sexta-feira, 10 de julho de 2009

Mídia tosca

Reestreia da coluna, agora em dia fixo, às sextas-feiras, e com um novo nome, sugestão do colega Bruno Martins. E já voltamos com uma série de erros, a maioria do site Gazetaweb. É bom explicar que talvez isso seja proporcional à quantidade de matérias que leio diariamente do mesmo, menor que a dos outros.

1. Como uma letra pode mudar todo o sentido de uma frase na Língua Portuguesa. Vejamos o caso deste erro publicado no site Cada Minuto na segunda -feira (6). Leia sem olhar o contexto: "ter que dar todo e qualquer tio de satisfação aos organizadores". Coitados dos tios de misses.
2. Qual o sentido de colocar duas matérias cujas diferenças estão no título, subtítulo e dois parágrafos a mais? A tal da história do "tempo real" da Internet, que obriga a ter praticamente uma notícia por minuto. Veja o caso (o primeiro) do Gazetaweb.













3. Pegos pelo limite de caracteres, mais uma vez o pessoal do Gazetaweb poderia passar a vista depois de publicada a notícia. Neste caso fica a pergunta: Elizabeth Taylor chamou uma ação, o funeral, como se fosse uma pessoa? "Vem cá, funeral!".

4. Prefiro não comentar a falta de uma letra no título abaixo:

5- O próximo erro, ao menos na minha opinião, é inadmissível. A matéria do Alagoas 24 horas, oriunda da assessoria de comunicação do ASA, traz como intertítulo "Viajem"! Ninguém ensinou a diferença dessa palavra enquanto verbo e enquanto substantivo?


6- Eis um primor de concisão no título desta matéria do Alagoas em Tempo!

7- Para quem vive de fazer pauta deve saber que não tem coisa mais odiosa do que ver algo sobre um evento em que o texto diz que é/foi num determinado dia da semana, só que a data não corresponde. Vejamos um caso na Agência Alagoas, site do Governo local.

8 - Só para mostrar que os grandes também erram, vejam esta matéria da Folha Online sobre os 15 anos do Plano Real. Leia fora do contexto: "vim ao Senado para celebrar o real". O real, com 'r' minúsculo, seriam os enforcados senadores?

9 - A seguir o que vem não é um erro, mas uma matéria totalmente preconceituosa quanto ao movimentos de trabalhadores. Para o AL em Tempo, passeata se faz por fazer.

10- Se tem uma coisa que detesto é a mania de colocar terça-feira enquanto 3ª - outra coisa é na camisa do pessoal do Ensino Médio 3ão (tresão?). A Gazetaweb , desta vez, não leva a culpa sozinha.

11- Para finalizar a nossa "seleção" (futebolística) de erros, mais um caso de duplicidade de matérias. Neste caso, do AL em tempo real, só trocaram a foto. (Prestem atenção ao nome da vereadora e o caso que ela se envolveu, cômico!).

Um comentário:

  1. Tem duas imagens que ficaram invertidas, a do alagoas em tempo com a da folha.
    Muito boa a seleção. O "vem cá funeral" foi impagável.

    ResponderExcluir