terça-feira, 7 de agosto de 2012

El Grande Circo apresenta: Saturno de José!

"Respeitável público! El Grande Circo apresenta: Saturno de José!". Dois homens passeavam com suas bicicletas nas ruas de uma cidade do interior brasileiro a gritar a principal atração do circo recém-chegado. A população começou a ficar ouriçada, afinal, o que seria Saturno de José, quem é esse tal de José? Para aumentar a ansiedade, a apresentação só ocorreria a partir das 22h30.

Todos e todas da cidade se espremeram nas arquibancadas do Grande Circo. Crianças, jovens, adultos e idosos, todo mundo curioso para saber o que tanto os rapazes gritavam na tarde daquele sábado. Mais estranho ainda era perceber que a tenda do circo estava aberta por cima. Por que aquilo? E se chovesse? Será que o que viria apenas roubaria a alegria sentida antes, com todas as apresentações anteriores?

Eis que o pandeiro toca por exatos 17 segundos e adentra um homem, um José, como diria Drummond, que é sem nome, que faz versos, que parece mais amar e protestar. Mas que não zombe de todos aqueles que estão ali. Até mesmo porque o prefeito da cidade se deslocou com a sua nova esposa para assistir a apresentação que tanto chamou a atenção de seus eleitores.

Do nada, José faz um movimento e desce algo ovalado e com uns anéis em torno. Mas de onde desceu? Como desceu? Onde está preso? Afinal, será mágico esse tal de José? 

O professor de ciência das crianças grita: "É SATURNO!!! O planeta Saturno!"

Ouvi-se um OOOOOOOOOHHHHHHHH!!! do público, mesmo daqueles que mal faziam ideia que existiam outros planetas além da Terra.

Eis que José faz os anéis se movimentarem e um som sai dali. O que seriam? Duas guitarras e duas baterias? Mas como há de se fazer música, se é essa a intenção só com estes instrumentos?

O som se multiplica a seguir. Logo aparece uma flauta, o teclado vem logo a seguir e algumas letras atravessam o ar, causando frio na barriga de algumas pessoas presentes. As palavras escutadas, não se sabe de onde, já que vinham de todos os lugares, questiona a amargura das criaturas ali presentes. As pessoas que ouviam quietas passam a se movimentar, mesmo sem se aperceber. Os idosos vão para frente como se retomassem a juventude...

♪Quer sentir o universo se expandir na minha pele? Pois saiba que nós vamos envelhecer devagar/ Devagar para dar tempo de relembrar/ A Fonte da Juventude é o frio na barriga!♪

Neste clima de êxtase, o céu escureceu de repente, com a lua ficando encoberta por nuvens, mas não era chuva. O vento batia forte nos varais em volta, com as roupas fugindo dele. A nuvem que encobria a lua dá uma piscadela só para fazer com que as pessoas pulassem de alegria por realmente não chover. Realmente:

♪A Fonte da Juventude é o frio na barriga!♪ 

Um suspiro sobe na espinha até dos mais novos. Até José parece ter sentido esta, afinal também é mais um José, como tantos outros que o viam agora trocando o espanto pela alegria. Ele só pensa que: ♪Se ela sorrir... Se ela sorriiiiiiirrrrr♪.

Os instrumentos voltam se misturar. É o fim da primeira música! O público ficou tão extasiado que mal consegue aplaudir. Na verdade, mal consegue piscar os olhos. Os anéis fazem outra dança. É hora de algo que adoce a vida daqueles que estão presentes. O amargor visto inicialmente vai se dissipar de forma derradeira.

♪Chegou a hora de brincar/ Correr, cair, saltar, voar♪

José olha novamente para o público e já tem plena certeza de onde conhece a mulher. A história estava nas palavras que não paravam de o circundar. Os cafés tomados, sempre com a sua lembrança de que não esquecesse o açúcar, os beijos trocados nos papeis de cartas, os sonhos que ele escreveu e, principalmente, da noite em que viram um cometa passar.

♪E quando você atingir o céu para nos fazer feliz/ Por favor, não se esqueça da gente/ Por favor, não se esqueça de mim♪

Era a hora do final do espetáculo. Mágico bem diferente dos outros, José acaba de cair na sua própria ilusão. Os anéis de Saturno voltam se movimentar. Um triângulo se junto aos outros instrumentos e novas vozes aparecem em todos os lugares. A música diz que se vai seguir paciente, soberano. 

José percebe que o amor de sua vida era a "mais nova mulher do prefeito". O que fazer? O que dizer? A canção fala por si:

♪Eu não sou santo para andar pendurado em chaveiro de fazendeiro ou de madame/ O caminho é aberto para todos♪

O José que ama e que protesta aparece e as letras circundam todo o circo, este castelo que o protege de qualquer coisa, a ponto de dizer que:

♪O nosso tempo ainda não passou e eu ainda estou a ti...♪

Inebriados pela apresentação, ninguém percebe o que estava realmente acontecendo ali, por mais que o "mágico" estivesse cantando junto às outras vozes de seu Saturno. A música volta a garantir paciência, que ela não tenha dó do dele, não tenha dó dos dois. Eis que vem a última parte e o fim do espetáculo. A revelação ocorre:

♪O nosso tempo ainda não passou e eu ainda estou a ti ESPERAR!♪

José pega na mão dela, sobe em seu Saturno e deixa a cidade ainda cercado da curiosidade que marcou a sua chegada àquela cidade. As pessoas custam a entender quem seria mesmo aquele José e agora para onde ele foi, ainda mais com a esposa do prefeito. Não importava tanto saciar os curiosos, a felicidade já havia chegado...

SATURNO DE JOSÉ
As músicas "Fonte da Juventude", "Adoçar" e "Soberano", cujos trechos ajudaram-nos a contar a história do "mágico" José está entre as seis que a banda Saturno de José gravou, mixou e masterizou no Estúdio Music Box para o seu primeiro EP, que foi produzido por Alexandre Birck (Graforréia Xilarmônica), sendo financiado pelo Funproarte SMAC/Prefeitura Municipal de Esteio.

Para quem tiver a curiosidade de conhecer mais o tal do Saturno de José e seus efeitos sobre o público, a banda formada por Daniel de Bem, Gibran Vargas, Hiozer Rezoi, Ivan Lemos e Thiago Sudatti, estas vozes e instrumentos que vêm de "todo o lugar", lançará o EP no próximo sábado, 11, no Espaço 711 PUB, na cidade gaúcha de Esteio.

A entrada custa R$ 7,00 e o lançamento do EP contará ainda com as apresentações de Cataventos de Bolso e de Os Diletantes.

Serviço:
O quê? Show de lançamento do EP da Saturno de José (mais Cataventos de Bolso e Os Diletantes)
Quando? A partir das 22h30 do dia 11 de agosto (sábado)
Onde: Espaço 711 PUB, Av. Dom Pedro, 711, Esteio-RS.
Quanto?R$ 7,00.

Saturno de José
Integrantes: Daniel de Bem, Gibran Vargas, Hiozer Rezoi, Ivan Lemos, Tiago Sudatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário