sexta-feira, 13 de abril de 2012

E a nossa conexão?


"Brincando" para ver qual a velocidade média real oferecida pelos provedores de internet e percebi as diferenças entre Alagoas e Rio Grande do Sul - segundo o site Speed Net. 

A vizinha Novo Hamburgo, com cerca de 240 mil habitantes, tem 8,97 Mb/s. Arapiraca, com 220 mil, tem 7,22 Mb/s. São Miguel dos Campos, que tem 55 mil habitantes, tem disponível para download uma média de 750 kb/s. Segundo o site, a média global é de 10,16 Mb/s. Ah, um amigo viu que em Canoas - também cidade vizinha a São Leopoldo - há velocidade de 14,74 Mb/s.

Só um dado, nós aqui no apartamento, por exemplo, pagamos (caro e com venda casada) por 15 Mb/s.

Na velocidade de upload, a diferença da média global, de 3,98 Mb/s, para as cidades brasileiras é muito grande. Canoas: 970 kb/s; Arapiraca: 940 kb/s; Novo Hamburgo 920 kb/s; e São Miguel dos Campos 380 kb/s.

Pois é, quando se fala em possibilidades de propagação de conteúdo pela "grande rede" não se leva em consideração que o espaço/velocidade para colocar dados nela é pequeno...

Além disso, segundo matéria publicada hoje no Sul 21, este "controle de qualidade" obrigado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que fiscaliza o setor, não seria confiável. O programa escolhido, o SpeedTest, só afere duas das seis categorias exigidas pela própria Anatel.

2 comentários:

  1. Na verdade é 15 MB/s. Finalmente comentou algo por aqui - por mais que precise ser um erro...

    ResponderExcluir