sábado, 21 de julho de 2007

Foto: Novo Terminal Rodoviário de Aracaju-SE, 2007.
Política: Morre ACM

Antônio Carlos Magalhães morre aos 79 anos no Incor-SP na sexta-feira20. Seu cortejo foi acompanhado por 5 mil pessoas e outras 15 mil foram ver o corpo do senador em Salvador, onde foi enterrado hoje.

Como vocês podem perceber o assunto em pauta é a política. ACM era um dos exemplares de "coronéis" políticos que existiam e, ainda existem, no Nordeste brasileiro. Como na morte de Miguel Arraes ou Leonel Brizola (velhos "lobos" políticos) há alguns anos atrás, o poderoso ACM deve virar um herói. Quem diria que um cara que grampeou telefone da amante iria chegar a isso, os necrófilos de plantão também existem na política.

Por coincidência, amigos da minha família que moram em Salvador estiveram aqui na quinta e na sexta. Na quinta lembro que um deles me disse que o problema de Alagoas era que os políticos sempre aparecem no cenário nacional mas não aproveitam disso para trazer recursos para o nosso estado.

Essa foi uma diferença de ACM, domínio extremado à parte, ele sempre comandava o quanto ia para a Bahia, poucos baianos não gostam dele, prova disso foi o seu velório e sepultamento. Apesar de ter perdido nessas últimas eleições a prefeitura e o governo do seu local de origem, se manteve como senador mesmo após todos esses problemas.

Não sei se posso dizer "vá com Deus", mas é mais um nome velho da nossa velha política, que ainda mantém suas estratégias toscas, que parte para o fundo da cova.

Um comentário:

  1. Visão exurbitante nesta página, visões assim emotivam aos que analisar neste blog !!!
    Dá maior quantidade deste espaço, aos teus leitores.

    ResponderExcluir