quinta-feira, 12 de março de 2009

Mídia crítica

Há quase um ano atrás havia criado a coluna “Crítica da mídia” como uma forma de praticar uma das formas de jornalismo opinativo. Acabei por parar na primeira edição ao conhecer a “Canal 1”, de Flávio Ricco, que era publicada aqui em Alagoas por O Jornal.

Surpreendentemente para este veículo de comunicação, a coluna traz informações interessantes de bastidores,aponta falhas em programas – os mais diversos possíveis – e, inclusive, já fez duas críticas severas à falta de controle das concessões (que deveriam ser) públicas de rádio ou TV.

Pois bem, como agora tenho que olhar com mais cuidado que antes as notícias dos sites locais, frequentemente vejo erros grosseiros que indicam falta de revisão. Por isso que decidi retomar a coluna, só que a agilidade no repasse dos erros me força a mudar o nome.

“Mídia crítica” representará erros grosseiros vistos, principalmente, em sites e jornais noticiosos alagoanos. Algo que já faço, só que com notícias esportivas, na coluna (criada aqui) “Vértebra futebolística” que perdeu seu nome de origem no e para o blog Por Trás do Gol.

Num estilo Falou, ta falado! (blog do jornalista João Paulo), ela aparecerá sorrateiramente no Terra: O Planeta e seus interessados como uma forma de mostrar que a agilidade trazida pela evolução tecnológica não significou qualidade – pelo contrário.

Vejamos dois erros selecionados na semana passada:



- Nesta matéria do Tudo na Hora sobre o Abril Pro Rock, há entre parêntesis a informação de que abaixo se pode assitir um clipe, algo que não existe. A matéria foi feita pela Folha.



- Nesta matéria do site Alagoas em Tempo Real há uma série de opções de enviar o texto que não podem ser feitas virtualmente. Ou seja, foram copiadas e coladas da Agência Alagoas.

5 comentários:

  1. Verdade, Anderson.
    Fazendo clipagem online vê-se mais bagaceira do que eu imaginava.
    E o pior é ter que ouvir o que você ouviu durante muito tempo o Sr. Douglas Medeiros dizer: "Foi um Relações Públicas que escreveu isso?"
    heheheheh
    A coisa errada que mais acontece e que mais me incomoda são as notícias que envolvem números de acidentados, reféns, mortes e etc. que registram números diferentes.
    Matérias sobre o mesmo assunto com discrepâncias pequenas mais que complicam e muito o entendimento do assunto.
    Parabéns por tocar em um assunto que nunca pode se tornar banal pra quem quer ver sempre um jornalismo, no mínimo, sem erros bizarros.

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é legal, mas às vezes me sinto um peixe fora d'agua, pois, não entendo muito de comunicação social.

    :(

    ResponderExcluir
  3. Posso dar uma sugestão???

    Escreve sobre a "ditabranda" da Folha de São Paulo, o vergonhoso jornal que nossa universidade teima em assinar.

    ResponderExcluir
  4. primeiro, a UFAL tem q continuar assinando a Folha. Queremos fechar os olhos para a direita ou argumentos para critucá-la? o problema é a UFAL naum assinar o Brasil de Fato e outros períodicos...

    voltando ao teu texto, resumo em uma palavra: checagem!!

    ResponderExcluir
  5. “Liga da Justiça” e “futebol de mesa” dois artigos bons que acabei de ler, conhece o autor? Se a resposta for positiva diga a ele que o parabenizo, o cara tem futuro.

    Obs: o cancelamento da assinatura do jornal folha de São Paulo foi uma forma de protesto de várias pessoas.
    Até

    ResponderExcluir