segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Por trás do gol


IMPARCIALIDADE?

São poucos os jornalistas esportivos que admitem abertamente o time o qual torcem. Entenda-se, o medo de retaliação por parte dos torcedores de times rivais, ou até mesmo, da torcida do próprio time; nada a ver com a tal “imparcialidade jornalística”. Caso assim fosse, não teríamos tantos exemplos de defesas a clubes de um estado.

A maior discussão do futebol de nível “A” brasileiro refere-se ao eixo Rio-São Paulo. O que ocorre fora, seja bons times ou bons jogadores, desse eixo seria desconsiderado pela imprensa nacional, localizada por lá. Agora os gaúchos acusam alguns comentaristas dessa região de atacarem o Grêmio, torcendo claramente pelo título do Palmeiras. “Teorias da conspiração” a parte, em alguns casos isso realmente acontece.

Aqui no Nordeste brasileiro, toda a imprensa local se junta para torcer para o time local durante as narrações dos jogos via rádio. Caso recente foi o jogo Confiança X ASA, na quarta-feira passada. Vá lá que o juiz Rodrigo Martins Cintra errou e muito contra o ASA, mas ter radialista gritando ao pé do ouvido do árbitro após o jogo é demais. Nenhum funcionário do ASA fez isso.

Porém, fora do Brasil isso é normal. Na Itália, a Ferrari é um bem nacional e, após o erro no GP de Cingapura, recebeu críticas de torcedor mesmo. O site de um dos principais jornais italianos, o La Reppublica, tinha: “Ferrari, disastro ai box” (Ferrari, desastre no Box). Num dos blogs, uma crítica ferrenha.

CAIXINHA DE SURPRESAS – Campanha de esportes da rádio CBN: “E você ainda acredita que futebol é uma caixinha de surpresas?”. Pode até se que não, porém ainda não é uma ciência perfeita.

QUE JOGO? Essa vem da coluna do Ancelmo Góis do sábado (28). Um dos pontos da coluna afirma que “Domingo, um juiz foi detido no Náutico X Corinthians, em Recife, [...]”. Com o Corinthians na série B, ele não joga aos domingos. Além disso, com o náutico na Série A, esse jogo só poderia ocorrer na Copa do Brasil, encerrada em julho.

SIMPLES ERROS Vander Luiz trocou o time na informação: “E o Sport [sic] que havia marcado 2X0 com Júlio César ...”. A Jovem Pan AM transmitia naquele momento Flamengo versus Sport, que estava ... 0X0. Era o Goiás que vencia por 3X0 o Vitória.

SIMPLES ERROS 2 Notícia do Globoesporte.com sobre o sexto título mundial do italiano Valentino Rossi na MotoGP. Dentre os recordes citados, veio: “Mike Hailnoud and [sic] Carlos Ubbiali [...]”. Copiaram e colaram de um site em inglês, só esqueceram de traduzir uma simples palavra.

GALVÃO Estava faltando uma das deles. Ontem, na transmissão da Fórmula 1, o narrador da TV Globo Galvão Bueno teimou em dizer que tinha erro na previsão da empresa que transmite o evento para o mundo por não apresentar a classificação do Mundial levando em consideração as paradas nos boxes que alguns pilotos fariam. Galvão, a classificação que é apresentada durante as corridas é a do momento!

FRASE DA COLUNA “Aqui no Brasil é o único lugar que numerada não é numerada”, Antônio Petrin durante transmissão do Campeonato Italiano. No Brasil não criou-se a “cultura” de comprar o lugar num estádio, a escolha é feita por quem chega primeiro.

Um comentário:

  1. muita coisa. A imprensa do "grande centro" faz a mesma coisa q as locais: aumentam a bola daqueles q importam pra eles. É assim numa transmissão do ASA aqui e do Palmeiras nacional. O Galvão é o maior exemplo disso. Em relação a tal perseguição q os gremistas juram está sofrenso eu discordo. Mas q os "entendidos" de futebol tão torcendo pro Palmeiras ser campeão, ai é outra conversa.

    ResponderExcluir