sábado, 21 de dezembro de 2019

2019.24 Inés da minha alma/ 2019.25 Ladrões de bola

Depois de mais de um ano e meio, consegui ler a tempo um livro do Leia Mulheres Maceió. Por coincidência, mês passado eu ganhei da minha companheira o "Casa dos Espíritos", livro de maior sucesso dela, que tive que parar para terminar de ler "Inés da Minha Alma" a tempo.

O livro conta com um estudo histórico interessante ao apresentar a história de Inés Suárez, que realmente existiu e foi figura importante na "colonização" do atual território do Chile, no século XVI. O mais interessante aqui é o livro ser contado a partir de uma suposta narração dela, que estaria contando à filha de criação seus amores e desafios de vida. Há considerações sobre o machismo da época e também da brutalidade da ocupação dessas terras na América do Sul.

ALLENDE, Isabel. Inés da Minha Alma. 4.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

Parece continuação dos livros de David Yallop e Andrew Jennings sobre os casos de corrupção no futebol. O brasileiro Rodrigo Mattos trata dos "25 anos de corrupção no futebol: da prisão de dirigentes na Suíça à eleição do novo presidente, como o castelo da FIFA desmoronou" e como a lógica política da entidade seguiu a mesma apesar disso. Fiquei curioso em saber os caminhos e escolhas de Infantino enquanto presidente da entidade.

MATTOS, Rodrigo. Ladrões de bola. São Paulo: Panda Books, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário