segunda-feira, 8 de julho de 2019

2019.10 O Diário de Anne Frank/ 2019.11 Mônica é daltônica?

 

Como eu havia reclamado à minha companheira que precisava ler mais, como coloquei em posts anteriores, ela sugeriu que passássemos a ler o mesmo período em determinado tempo e depois conversássemos sobre ele.

Fazia algum tempo que ela havia lido "O Diário de Anne Frank" e queria retomar. Eu havia lido uma versão em quadrinhos, mais reduzida, no início do ano. A história é um clássico da literatura mundial especialmente por se tratar de um conjunto de pessoas que se escondeu para evitar a perseguição nazista na Holanda. É mais forte ainda por se tratar de um diário de uma criança/adolescente, com todas as características da idade.

Terminado ele, eu tirei da gaveta a reedição do primeiro gibi da Mônica, "Mônica é daltônica", em versão do ilustrador Odilon Moraes. Acostumado com as Graphic Novels MSP, achei que seria uma um pouco maior, mas é uma história super curta, mas que me fez ver a força da liderança feminina de uma personagem mulher nos quadrinhos já nos anos 1970 - com todas as divergências possíveis sobre Maurício de Souza nos últimos anos. Fora algo que é óbvio só de olhar a capa, material muito bonito.

FRANK, Anne. O diário de Anne Frank.

SOUSA, Maurício; MORAES, Odilon. A Mônica é Daltônica. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário