domingo, 23 de novembro de 2008

Fome: ainda um tema proibido?


100 anos de Josué de Castro
Em 2008, o médico, escritor e cientista social pernambucano Josué de Castro completaria 100 anos de vida. O quê? Você nunca ouviu falar em Josué de Castro? Tudo bem, explicamos rapidamente.
Esse pernambucano foi o responsável pelos primeiros estudos e publicações que mostraram que a fome não era um simples problema biológico ou culpa dos pobres. Havia todo um processo de desigualdade mundial que a gerava.
Josué, para se ter uma idéia, foi indicado por três vezes ao Prêmio Nobel da Paz e recebeu vários prêmios. Chegou a lecionar em algumas das melhores universidades do mundo, como a Sorbonne (França), onde teve que se exilar após a chegada da ditadura militar em seu país de origem – quando ele recebeu convite de 14 países para fixar residência.
Seus livros mais famosos sobre o assunto foram Geografia da Fome (1946) e Geopolítica da Fome (1961). O primeiro é um clássico desse tema e o último recebeu um prêmio de uma universidade americana, pela grande relevância em tratar do assunto. Assim o fez, ligando-o a áreas nunca antes relacionadas, como a política e as diferenças de desenvolvimento entre os lugares do globo.
No Brasil, especialmente com Geografia, mostrou ao mundo que em meio ao carnaval, às mulheres nas praias, havia, e ainda há, pessoas que não podem aproveitar das “maravilhas brasileiras”. Pelo contrário, a maioria das pessoas sequer tem direito ao mínimo para a sobrevivência, a alimentação.
Li há quase dois anos um livro com alguns artigos deste autor, Fome: um tema proibido, como forma de conhecê-lo, já que um colega havia falado sobre ele. Na época, o Geografia da Fome estava locado com alguém na Biblioteca Central da Ufal, mesmo assim peguei outro livro com textos de Josué.
Após isso, lembro de ter visto ano passado uma exposição no hall da mesma BC sobre ele e uma matéria no Jornal Hoje (TV Globo), este ano, vinte e cinco anos depois de sua morte. Para a minha surpresa, no jornal Gazeta de Alagoas desta quinta-feira o caderno de Cultura falava sobre este autor, o que me incentivou a publicar aqui os comentários sobre seus artigos organizados em Fome: um tema proibido, postado em duas partes logo abaixo.
Para quem quiser conhecê-lo melhor, há o site www.josuedecastro.com.br.

Um comentário:

  1. Anderson! Eu nunca tinha prestado atenção que tinha "sem sensura" rsss... Demorei até pra achar onde tinha escrito isso. Mas, depois encontrei. É que aquele meu blog, primeiramente, foi um amigo meu quem fez, então, esse nome errado devia tá aí desde sempre! rsss

    Obrigada de qualquer forma.

    Eu nunca tinha ouvido falar em Josué e ainda não li os trechos que você postou abaixo, mas vou ler!

    ResponderExcluir