a 1 na tarde desta sábado.

O arquirrival Grêmio é que não vive uma fase boa. Quando Caio Júnior e todo mundo pensou que o tricolor iria decolar, o calor, o gramado sintético do Passo D'Areia e, principalmente, o experiente time do São José o venceu por 2 a 1, numa partida em que os gremistas resolveram poupar o bom atacante Marcelo Moreno. André Lima, na primeira jogada da partida, provou porque merece ser reserva ao chutar em cima do goleiro.

O Grêmio venceu quatro partidas, empatou uma e perdeu outras três, o que fez antecipar o confronto eliminatório com o Inter. Com uma defesa jovem, que fez Caio colocar Gilberto Silva como líbero, um meio-de-campo que não se acertou, seja com Léo Gago, Marco Antônio e Marquinhos (ou Leandro), mas com um poderoso ataque formado por Moreno e Kleber, a torcida está mais que preocupada com um time que ainda não conseguiu se encaixar como todos esperavam.

Para se ter uma ideia, o tricolor gaúcho só conseguiu se classificar para a segunda fase por conta dos seis pontos perdidos pelo Cruzeiro, ainda de Porto Alegre. Com uma boa campanha no torneio, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, o time sensação do Gauchão passado sentiu o peso da escalação considerada irregular pelo TJD/RS de Jô, um de seus principais jogadores.

O time, que defenderá Cachoeirinha a partir de 2013, não conseguiu o efeito suspensivo e esperará o novo julgamento, que ocorrerá só no dia 29, quando já estarão definidos os finalistas da Taça Piratini. Veja mais sobre o caso aqui.

JOGOS
Nas outras partidas da rodada, o Santa Cruz goleou o Cerâmica por 4 a 0 e o São Luiz derrotou o Avenida por 3 a 1, em Ijui.

Na quarta-feira de cinzas ocorrerão dois jogos das quartas-de-final da Taça Piratini. A partir das 19h30, o Caxias enfrenta o São José. No jogo da TV - ou seja, depois das 21h50 -, a dupla Gre-Nal mede forças no Estádio Beira-Rio e um ficará no caminho.

Na quinta-feira, Juventude X Veranópolis e Novo Hamburgo X Lajeadense são os confrontos que definem os últimos dois semifinalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário