sexta-feira, 5 de agosto de 2022

2022.12 Mayombe

 

Comentei aqui sobre alguns livros do angolano Ondjaki que li recentemente dada a paixão da minha companheira pelos livros dele. Pepetela também veio por ela, por se tratar de outro autor angolano, ainda que com uma história mais marcada pela militância política pela independência (socialista) contra Portugal.

Mayombe representa a floresta que fica na fronteira do Congo em que havia uma das bases do Movimento Pela Libertação de Angola (MPLA) - que o autor chegou a fazer parte. A história parte do grupo de militantes, em meio às suas discussões teóricas e práticas sobre a vida e os caminhos da militância a partir de Lênin e Marx.

Personagens como Sem Medo, o comandante; João, o comissário; Teoria, o professor que tinha medo de morrer na luta armada; Ondina, a professora revolucionária que é importante para a relação entre dois dos principais personagens; entre tantos outros, servem para mostrar as particularidades individuais de cada um ali. Dentre esses aspectos, ainda que numa tentativa de mostrar que deveria ter menor importância, entra ainda as disputas tribais, mostrando o quanto era difícil confiar em quem um dia já fora inimigo, mesmo que por um bem maior.

Referência bibliográfica

PEPETELA. Mayombe. 2.ed. Rio de Janeiro: LeYa, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário