terça-feira, 29 de abril de 2008

COLUNA

A partir do texto abaixo, o blog terá colunas sobre temas que interessam a todos nós. O primeiro texto está na forma de artigo, mas em breve aparecerão colunas completas.

CRÍTICA DA MÍDIA



Problemas deste futuro


Século XXI, evolução tecnológica cada vez maior e o futuro tão sonhado e imaginado chegou transformado em pesadelo. Além das novas máquinas e equipamentos ultramodernos, novos problemas surgiram e antigos evoluíram. Nesse novo contexto é que aparece e desenvolveu a nossa mídia de massa.

Uma sociedade cada vez mais desigual e incentivadora do individualismo transformou o nosso cotidiano. A partir da busca desenfreada pelo lucro, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas subjugadas e relegadas à marginalização, seja em sinais, nas calçadas ou nos locais mais “confortáveis” para os poderosos, as favelas. Além disso, surgiram problemas ambientais advindos da também pouca importância relegada à natureza circundante.

Problemas sociais, políticos e culturais que já existiam só se intensificaram. A cultura cada vez mais é produzida para os que podem pagar valores altos nos ingressos. O acesso a teatros, cinemas, até para eventos esportivos e para a cultura popular está mais caro, justamente quando menos pessoas possuem condições financeiras até mesmo para a própria subsistência.
Com todo este cenário, qual seria o papel dos atuais meios de comunicação, especialmente os massivos e seu público gigantesco? Fácil resposta: apresentar um simples e elitizado ponto de observação.

Cabe aos demais pontos de vista e às camadas sociais subjugadas a tentativa de alcançar um público bem menor que dos media, sem utilizar das suas formas espetaculosas e sensacionalistas. Por que não passar a mostrar a realidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário