quinta-feira, 26 de março de 2020

2020.10 Cultura e desenvolvimento/ 2020.11 O conceito de cultura em Celso Furtado

Os últimos 3 livros que li foram de/sobre Celso Furtado. Curiosamente, após terminar o terceiro hoje, percebo que a ordem deveria ter sido diferente, com este aqui sendo o último deles, por trazer apontamentos de distintas perspectivas teóricas a partir da obra furtadiana.

De toda forma, "Cultura e desenvolvimento: Reflexões à luz de Furtado", organizado por César Bolaño, é importante para quem precisa adentrar às possibilidades de estudo sobre cultura e desenvolvimento a partir do importante pesquisador latino-americano. Há tanto artigos mais gerais a aplicações para análises específicas, caso do excelente capítulo de Verlane Aragão que traz revisão teórica, apresentação de metodologia e resultados de pesquisa sobre a Economia Política da Música em Sergipe.

O livro está disponível no repositório da EDUFBA, gratuitamente: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/28660/1/BOLAÑO-cultura-e-desenvolvimento-EDUFBA-2015.pdf

Eu deveria ter começado com "O conceito de cultura em Celso Furtado", de autoria individual de César Bolaño, em que este faz uma espécie de organização teórico-conceitual da obra de Celso Furtado, passando por diversas publicações, de 1964 a 2012, com comentários, aproximações aos estudos de Economia Política da Comunicação e diálogo com outros autores. Ainda que o foco seja apresentar o que na obra furtadiana trata de cultura e sob qual perspectiva conceitual.

O livro está dividido em 4 partes: o modelo de base de Furtado; uma teoria antropológica da cultura; crítica da civilização industrial; e cultura brasileira, política e economia. Além de uma conclusão em que Bolaño se permite aparecer mais no texto, dialogando ele com o que o autor apresentar e as aproximações sobre temas fulcrais para a EPC brasileira.

O livro também está disponível no repositório da EDUFBA: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/28659/1/BOLAÑO-o-conceito-de-cultura-em-celso-furtado-EDUFBA-2015.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário