sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O espetáculo esportivo (começou)


Poderio à mostra

Como sempre a cerimônia de abertura de Jogos Olímpicos é aguardada com ansiedade, principalmente no caso destas, as quais os chineses mantinham sob sigilo e tinham como função a mostra do poderio chinês para todo o mundo.

Li recentemente um texto, acredito que do Luiz Fernando Veríssimo, em que ele comentava que ninguém está interessado em competir, e sim de ganhar mais que o outro.

Concordo com isso, já que as diferenças sócio-econômicas ficam mais à vista quando estão todos os países juntos, uns com muitos integrantes e outros, como o Iraque, com apenas dois – graças ao COI.

A China em ascensão é a maior prova disso, o desejo de se tornar a maior potência mundial veio das menores coisas, dos recordes. Maior tempo de cerimônia, maior quantidade de fogos, maior sincronismo humano – pareciam robôs!

Mas toda a demonstração de capacidade regrada com a superstição. A cerimônia começou exatamente às 8horas, 8 minutos e 8 segundos do dia 8 do 8 de 2008. Como podemos perceber, tal número significa prosperidade, sucesso. Pelo jeito, eles conseguiram, pelo menos não choveu.

Quanto à ultrapassar os Estados Unidos no quadro de medalhas, eu acreditava que a China poderia superar nas medalhas de ouro, foi 34 a 32 em Atenas. Pelo que vi e ouvi nos últimos dias é bem provável que não.

Ultrapassar em termos econômicos está próximo, com o tal “capitalismo autoritário” - jamais comunismo! As desigualdades sociais estão lá, a soberba também, a luxúria em ser o maior idem. E a mais barata força-de-trabalho do mundo com o maior público consumidor. Realmente, isso não é comunismo.

Um comentário:

  1. A china quer fazer história esse ano. Eu tenho lá minhas dúvidas se ultrapassarão ou naum, no número de medalhas, os estados unidos. Eu concordo com tu, o regime chinês é a junção do q temos de pior, ditadura política e desigualdade econômica. Quem traduziu marx para as línguas chinesas, deve ter esquecido alguns capítulos!! Esse marxismo chinês tá bem confúcio!!

    ResponderExcluir