domingo, 3 de março de 2013

[Alagoano 2013] Título ou morte!

56 jogos disputados e 14 rodadas depois, o Campeonato Alagoano 2013 chega ao seu momento decisivo. Dos 8 clubes que participaram da primeira fase, que teve jogos em turno e returno, Corinthians, Murici, CSA e CEO receberão a companhia de ASA e CRB, representantes alagoanos na Copa do Nordeste, num hexagonal. Os outros quatro, Sport, Comercial, CSE e União, disputam o Torneio da Morte, para não caírem para a Segunda Divisão.

Como falamos mais de questões extra-campo, como público e confusões com polícia e torcidas organizadas, é hora de tratar do melhor e do pior desta primeira fase, que já indicou o Corinthians Alagoano, de volta à Maceió em 2013, como primeiro representante do Estado na Copa do Brasil de 2013 - se a CBF não mudar o regulamento da competição novamente.

GANGORRA AZULINA
Apontamos em janeiro 5 favoritos às 4 vagas para o hexagonal, que seriam: o CEO, pela boa pré-temporada; o Corinthians Alagoano e o Murici pela estrutura dos últimos anos; e o CSE, por ter chegado forte na temporada passada, mas que este ano foi uma das surpresas negativas desta primeira fase, ao vencer apenas 4 partidas.

Como não poderia deixar de ser, o CSA, maior campeão estadual e 3º colocado no ano passado, era o grande favorito não só para conquistar uma das 4 vagas para o hexagonal, como também para vencer esta fase preliminar sem os rivais ASA e CRB. Além disso, pesa ao clube que em 2013 completará 100 anos de existência. Mas o que se viu dentro de campo não confirmou o favoritismo prévio de quem manteve uma base da temporada passada.

O time marujo até chegou à última rodada com chances reais de vencer a 1ª fase, empatado em pontos com Corinthians e Murici, mas perdendo por um gol de saldo. Porém, tropeçou muitas vezes ao longo do torneio, chegando a demitir Lorival Santos, remanescente do ano passado, e contratando o técnico gaúcho Beto Campos - demitido por conta da má campanha do Pelotas na Taça Piratini do Gauchão.

Tudo bem que os problemas com a marcação de partidas, que fez com que a 9ª rodada ocorresse depois da 10ª e com o jogo entre CSA e União ocorresse depois da 12ª, pode ter prejudicado o clube. Especialmente porque o time jogou a cada dois dias justamente quando recebia um novo treinador.

Porém, nada justifica que o CSA tenha perdido 3 dos 7 jogos realizados no Estádio Rei Pelé, sendo dois deles de virada (Corinthians 4 a 2 e CEO 3 a 1), e o último na 13ª rodada, quando, para mim, perdeu a chance de ganhar a fase ao sair derrotado em casa para o Comercial, com poucas chances de classificação, por 2 a 1, com direito a pênalti perdido no final do primeiro tempo.

O time não caiu nas graças da torcida, com uma das organizadas protestando ao não comparecer à partida contra o CSE (vitória por 3 a 1), com jogadores reclamando da falta de apoio do torcedor azulino e um deles pedindo para sair por conta disso - o ídolo do ano passado, Washington. Faltou uma maior organização em campo. Nas derrotas em casa, especialmente, o desespero em recuperar o placar pesou bastante, mesmo quando o gol sofrido era de empate. Por exemplo, contra o Corinthians, o clube levou 3 gols em 10 minutos, num apagão geral no início do segundo tempo.

Mesmo com tantos tropeços, o CSA teve chance de ficar mais tranquilo. Além da citada partida contra o Comercial, o time azulino perdeu uma grande chance na 8ª rodada. Líder com 14 pontos, entrou em campo contra o CEO sabendo que os adversários mais próximos não pontuaram, podendo colocar 4 pontos para o 2º colocado, mas perdeu em casa por 3 a 1.

O meia articulador não apareceu no início do torneio. Rodriguinho, ex-ASA, teve uma ou outra boa atuação. Washington estava parado há algum tempo quando voltou e não tinha chegado à plena forma física. Mithyuê, ex "novo Falcão" no futsal que veio na parceria com o Grêmio, deu o ar da graça em poucas partidas, sendo decisivo, inclusive, em duas delas, mas também não foi o articulador que o time precisava.

Passada a fase, a diretoria já anunciou ontem o desligamento de 3 atletas e promete a contratação de um pacote de reforços que virão "para vestir a camisa de titular".

EQUILÍBRIO POR FALTA DE QUALIDADE
Mas não foi só o CSA que apareceu com chances de ficar mais tranquilo nesta 1ª fase. O torneio foi marcado por um grande equilíbrio, com times dado como mortos ressurgindo com uma sequência de 2 ou 3 resultados positivos, enquanto que outrora líderes, saíram do G4 num mesmo período.

O CEO foi o primeiro a se destacar na liderança. Apesar da derrota na estreia para o União, fora de casa, vieram depois quatro vitórias seguidas. Duas rodadas depois, duas derrotas, e o técnico Jaelson pediu demissão - assumindo o Sport rodadas depois.

O Murici, campeão em 2010, também esboçou um sprint na reta final da fase, indicando um confronto direto com o CSA na última partida. Porém, perdeu o jogo contra o Corinthians na 13ª rodada e empatou a partida em casa contra o time azulino na última rodada. Nos confrontos diretos, foram 2 derrotas, 1 empate e uma derrota.

Por fim, o Corinthians Alagoano, que começou praticamente sem técnico, mas cresceu com a chegada do experiente Ênio Oliveira (9ª rodada). Antes disso, porém, o time chegou a vencer o CSA por 4 a 2 no Rei Pelé, na 4ª rodada, mesmo vindo de duas derrotas e apenas uma vitória. A sequência final com 5 jogos sem perder, sendo 3 vitórias, foi fundamental para o Tricolor da Via Expressa levar a vaga para a Copa do Brasil. Destaque para o confronto de volta com o CSA, cujo empate saiu numa cobrança de pênalti aos 47 minutos do segundo tempo. Ponto fundamental - e dois a menos para o Azulão do Mutange - para definir a classificação final da fase.
FAVORITOS
Não teria como deixar de apontar o ASA como favorito para o campeonato. O time arapiraquense vem fazendo uma excelente campanha no Nordestão - escrevo antes da partida contra o Ceará pelo jogo de volta da semifinal -. Após 3 derrotas na primeira fase, alcançou a vaga com 3 vitórias seguidas. Depois, eliminou o ABC com vitória em Natal no segundo jogo. Além disso, como único representante alagoano na Série B, a tendência é que o time só melhore, já pensando nas disputas nacionais vindouras (também a Copa do Brasil).

O ponto negativo é a praga que acometeu o Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca. O estádio chegou a ser interditado pelo clube e pela prefeitura, que tiveram que voltar atrás por conta das partidas decisivas da Copa do Nordeste. Por mais que haja a parada no meio do ano para a disputa da Copa das Confederações, imagina-se que o estádio possa ser fechado já durante o Alagoano. Algo a aguardar.

Há quem também aponte o CRB como outro favorito. Eu tendo a discordar. O atual campeão alagoano foi eliminado ainda na primeira fase do torneio da região, demitiu o treinador Heriberto da Cunha, mandou embora outros jogadores e está num processo de reformulação, sob o comando de Ademir Fonseca. O clube regatiano teve 40 dias para se preparar para o Estadual, mas resta ver como será o condicionamento do time dentro de campo. Para mim, ainda uma incógnita.

Dos outros quatro clubes do hexagonal, espera-se um rendimento melhor. 
REGULAMENTO
Nesta fase, os seis clubes jogam entre si em turno e returno, classificando os quatro melhores para as semifinais. O campeão e o vice-campeão do Alagoano 2013 representarão o Estado na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste de 2013. Ou seja, temos muita coisa em jogo.

Na outra ponta, Sport, Comercial, CSE e União também recomeçam do zero, mas para fugir do rebaixamento. Nos casos de Sport e Comercial, que disputaram até a última rodada a classificação para o hexagonal, fica o prejuízo. Os dois últimos do "Torneio da Morte" são rebaixados, desde que CRB ou ASA não fiquem em 6º no hexagonal. Caso isso ocorra, o penúltimo do Torneio da Morte enfrenta um deles em dois jogos para definir o último rebaixado.

Por fim, as partidas do hexagonal já estão definidas (ver tabela abaixo). Porém, como o ASA passou à final do Nordestão, o jogo contra o Murici pula para a quarta-feira. A FAF confirmará nesta segunda-feira como será modificada a tabela, levando em consideração, também, a partida da 3ª rodada. Além disso, prometemos tentar retornar com a Liga da Justiça Alagoana, nos confrontos de 2013, a partir das semifinais.


Um comentário:

  1. Se o ASA levar o alagoano com a seriedade da Copa do Nordeste, vai sobrar no hexagonal.

    ResponderExcluir