segunda-feira, 19 de abril de 2010

Circo a motor - Mais uma...

O circo aprontou sua lona e suas atrações para o Circuito de Shangai, na China, sem saber se iria/irá conseguir sair de lá por causa da erupção de um vulcão na Islândia que torna impraticável o voo na Europa. Fora isso, tivemos mais uma corrida em que a chuva trouxe emoções e variações de posição, além de mais uma corrida sensacional de Hamilton, mais uma prova a se lamentar do velho Schummi e a primeira encrenca de Alonso com Felipe Massa.

MAIS UMA... POLEPOSITION DA RBR
Até pouco tempo após o final da corrida anterior, falava-se muito que a corrida na China era para sacramentar a superioridade da Red Bull enquanto melhor carro do campeonato.

Já quando os treinos começaram, até o oficial, o papo já era outro. A McLaren se daria bem com aquele efeito aerodinâmico comandado pelos pilotos com o joelho que permite a entrada de ar nas retas. Isso porque a reta na China é imensa!

Na hora do "vâmu-ver", Barrichello ficou fora do Q3 por 33 milésimos em relação a M. Schumacher. E na disputa da poleposition, A RBR dominou com uma dobradinha com Vettel em primeiro - em sua terceira pole em quatro provas no ano - e Webber em segundo. Alonso largaria em terceiro e Rosberg se surpreendeu com o quarto lugar, que o colocou à frente das McLarens de Button e Hamilton e da Ferrari de Massa - que errou na última curva.

MAIS UMA... CORRIDA EM QUE A CHUVA AJUDA
Começa a transmissão da corrida e o tempo na China está nublado. O "admirável público" começa a colocar as capas e a previsão é de que a chuva comece a cair dali a cinco minutos. Todos os carros estão sem os pneus torcendo para que naqueles poucos minutos que restavam para a volta de apresentação que o tempo se decidisse entre chuva ou sol.

Não decidiu e todos resolveram sair com pneus para pista seca. Já na volta de apresentação os primeiros pingos começaram a cair e, na dúvida, davam um excelente prognóstico para a corrida. Afinal, só a primeira apresentação do circo foi ruim (na verdade, péssima), nas outras duas uma maravilha de prova e, de certa forma, graças à presença do "Sobrenatural de Almeida" que esses pingos d'água caídos do céu trazem.

Logo na largada, Fernando Alonso pulou da terceira para a primeira posição de forma tranquila. Após uma série de replays e muita dúvida, o dedo de Charlie Writing, comissário-mor da FIA, apontava para a vigarice do espanhol, que "queimou" o sinal.

Não precisou muito para a primeira bandeira amarela. Ainda na primeira volta, a Force India de Liuzzi voou por cima de outros dois carros e todos ficaram na área de escape, forçando a entrada do safety car e, com o aumento da chuva, a da maioria dos pilotos nos boxes para colocar pneus intermediários - para pista úmida.

MAIS UMA... APOSTA CERTA
Somente quatro pilotos resolveram arriscar e permaneceram com os pneus para pista seca e pularam para a frente: Rosberg, Button, Kubica e Petrov. A chuva que parecia que iria cair, não caiu e os pilotos tiveram que voltar aos boxes, puxados por Schumacher, para destrocar os pneus. Enquanto que Button aproveitou uma falha de Rosberg para assumir a primeira colocação.

Depois de certo tempo, mais uma mudança. A chuva passou a cair de forma regular e todo mundo recolocou os pneus intermediários num momento em que os pneus de quem estava atrás tinham menos desgaste do que os dos ponteiros, o que já vinha sendo mostrado pela aproximação e de algumas ultrapassagens do pelotão traseiro. Tinham que torcer pela chuva e ela veio para que todos ficassem iguais quanto a desgaste.

Daí para o final, até mesmo esta é mais uma corrida cheia de coisas a se apontar, Jenson Button não largou da frente, mesmo chegando com pneus praticamente lisos, e venceu a sua segunda prova no ano, a segunda com decisão arriscada, que o alavanca à liderança da temporada 2010, com 60 pontos marcados.

MAIS UMA... CORRIDA SENSACIONAL DE HAMILTON
O outro inglês da McLaren está dando show nas corridas. Apesar de mais uma vez ter optado por uma decisão errada, foi ultrapassando um a um e alcançou a segunda posição na prova. Destaque para a incrível disputa com o heptacampeão M. Schumacher - que ao longo da corrida foi ultrapassado por "todo mundo" - e a segurança de Sutil e sua Force India, que deram bastante trabalho.

Enquanto Schumacher chegou em 10º, seu companheiro abriu mais pontos de diferença ao chegar em terceiro lugar. Além disso, sobe para a segunda posição do campeonato, com dez pontos a menos que Button.

E quem diria que a Renault conseguiria uma boa prova com seus dois pilotos. Enquanto Kubica fez uma prova regular, no mesmo estilo de Button e Rosberg, e alcançou o quinto lugar, o russo Vitaly Petrov fez sua melhor corrida até agora e terminou em sexto, para a felicidade da sua mãe-empresária (ou será empresária-mãe?).

MAIS UMA... CONFUSÃO DE ALONSO À VISTA
Na primeira parada, o "príncipe das Astúrias" se aproveitou por estar à frente para deixar Massa esperando. Como teve que pagar punição por ter avançado o sinal na largada, teve que esperar o brasileiro fazer sua troca de pneus para depois ir. Já na terceira...

Consta que Felipe teria errado no cotovelo da entrada dos boxes e os dois dividiram-na até a curva final, onde o espanhol colocou o carro por dentro e fez a "ultrapassagem". O brasileiro teve que tirar o carro para não bater e quase fica preso na molhada grama. Assim, Alonso pôde chegar em quarto, enquanto Massa - na sua pior corrida do ano - chegou apenas em 9º.

De líder do campeonato a duas semanas atrás, Felipe Massa passou ao sexto lugar, com 41 pontos e há19 atrás do líder do Mundial. Muita coisa ainda será falada durante essas semanas nos bastidores, já que a regra na era pós-Schummi da Ferrari é beneficiar a equipe e não interesses próprios.

SE O VULCÃO NÃO PARAR...
Com a crise nos aeroportos devido à fumaça do vulcão islandês, o circo não pode pegar o avião com todo o material e chegar no próximo país onde ocorrerá mais uma apresentação. Para se ter uma ideia os catalães do time de futebol do Barcelona tiveram que viajar de ônibus para Milão.

E é no circuito da Catalunha que daqui a três semanas a Fórmula 1 realiza a quarta etapa da temporada de mais surpresas e emoções após muito tempo! Ao menos é o que promete Bernie Eclestone.

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