domingo, 4 de setembro de 2016

[LIC] Uso e apropriação das mídias sociais

A atividade a seguir visa repor as aulas do dia 05/09 (segunda-feira). O exercício servirá como início da parte de Informática da disciplina Lógica, Informática e Comunicação, que terminará no final do semestre com apresentações de Seminários em grupo sobre uso e apropriação de sites de redes sociais. A seguir, dois vídeos sobre o assunto. Após vê-los, comentem no espaço devido, sem copiar e colar algo da internet, nem tampouco copiar o comentário dx colega.



Reportagem de uma série do CQC (Band) sobre os riscos de exposição nas mídias sociais. Foi exibido no dia 02 de novembro de 2015.

Acesse o link a seguir: https://youtu.be/dEILm59x9wo e assista a reportagem do Profissão Repórter do dia 29 de setembro do ano passado sobre crimes cometidos pela internet no Brasil.

Problemas com uso da internet

A partir dos dois vídeos, comente sobre os problemas que o uso dos sites de redes sociais poderão causar, caso conheça, cite exemplos da região (não precisando informar nomes). Por favor, não copiem e colem da internet ou dx colega que comentou antes caso o comentário fique visível.

27 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Com aumento das tecnologias as pessoas se expõe com muita facilidade sendo asim dando brechas pra outra ficar sabendo da sua vida privada.porque mas rede social você é que você postar.
    E a internet tem seu lado bom que facilita sua vida,mais também pode acaba com sua vida por conta da impunidade . embora nós vemos que isso está mudando no Brasil e no mundo.
    Hoje às autoridades estão mais rigorosas sobre isso agora é crime o Cyber bullying.
    No Brasil foi criada um divisão na polícia uma delegacia só pra esse tipo de crime. também aqui no Brasil foi criada para esse tipo de crime.A Lei Carolina Dieckman é como ficou conhecida a Lei Brasileira 12.737/ 2012, sancionada em 2 de dezembro de 2012 .que teve sua fotos íntimas vazadas na net.
    Mais com tudo isso devemos nos políciar.tomar bastante cuidado que fazemos na internet.uma vez na rede lá da trabalhar pra sair.

    ResponderExcluir
  3. Da antiguidade aos dias modernos, os seres humanos sempre sentiram a necessidade de se comunicar; sendo com gestos, sons, pinturas... até o uso das mídias sociais.
    Com a globalização, o meios de comunicação tem se intensificado cada vez mais. Hoje, a quantidade de conteúdo que é publicado ou compartilhado nos meios de mídias sociais, é bem considerável.
    Ano passado, o Globo Reporte fez uma reportagem na qual apresentava o caso de um pai de santo que se mostrava um tanto indignado com um comentário feito em cima de sua publicação no facebook, no qual a pessoa, autora do comentário, discriminava sua religião. E esse tem sido um dos grandes problemas atuais, porque talvez o que essa vítima , assim como inúmeras pessoas que passam por uma situação igual ou parecida não sabem é que, quando nos cadastramos em qualquer tipo de rede social -Facebook, Instagram, Twitter...-, nos tornamos responsáveis por tudo que publicamos nesses espaços e, consequentemente, estamos expostos a criticas abusivas de toda e qualquer tipo de pessoa.
    Portanto, os meios de mídias sociais é de extrema importância para a comunicação e obtenção de informações, mas requer de nós um cuidado devido, principalmente no que diz respeito a minha exposição excessiva nos tais.

    ResponderExcluir
  4. Matar saudade de quem mora longe, pagar contas, resolver assuntos pendentes se tornou mais facil com o uso da internet, pois cada dia ela vem melhorando e adaptando-se em nosso cotidiano, oferecendo com grande facilidade resolver assuntos com apenas um click.
    Com tanta facilidade e praticidade da internet poucos acabam lembrando do mal e dos danos causados pela mesma. Muita gente acaba se expondo e expondo seus amigos e familiares, a dores de cabeça e muitas vezes a coisa mais desagradáveis ainda.
    Como mostrou o primeiro vídeo, o ator descreveu a vida, o ciclo de amizades, viagens, passeios, trabalho de muitos através de fotos que pra muitos sejam apenas, um divertimento ou um recordação em uma rede social, e para outros seja uma ajuda de tentar acabar com seus futuros planos de viver. Já o vídeo do Profissão Reporte por sua vez, relatou com toda a clareza as consequências de expor tudo o que se faz. Citando o caso da jovem de 16 anos que resolveu tirar sua própria vida por ter uma foto intima sua exposta em rede social.
    Enfim, ter redes sociais sejam elas quais forem, twiter, facebook, instagram, e sempre bom, nada melhor que ter seus amigos sempre por perto, conhecer gente nova, só que são coisas que tem que ser usados com muito cuidado e sabedoria, pois aquilo que nos faz bem, pode ser o mesmo motivo que te traga ou te faça o mal.

    ResponderExcluir
  5. O acesso à internet nos permite explorar um universo de informações com muita facilidade e eficiência. No entanto essa ferramenta também gera problemas sociais, e oferece perigo.
    Existem diversos crimes que rondam a internet, e é muito fácil se deparar diariamente com um. Racismo, preconceito e agressões verbais são os mais comuns em redes sociais. Infelizmente é inevitável nos depararmos com comentários ridículos, e memes no facebook que carregam esses crimes com a intenção de ser engraçado e que são totalmente desrespeitosos.
    Também devemos ter a consciência do que compartilhamos em nossas redes sociais, e com amigos, não expondo demais a nossa vida pessoal e a nossa intimidade, para evitar o máximo de problemas, pois existem sempre pessoal maliciosas tentando tirar vantagens.
    Um dos casos mais comuns em nossa cidade são fotos intimas de garotas que foram vazadas e compartilhadas entre usuários, expondo a intimidade da garota.
    Devemos pensar muito bem antes de agir nesse universo digital, analisando os problemas que isso pode nos acarretar e usar essa ferramenta de forma consciente. Também devemos denunciar os crimes para tentar conscientizar as pessoas de que existem punições para quem comete irregularidade na internet.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Atualmente, as pessoas estão cada vez mais adaptadas com o uso da tecnologia, colocando em prática a comunicação por meio da internet de forma fácil, só que esse meio se tornou um problema para os usuários de redes sociais, que expõem e compartilham seus dados pessoais ao público, sendo assim alvo de psicopatas e hackers que observam os perfis para cometer crimes, como por exemplo, publicar fotos íntimas para denegrir a imagem de alguém ou discriminar; esses são danos que podem acontecer com qualquer indivíduo, logo devemos evitar expor informações pessoais ou compartilhar conteúdo impróprio para evitar esses fatos.

    ResponderExcluir
  8. Jessyara Lívia dos Santos10 de setembro de 2016 às 16:40

    Perigos das redes sociais
    As redes sociais é uma ferramenta que oferece vários meios de comunicação que são usadas por milhares de pessoas, e tem uma função social importante. Mas, é frequente nos dias de hoje encontrarmos crianças e adolescentes conectados nelas diariamente, onde estão expostas a todo tempo e por ser um ambiente onde não se encontra fronteiras, oferecendo, assim, riscos a seus usuários.
    Nos últimos anos os meios de comunicação virtual como o Facebook, WhatsApp e Instagram, ganharam destaque por ser de fácil acesso e interação no mundo empresarial que se relaciona com o público consumidor, mantendo o contato com amigos e familiares distantes, ofertas de empregos e fácil comunicação. Mas se torna perigoso para aqueles que não sabem usufruir de forma saudável, pois através dela podem ocorrer roubos, discriminações e pedofilias, que se aproveitam da exposição das suas informações pessoas, fotos, preferências e costumes, como foi visto nos vídeos apresentados, uma adolescente por confiar em seu namorado, acaba mandando fotos e expondo sua intimidade, como resultado dessa exposição de suas imagens, acabou cometendo suicídio, que infelizmente é o que acontece na maioria desses casos de vazamento.
    Visando o aumento significativo de crianças e adolescentes na rede, o mais vulnerável a crimes, é ideal aos educadores, principalmente aos pais exercerem um controle e estarem atentos sempre, tendo diálogo e acompanhamento presencial.

    ResponderExcluir
  9. As mídias sociais vem tomando conta da população mundial, a maioria das pessoas hoje em dia tem acesso a internet, por ser um meio de comunicação muito útil e rápido para ficarmos informado e se comunicarmos com amigos.
    Porem sabemos que tem seus perigosos e desvantagens, algumas pessoas não tem noção de como uma rede social pode te expor a tal ponto de que um individuo que nunca a viu saber de intimidades sua, por exemplo como vimos na entrevista do CQC, outro tipo de uso individuo das redes sociais também que acontece muito é a divulgação de fotos intimas, denigrindo a imagem de uma pessoa, podendo ate causar transtornos mais graves como foi o caso da jovem que se matou.
    Enfim as Mídias sociais é muito importante e deve ser usadas para reforçar laços e aproximar pessoas que se conhecem e que por alguma razão não podem se comunicar com freqüência pessoalmente.

    ResponderExcluir
  10. Os videos demonstram o quanto uma pessoa pode ser exposta, por conta do uso de redes sociais, que são utilizadas para aplicar golpes em pessoas que tem pouco conhecimento do serviços fornecidos pelos golpista, que se apropriam de documentos que fornecem porcentagens pelo valor do documento.
    Por conta de algumas publicações, onde os usuários expõe informações pessoais, possibilitando que qualquer pessoa possa utilizar essas informações colocando a própria pessoa em duvida se o caso relatado é verdadeiro, isso pode ser uma consequência de não saber até que ponto expor informações que pode ocasionar em acontecimentos falaciosos. Publicações de materiais que apresentam um contexto preconceituoso falando mal da religião ou gênero,um dos materiais citados por eles envolvem os homossexuais onde supõe que alguns homens de baixa estatura social, só podem adquirir algum objeto de alto valor se tiver algum tipo de relação com homossexuais, por outro lado seria impossível por conta do baixo valor da renda do individuo.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Facilitando a vida de seus usuários cada vez mais, a internet oferece praticidade e agilidade vinte e quatro horas por dia. Com ela é possível realizar tarefas do cotidiano sem esforço. Pagar contas, pedir comida, procurar emprego, comunicar-se com pessoas distantes, fazer compras e uma diversidade de atividades se tornaram práticas com o uso do mundo virtual. Com todos os benefícios oferecidos pela internet, malefícios são inevitáveis. Dentre eles, a falta de privacidade nesse universo virtual, oferece perigo aos usuários. Suas vidas expostas em mídias sociais exibindo informações privadas podem facilitar ações de hackers e criminosos que buscam suas vítimas averiguando redes sociais. Exposição de imagens íntimas, dados pessoais, senhas bancárias, e outras informações pessoais têm sido facilmente acessadas por pessoas aleatórias e hackers.
    O crime cibernético tem crescido significativamente no Brasil, crimes de fraude, crimes de ódio (caracterizado por intolerância a alguma classe social, gênero, etnia, religião, raça, etc.) são praticados todos os dias por pessoas que se “escondem” através de um computador. Sem limites, a internet permite todos esses “poderes” a seus usuários.
    Portanto, para desfrutar dos benefícios da internet é preciso cautela. Ter cuidado com a exposição é necessário, pois controlar a internet é algo impossível.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. pelo oque a charge destingue junto ao video e que as pessoas passaram hoje em dia viver mais o mundo virtual e esqueceram como isso faz mal pra si mesmo, mais como assim? pode haver varios termos de pessoas maldosas que se aproveita das ferramentas para roubar sequestro etc. Pode-se ate lembrar que houve um caso na grande São paulo de uma garota que posta tudo onde tava e a onde iria pois ela tinha no face um suspeito "Criminoso" que começou a gravar os passos delas até ela ser pega e ser roubada sorte dela que nada mais grave não aconteceu, então a gente tem que ter equilibrio no uso das ferramentas não poder se torna um dependente.

    ResponderExcluir
  15. Agilidade e praticidade são alguns dos benefícios oferecidos pela internet. Cada vez mais podemos ver o quão estamos ficando dependentes. Porém, esquecemos os malefícios que envolvem a internet, quando deixamos informações nossas nas redes sociais, por exemplo, estamos sendo expostos a riscos graves. Entretando,não corremos riscos apenas nas redes sociais, a internet em si é um risco, e devemos ficar atentos para não cair nessas armadilhas, feitas na maioria das vezes por pessoas que querem se aproveitar da nossa negligência.
    Um caso bastante recente, envolveu uma jovem que teve um vídeo compartilhado, contendo nele relações dela com alguns rapazes, ela acabou fazendo a mesma coisa que a garota da reportagem do Profissão Repórter, se suicidou. Infelizmente foi exposta aos malefícios da internet.

    ResponderExcluir
  16. As redes sociais foram criadas no intuito de conectar as pessoas através da internet, tendo em vista oferecer a possibilidade de manter uma relação com a família, amigos ou até mesmo com desconhecidos. As redes sociais são muito utilizadas em todo o mundo, atualmente a que mais se destaca é o Facebook. Junto a esse sucesso vieram vários problemas, um deles é a possibilidade de permitir que qualquer indivíduo tenha acesso a dados pessoais dos usuários, isso pode ser um grande desastre se esses dados cair em “mãos” erradas, já que existe vários criminosos atentos e bastante interessados em cometer algum delito.
    Um crime social bastante conhecido é a pedofilia, onde o pedófilo cria um perfil falso para adquirir informações e imagens de crianças e adolescentes, haja vista encontrar a localização das vítimas através desses dados para que possa praticar atos sexuais.
    Ao contrário do exemplo acima, bandidos também vem usando as redes sociais no intuito de adquirir informações, todavia o objetivo é outro: assaltar, sequestrar e até cometer homicídios; uma vez que qualquer pessoa pode ter, facilmente, acesso a essas informações pessoais.
    Levando-se em consideração esses aspectos, o uso das redes sociais é importante para o ser humano, no entanto ela expõe a privacidade das pessoas e “abre portas” para que criminosos possam usufruir facilmente de dados pessoais e executar ações que podem prejudicar drasticamente o bem-estar social e biológico do ser humano.

    ResponderExcluir
  17. A internet é uma ferramenta global com infinitas utilidades, possibilita a interação/comunicação das pessoas, facilita transições comerciais e o acesso às informações de qualquer natureza, acessibilidade tecnológica, entre outras, embora seja bastante útil e até mesmo indispensável para interesses sociais e profissionais, ela apresenta seus perigos com as facilidades que proporciona.
    O anonimato, a rápida reprodução de informações, materiais audiovisuais, as altas exposições nas redes sociais fazem com que indivíduos mal-intencionados utilizem desses meios para aplicação de golpes estelionatários, práticas de injúria, crimes de pedofilia, crimes de ódios, etc. Tendo em vista os benefícios e malefícios pela a utilização dos meios tecnológicos de informação, é necessário que os usuários façam o uso consciente, postando o essencial, filtrando suas informações, ainda que as mídias sociais sejam virtuais, é válido ressaltar o seu poder de reprodução para a vida real.

    ResponderExcluir
  18. A internet é sem sombra de dúvidas um dos meio de comunicações mais importantes na atualidade, isso devido praticidade e rapidez com que as informações são propagadas ultrapassando fronteiras territoriais.
    O seu uso é muito abrangente isto quer seja no trabalho, estudos e até mesmo como forma de entretenimento.Contudo diferentemente da televisão e do rádio que são meios por quais geralmente nós recebemos as informações e não há uma interação, com a internet nós podemos irmos além disso já que neste meio de comunicação o internauta pode divulgar informações, videos, fotos sem a responsabilidade de serem verdadeiras ou não.
    O artifício diferencial que este meio possui de divulgar informações têm levantado polêmicas já que de certa formas existem indivíduos maus intencionados que utilizam a rede para praticarem crimes sejam eles por motivos de discriminação de cor,religião,cultural e o propio estelionato em si.
    Logo é necessário não esquecermos que a internet ainda é um meio de comunicação muito vulnerável , tendo em vista a facilidade em que se divulga informações de todos os tipos e da mesma forma se obtêm,devido a facilidade que as pessoas têm de se exporem em determinadas redes sociais chegando ao ponto de publicarem informações suas de caráter confidencial, esquecendo-se que a rede é acessível a todos os tipos de indivíduos que aproveitam-se da fragilidade da justiça para cometerem crimes com baixa punibilidade no Brasil.

    ResponderExcluir
  19. A alta exposição da figura humana, de forma inadequada, é um problema bastante existente nos tempos hodiernos. A internet é uma via de comunicação muito rápida e eficaz, em questão de segundos uma ocasião pode ser publicada, muitas vezes sem prudência e para um grande público de pessoas. Tais situações vêm causando grandes transtornos e polêmicas na vida de muitas pessoas. Um exemplo isso é a exposição de partes intimas do corpo, que ocorre com muitas meninas, gerando para elas constrangimento e, na maioria das vezes, são vítimas de bullying. Embora ocorram casos como este, há formas de desfrutar da internet de um modo em que a vida pessoal não fique tão explicita, para isso é necessário cautela e bom senso na hora de compartilhar os fatos relacionados a intimidade.

    ResponderExcluir
  20. O uso da internet, principalmente entre crianças e adolescentes, vem a cada ano aumentando consideravelmente, com o surgimento dos meios de comunicações virtuais, a comunicação entre esses diferentes usuários nas famosas redes sociais, como Facebook, Twitter, WhatsApp e entre outros, foi permitido uma vasta caixa de dialogo entre seus usuários, rompendo fronteiras, e tornando-se redes de comunicação mundial.
    As redes sócias, por ser consideradas como de fácil acesso e de fácil manipulação, muito mais cedo vêem adquirindo usuários cada vez mais novos, com isso, também aumentando os riscos provenientes de tais acessos, fazendo com que pessoas mal intencionadas, por meio de programas ilegais obtêm informações pessoais de seus usuários.
    Também, podemos destacar o uso sem qualquer tipo de cautela, como foi apresentado nos dois vídeos, onde no primeiro, podemos ver a fácil manipulação de tal programa, e consequentemente possibilita o reconhecimento do individuo alvo, levando como base em suas postagens, fotos, e vídeos. Em um caso mais extremo e infelizmente ainda recorrente com frequência, temos o uso indevido dessas ferramentas para roubar informações pessoais, ofender pessoas, tanto pela sua religião quanto pela sua opção sexual e em casos extremos, expor pessoas mostrando imagens ou vídeos íntimos, nesse caso, não só as vitimas são os únicos afetados, também seus familiares sofrem com essa exposição e podendo causar danos irreversíveis.
    Portanto, para que essas práticas ilícitas não aconteçam, é evidente que necessita de uma atuação maior por parte dos responsáveis pelos adolescentes e as crianças, mostrando a real forma de se usar as redes sociais e suas cautelas, alertando o que é certo e o que é errado, para que possam usufruir as redes sociais com segurança.


    Mateus Oliveira de Melo

    ResponderExcluir
  21. As redes sociais é uma ferramenta de comunicação muito importante, pois nos proporcionam uma forma de interagir com outras pessoas, e também uma ferramenta de trabalho onde você divulga e demonstra sua forma de trabalho ou sua profissão.
    Mas nem sempre as redes sociais são usadas com esse proposito, as vezes pessoas com certa maldade usa as redes para agredir uns aos outros por diversos motivos seja eles raça,sexo,religião,opinião política ou outros motivos, pelo simples fato de está por trás de smartphones,tablets e computadores, sente-se no direito de denegrir e machucar outras pessoas,com postagens de fotos e videos íntimos, ou então, com comentários racistas e fazendo apologia ao crime.
    As redes sociais tem um poder enorme, tanto para o bem quanto para o mal, cabe as pessoas para que irá usa-las, e também os pais a educarem seus filhos quanto a esse assunto, e as autoridades cabe investigar os criminosos e punir por tais crimes.

    ResponderExcluir
  22. José Vitor dos Santos Firmino11 de setembro de 2016 às 19:06

    O aumento da tecnologia, as pessoas através das redes sócias, estão sendo cada vez mais visadas, sendo assim, dando brechas para que outras pessoas observe por inteiro a sua vida.
    Com esta facilidade que essas pessoas fazem através de Instagran, Facebook e etc, como publicações de fotos, comentários e #, facilita cada vez mais para que criminosos, bandidos, que através destas redes, tornam à saber de toda a sua vida, que muitas vezes acontecem sequestros e roubos por estes atos de publicações.
    Com isso, nós devemos tomar muito cuidado com oque posta ou comenta na internet em meio às redes sociais.

    ResponderExcluir
  23. As mídias sociais cumprem bem seu papel em relação a facilitar a comunicação, como também manter entretido os seus usuários. A grande problemática se da no momento em que a exposição do usuário é excessiva, ou mesmo quando o próprio sem pretensão acaba cometendo alguns crimes, que como relatado na reportagem do Profissão Reporte são recorrentes. Dentre estre o crime de ódio se destaca pois é o mais comum em mídias sociais, por acharem que em um simples comentário ou postagem estão apenas expondo sua opinião, quando na verdade estão agindo de forma preconceituosa, e aquele que foi “agredido” sente-se lesado. Existe ainda casos de exposição excessiva onde pode facilitar certos casos de crimes como bem exposto na reportagem do CQC, nos dias atuais através de uma simples rede social uma pessoa com más intensões podem ter acesso aos locais onde frequenta, os amigos que possui e diversas outras informações que de certa forma privilegia o criminoso. Devido a grande quantidade de casos de crimes que acontecem nas redes à legislação brasileira foi modificada com o intuito de punir, as “pessoas/criminoso” por trás dos mesmos.
    Viver em redes nos dias atuais é quase que essencial por facilitar e muita a vida de quem os usa, porem a parti do momento em que se ignora a vida real, e passa a viver em um mundo paralelo como foi exposto na charge, cria-se um problema de comunicação real. Pois é comum ver casos de uso excessivo das redes sociais e a vida real, ser um tanto quanto esquecida. Fazendo com que assim as comunicações pessoais percam-se nos tempos. Por tanto devemos utilizar-se das mídias oferecidas porem com cautela, para não cometer crimes nem ser vitima deles.

    ResponderExcluir
  24. Sites de Redes Sociais tem se tornado muito comum, trouxe benefícios, seu uso é simples, rápido, eficiente. Elas aproximam quem está longe, torna a comunicação social mais frequente e eficiente. Certamente, mudou toda a forma de se comunicar, os ciclos de amizades de alguém que faz uso das redes sociais tende a aumentar (pelo menos na teoria), partindo do virtual para o real. Mas, por se tratar de uma ferramenta, existe também o lado obscuro no uso desta.
    Infelizmente, a Justiça Brasileira não tem evoluído de forma satisfatória quando se trata de crimes cibernéticos, nem os estatutos, nem a prática das leis existentes tem eficiência necessária; consequentemente, ficam impunes aqueles que cometem tais crimes, enquanto vítimas sofrem danos irreparáveis.
    Por outro lado, nota-se a falta de orientação, principalmente aos jovens, no uso das redes sociais. Estes expõem sua vida (onde trabalha, onde mora, lugares que frequenta, do que gosta, quem são seus amigos, etc.) Simplesmente não enxergam os riscos de expor tantas informações pessoais. Orientar não é tarefa fácil tendo em vista que 'internet' e 'redes sociais' é algo muito novo para os pais. Resta então, de forma mais eficiente, a intervenção dos governos para criar e desenvolver campanhas que possam orientar usuários a se prevenir dos crimes virtuais.

    ResponderExcluir
  25. Cynthia Carolina de V. Messias11 de setembro de 2016 às 20:51

    Atualmente o uso da internet vem crescendo cada vez mais, podemos perceber que desde as crianças, aos idosos utilizam do meio tecnológico virtual . A internet tem o seu lado positivo e negativo. Com ela temos mais facilidade para nós nos comunicarmos como nossos amigos, estejam eles perto ou longe; facilidade para pagar uma conta, comprar e vender algo e também facilidade nos estudos, pois temos acesso a várias pesquisas e arquivos. O uso das redes sociais nos proporciona comunicação, entretenimento e informações, mas ela também nos expõe. É muito comum compartilhamos nas redes sociais os nossos dados pessoais, nossos gostos, lugares que frenquentamos e com isso estamos sujeitos a psicopatas, hackers, cyber bullying. É enorme o número de queixas a respeito disso. Portanto o uso de redes sociais deveria ser algo que devemos usar com consciência e responsabilidade, não compartilhando nossos dados pessoais, não deixando tão explícito tudo o que fazemos e começarmos a ter cautela, e pensarmos bem na hora de partilhar algo íntimo.

    ResponderExcluir
  26. Pedro Guilherme de V. Messias11 de setembro de 2016 às 21:05

    A internet sem duvida foi uma das grandes invenções do homem, o acesso rápido e fácil a informações globais trouxe uma revolução em vários aspectos, mas, como tudo tem seu lado positivo e negativo. O acesso á internet nos proporciona a conversarmos com amigos de qualquer parte do mundo e a interação com novas pessoas pelas redes sociais, também nos ajudar com compras, vendas, pagamentos de conta e estudos. Porem um fato comum é a grande exposição da vida pessoal de seus usuários que pode gerar vários problemas como ser vitimas de hackers ou pessoas maliciosas em busca de vantagens. Outro fato são os crimes virtuais como o racismo, o preconceito e as agressões verbais. Diante do exposto, e preciso ter atenção sobre o que compartilhamos em nossas redes sociais e fazer um uso consciente de tal.

    ResponderExcluir
  27. A internet e toda a tecnologia virtual, hoje atualmente faz parte do nosso cotidiano, é um mundo virtual, que tem de tudo o que for de interesse pessoal, sendo coisas boas e coisas ruins. As redes sociais instalaram-se definitivamente na vida das pessoas, seja por diversão, amizade ou motivos profissionais e por esse motivo, a exposição das pessoas nas redes sociais não para de crescer e se tornar viciante ou até se tornando doença em mostra todo um status social para seus “seguidores”. A internet proporciona rápida comunicação e interação entre pessoas que estão a km de distância uma da outra, quem está longe, assim como pode distanciar quem está perto. A exagerada exposição virtual de alguns e deixar livre o acesso a vida pessoal através dos meios virtuais. Informações sobre rotina diária, compras, e por vezes fotos íntimas. Qualquer um pode acessar essas informações e com apenas um click pode prejudicar, caluniar e difamar qualquer pessoa, atingindo diversas localidades de várias regiões e países diferentes, através de pessoas anônimas que a sua missão é prejudicar a vida pessoal das pessoas, trazendo a elas depressão e muitas vezes, não aguentando toda uma preção virtual e social, chegando a se suicidar. Mais uma vez, fica claro que é importante o cuidado com a reputação pessoal e profissional na rede social. Querendo ou não, todos nós exercemos influência sobre as pessoas com as quais convivemos, principalmente com a rede virtual.

    ResponderExcluir