domingo, 11 de dezembro de 2011

[Por Trás do Gol] Lembrando do CSA

Nas últimas semanas recebi a visita de colegas alagoanos para, dentre outras coisas, o Seminário do Grupo. Ontem acompanhei o último deles até o aeroporto e enquanto esperávamos a hora do embarque, quatro pessoas sentaram ao lado e, curiosamente, a ligação com Alagoas era bem maior que o sotaque baiano poderia negar.

Eu estava com a camisa do Palmeiras em homenagem ao grande goleiro, e precursor da preparação específica para este cargo, Valdir Joaquim de Moraes. Um dos homens me perguntou se eu era paulista. Respondi que não, era alagoano. Primeira coincidência, havia uma alagoana no grupo. A mulher era de Penedo.

Mas o melhor veio a seguir.

Ele me perguntou se conhecia o Rómeu. Tudo bem que eu sou novo e, além disso, só acompanhei o futebol alagoano na primeira década do século XXI. Mas como azulino, filho de azulino, não tinha como não saber que se tratava de um ex-jogador do Centro Sportivo Alagoano (CSA). Ele era irmão do Rómeu e a mãe dele estava sentada ao meu lado.

Além disso, ele me disse que era tio do Gustavo, que foi campeão alagoano com o Murici no ano passado. É óbvio que eu também sei quem é o jogador. Foi formado nas categorias de base do CSA, mas o clube não o aproveitou. Pelo que eles me disseram, ele já rodou um pouco o mundo, atuando na Polônia. Ano passado ele retornou a Alagoas pelo Murici e chegou a jogar pelo próprio Azulão no segundo semestre, quando "contratamos" a base do time do interior para jogar Segundona estadual e o Brasileiro da Série D.

No início do ano ele retornou ao Murici, onde foi um dos grandes destaques no jogo contra o Flamengo pela Copa do Brasil. Atuou muito bem no primeiro tempo, mas foi tirado do time logo no início da etapa complementar.

Como ele me relembrou, o Gustavo jogou o segundo semestre deste ano no ASA, pela Série B, sendo titular durante toda a disputa, com algumas boas atuações. Como todo o time, acabou caindo de rendimento no segundo turno.

O Rómeu continua morando em Maceió, na Jatiúca, e deve retornar a Salvador, segundo a mãe dele, para as comemorações de fim de ano.

Quem diria. Mais de 4 mil quilômetros de distância e num dia qualquer, no aeroporto, conheço a família de um dos maiores ídolos da torcida azulina. É quase inacreditável.


3 comentários:

  1. Sinceramente, não conheço nenhum dos dois jogadores.

    Esse Gustavo vai ficar no ASA no próximo ano?

    ResponderExcluir
  2. Isso é que dá não viver em Alagoas... O Gustavo foi um dos destaques do Murici no ano passado.

    Não tenha a informação se ele continuará ou não no ASA. As contratações e definições só começarão agora, com a chegada do novo treinador.

    ResponderExcluir
  3. pois é, que pena que o Vica saiu, vai ser dificil fazer um trabalho como o dele.

    ResponderExcluir