terça-feira, 3 de julho de 2012

E no entanto eu vou seguir, paciente, soberano

 tinha ouvido "Soberano" algumas vezes, tantos nos dois shows do Saturno de José que eu fui, quanto no .mp3 com a música, mas me encantou a imagem que fizeram para ilustrar uma das camisas a serem vendidas nos próximos espetáculos deste grupo de cinco gaúchos que se desdobram no palco perante tantos instrumentos, sempre com muita qualidade.

A primeira coisa que me veio à cabeça foi Alagoas, afinal, o Estado em que nasci não recebeu este nome à toa (Lagoas Mundaú, Manguaba e de Jequiá estão representadas na bandeira através de três peixes). Ver pescadores nas beiras das lagoas e das nossas praias é algo ainda comum, por mais que tenhamos que conviver com a poluição doméstica ou industrial. Além disso, meus pais continuam morando num conjunto próximo a uma delas, a Lagoa Mundaú. Porém, as minhas recordações de "casa" são muito mais pelos marisqueiros, e do sururu, que de pescadores com redes nas mãos.
 
Esta lembrança me veio do outro lado da lagoa, mais especificamente do povoado de Massagueira, em Marechal Deodoro. Tirando barba e bigodes espessos, esse pescador da imagem é a cara de um tio, nascido e criado no povoado e que chama de "primo" a "todo mundo" que encontra nas ruas da Massagueira. Também palmeirense (ufa!), mas regatiano, ele é dono de uma pequena vidraçaria, mas boa parte de seus finais de semana são destinados a jogar um futebolzinho com os amigos - dentre os quais já esteve o Adriano (Gabirú) - e/ou pescar na lagoa.

Dados estes fortes laços simbólicos, voltei a escutar a música (e como escutei!). "Soberano" começa num ritmo mais lento, voz e violão dialogam por cerca de 20 segundos, deixando no ar uma mudança no ritmo que, para quem já ouviu Saturno de José, tende a aguardar.

♪Qualquer coisa que me cegue/ Qualquer mal que me carregue/ Não vai me deixar assim/ E no entanto eu vou seguir/ Paciente, soberano♪

A mudança que "pacientemente" aguardamos surge! O triângulo dá o passo de um baião que eu nem precisaria dizer que lembra o Nordeste (Viva o centenário do Mestre Lua!). A flauta dá uma sonoridade diferente. E que sonoridade! Impossível não se mexer com a música, nordestino então...

Curiosamente, há uma reversão no "processo mais comum" (leigo falando) de produção musical. Ou seja, começa-se diretamente com a voz para depois os músicos fazerem uma nova "abertura", que fecha o primeiro minuto. Volta-se às frases iniciais, para depois vir para a segunda parte. 

O sentimento parece ser que aquele pescador da imagem acima, que costura a sua rede olhando pela porta de entrada da casa, resolveu mostrar ao mundo que está paciente, mas de forma soberana está seguindo em frente. Mais tarde é o horário certo para pescar, paciência!

♪Não tenha dó de mim/ Não tenha dó de nós/ Eu não sou santo para andar pendurado/ Em chaveiro/ De fazendeiro ou de madame♪ 

Opa! Se ouvirmos somente a música, a ideia é que tem algo romântico no ar, mas não precisa ficar com "dó", não se fará tudo para se chegar lá. Nada de ficar como "chaveiro de madame". Lembre, paciência é a palavra soberana! Mas o nosso pescador também prefere mil vezes pescar e comer a ficar ali dependendo de um fazendeiro para lhe dar emprego.

Mas como todo bom pescador, histórias não faltam, de amor então...

♪O caminho é aberto para todos/ Ai amor [todos cantam]/ E nesse castelo eu vou me proteger/ E dizer [todos cantam]/ Que nosso tempo ainda não passou/ E eu ainda estou a ti...♪ 

Olhando ao léu tecendo a sua rede, o pescador não consegue parar de pensar em "ti". Demora a expressar o que está sentindo e o que quer dizer para a pessoa tão querida que parece não estar no mesmo tempo que ele - quantos de nós não passamos ou passaremos por isso, não é mesmo? 

Só depois de repetir os dois trechos é que ele expõe o que quer:

♪O caminho é aberto para todos/ Ai amor [todos cantam]/ E nesse castelo eu vou me proteger/ E dizer [todos cantam]/ Que nosso tempo ainda não passou/ E eu ainda estou a ti/ ESPERAR [todos cantam]♪ 

SATURNO DE JOSÉ
Para quem quiser conferir a Saturno de José, e também comprar suas camisas, o grupo deverá lançar seu novo EP num show em Esteio-RS no mês de agosto. 

"Soberano" está entre as novas músicas a serem disponibilizadas na internet a partir de então, por mais que eu tenha tido acesso a uma "versão" dela.

Então, deixo como "gostinho" um trecho do Making of das gravações do pessoal em que tocam esta música.

Leia também nosso texto sobre o primeiro show que vimos deles: O contemporâneo cult do Saturno de José.

Saturno de José
Integrantes: Daniel de Bem, Gibran Vargas, Hiozer Rezoi, Ivan Lemos, Tiago Sudatti

Um comentário: