quinta-feira, 10 de outubro de 2019

2019.17 Megaeventos "Made in Bra$il" na sociedade do espetáculo/ 2019.18 Como morrem os pobres e outros ensaios

O livro da Elizabeth furou a fila. Ele foi publicado ano passado, mas eu o comprei na viagem a Belém, no início de setembro e virou minha leitura no caminho para a UnB.

A perspectiva de atuação, mais voltada para a análise publicitária, é diferente da minha. O posicionamento político ao tratar das manifestações de Copa das Confederações/Copa do Mundo também se mostrou. Mas serve para entender um pouco das surpresas daquele processo e o que são os megaeventos esportivos.

ROCHA, Elizabeth de Menezes. Megaeventos "Made in Bra$il" na Sociedade do Espetáculo: A Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 num mundo globalizado. Curitiba: Appris Editora, 2018.


"1984" virou o livro mais lembrado nos últimos anos a partir do aumento de difusão de desinformação por mídias sociais. Retrocedemos do "Admirado Mundo Novo" para ele. "Revolução dos Bichos" também poderia ser lembrada neste momento histórico. Li alguns livros do Orwell desde esses dois clássicos. "Como morrem os pobres e outros ensaios" estava em casa há algum tempo e dado o seu tamanho fui lendo bem aos poucos.

A importância dele é poder ter uma visão muito boa sobre o posicionamento político de Orwell (críticas ao fascismo e ao socialismo praticado na época) e sobre como ele via o relato sobre a sociedade, com participação direta inclusive entre os pobres da Inglaterra, que é uma parte do livro. As crônicas mostram a visão dele na sociedade, incluindo aí crítica a quem acompanha o futebol.

ORWELL, George. Como morrem os pobres e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário