quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

2019.7 Verão no Aquário


O único livro que havia lido de Lygia Fagundes Telles era "As Meninas", escrito no início da década de 1970 e com um potencial grande de crítica ao regime militar no Brasil. Para além da conjuntura atual, até porque li antes das coisas se agravarem, já era um livro essencial para leitura. Foi por gostar muito de "As Meninas" que logo comprei "Verão no Aquário", mas deixei na fila de leitura por algum tempo.

Escrito mais de 10 anos antes, com publicação em 1963, representa um momento de transição no Brasil e também de uma família ex-pequeno burguesa, numa situação social de necessária venda da antiga casa, mas com a filha participando de todas as festas de alta classe e se apaixonando por um jovem que queria ser padre e de condições financeiras muito ruins.

O texto é contado a partir do ponto de vista de Raíza, em meio a um suposto triângulo amoroso com André e a mãe Patrícia, escritora. Com texto marcante da autora - vejam que li este depois do que seria publicado na década seguinte -, somos encaminhados a terminar a história rapidamente. Destaco ainda que os capítulos do livro trazem pequenos pulos temporais, então não são algo contínuo, dia após dia.

TELLES, Lygia Fagundes. Verão no Aquário. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário