sábado, 23 de julho de 2016

LIC - Intencionalidade da mídia


A atividade a seguir visa repor as aulas do dia 25/7 (segunda-feira), apenas para a turma da tarde (1º período de Ciências Contábeis). Será incluído material auxiliar para as atividades avaliativas de 1 e 2/8, referente à Lógica, um exemplo de verificação de falácias num julgamento. Além disso, iniciaremos o trecho de comunicação, com um vídeo que trata do histórico do principal grupo comunicacional brasileiro.

Conteúdos:

1- Leitura auxiliar de trecho de "Aprendendo Lógica" (KELLER e BASTOS, 2011);

2- Assistir ao documentário Muito Além do Cidadão Kane (CHANNEL 4, 1993) e tecer um argumento sobre ele ou algo que ele tratou, tendo como base a intencionalidade midiática, tema que voltaremos a ver ao longo de agosto.


1. Casos de falácias

(Leitura de arquivo postado no grupo do Facebook).


2. Intencionalidade da mídia



Muito Além do Cidadão Kane é um documentário da emissora britânica Channel 4, produzido em 1993, mas que nunca passou no Brasil. Seus direitos de exibição foram adquiridos pela Rede Record, porém está judicialmente proibido de ser mostrado graças a decisões judiciais. O documentário mostra as relações entre a mídia e o poder do Brasil.

3. Argumento sobre vídeo

Criem um argumento, de preferência dedutivo, sobre o documentário "Muito Além do Cidadão Kane" (sobre ele ou algo que ele tratou), tendo como base as relações de poder dos grupos empresariais de mídia (manipulação, benefícios, intencionalidade da informação, etc.).

PS: Sem limite de linhas mínimo ou máximo. Data-limite de comentário: até início da aula do dia 1/8. A atividade está replicada no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFAL (http://ava.ead.ufal.br). Basta comentar num dos dois.

4 comentários:


  1. Como é expresso no documentário, a TV Globo desde meados do século XIX tem mostrado o seu domínio e poder de influencia sobre a imprensa brasileira. Washington Olivetto, um ex-publicitario da emissora, chega a afirmar: " Por isso que o Brasil, apesar da dimensão continental, deixou de falar português para falar tv Globo-ese". Fato esse que se torna nítido ao observarmos os números absurdos da audiência que a mesma alcança.
    Dados estatisticos comprovam que cerca de 99% da população brasileira tem acesso e/ou assiste frequentemente a Tv Globo. O que a torna tão atrativa? Certamente
    seu conteúdo: novelas, mine-séries, filmes, esportes e até mesmo pela qualidade televisual. Mais cerca de 50 a 60% dessa população, se detém apenas nos tele jornais; porque segundo eles é "mais importante". Mas o que essa grande massa talvez não saiba, é que nem tudo é como parece. Por exemplo, os debates entre Lula e Collor na campanha presidencial de 1989. Visto que no primeiro debate Lula tinha levado vantgem, a Globo, em seu resumo, claramente manipulou tanto o tempo como os melhores momentos dos tais; levando ao ar o que apenas favorecia a Collor.
    Sendo assim, uma emissora que se diz ser democratica em um país democrático, que manipula e distorce reportagens apenas por ambição à audiência e partidarismo político-religioso, não merece prestígio da população.
    By Ewerson Limeira Carvalho

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Como vemos no documentário, o sistema globo de TV desde muito tempo vem influenciando os Telespectadores maioria brasileiros com sua programação. Transmitindo o que lhe convém desde:novelas, mine-séries, filmes, esportes e até mesmo pela qualidade televisual. O seu poder e tao grande pode influenciar ate na politica do nosso pais. Assim a globo e uma arama aliada muito para os poderoso .

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  3. Podemos observar que ao longo de todo o documentário é abordado o domínio absoluto da TV Globo, em relação às redes de televisão brasileira, considerando que ainda ocupando a quarta posição mundial, fica em primeiro quando o assunto é poder de influência.
    Assim, vemos que seu poder de influência vai além de programas de rádio e televisão, com uma transmissão que ocupa mais de 95% do território brasileiro, chegando a índices estratosféricos em relação as demais emissoras brasileiras. Com isso, podemos perceber que a influência de mídia vai além de uma simples propagando, chegando a ter o poder de eleger os candidatos por ela apoiados, como foi visto durante o documentário.
    By Mateus Oliveira de Melo

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