quarta-feira, 2 de setembro de 2009

IRAAAAAAAAAADO! - Viva a Ufal!

Prometi criar este espaço no início de julho como uma "sessão de descarrego" de algumas coisas que ocorrem em meu cotidiano e que muito me irritam.

Como sou uma pessoa assumidamente desprovida de sorte - cada dia menos acreditando nela graças ao materialismo! -, certos fatos até que poderiam merecer um espaço por aqui, mas eram acontecimentos que poderiam acontecer com qualquer um - apesar da probabilidade de acontecer comigo seja maior.

VIVA A UFAL!
Mas nada como estudar na Universidade Federal de Alagoas, ainda mais no curso de Comunicação Social, para que surpresas desagradáveis ocorram mesmo no último período, oficialmente, da graduação.

Vamos aos fatos:
Este ano os ingressantes e concluintes dos cursos de Comunicação Social em todo o Brasil farão a prova do Enade (Exame Naci0nal de Desempenho dos Estudantes), aquela besteira que tenta comparar graduações de Alagoas com as de Brasília - a USP, mesmo universidade da América Latina, não a faz. E eu, como concluinte, deveria estar inscrito para este processo.

Deveria. Para minha surpresa, apesar de se for chamado boicotar o processo, meu nome era o único dentre os concluintes a não estar na lista - divulgada por e-mail pelo diretor do Instituto ao qual o meu curso faz parte. Pois bem, fui saber o motivo mexendo nos documentos do MEC e vi que para este momento TODOS deveriam ser inscritos, cabendo ao Inep a "escolha".

Enviei o mesmo e-mail para o coordenador do curso e para o diretor do Ichca, afirmando não só o meu problema, mas o que o curso poderia gerar, já que uma das punições é que a instituição não poderá fazer nenhum tipo de concurso (vestibular, aquisição de professores, ...). A resposta de um foi dar o número do setor da Ufal responssável e a do outro foi negar a lista.

Para acelerar a história, realmente o meu nome não estava na lista do curso. Tive que fazer a inscrição com o bolsista via internet para não ter que me preocupar com mais coisas no futuro, além das tantas as quais não consigo largar ou negar.

MATRÍCULA Dias depois, nesta semana, cheguei à seguinte conclusão: "a única hipótese de o meu nome não estar lá é eu não ter matrícula". Porém, fiz a matrícula no período certo, imprimi o comprovante, o qual vive na minha carteira por causa da meia-entrada. Enfim, mas estou na Ufal, né?

Olhei ontem no sistema e eis que a minha matrícula, como se fosse mágica, sumiu do Sistema Acadêmico - apesar de eu poder imprimir um comprovante eletrônico que prova que sou concluinte de Jornalismo. Vou à secretária do COS só para confirmar a minha ausência após mais de um mês de "aulas" deste semestre. O bolsista de lá - haja bolsista! - disse que ocorrera um caso antes.

Como se já não bastasse os problemas cotidianos, um mini-curso que o grupo de pesquisa vai organizar semana que vem, a minha orientadora de TCC não responder aos meus e-mails e a minha cadela mostrar ontem o mesmo problema de saúde que mortificou seu antecessor.

Enfim, o jeito foi resolver no DRCA "um super-problema que a própria Ufal me gerou". O pessoal lá resolveu em instantes, mas tirou cópias dos meus comprovantes para "mostrar ao pessoal do NTI (Núcleo de Tecnologia da Infromação) o que eles estão fazendo!".

Resultado: perdi quase duas horas do meu dia para resolver algo que só tive conhecimento graças a uma de suas consequências. Enquanto isso, ainda tenho que ver se os outros problemas são resolvidos e eu posso continuar a ler e estudar o que tenho.

>>

Apesar de a minah vida ser feita apenas de espinhos, pois as flores já roubaram, consegui - finalmente! - terminar a "trilogia" sobre as peças da Cia. Ganymedes. Veja: http://terrainteressados.blogspot.com/2009/08/nao-seras-acompanhado.html, http://terrainteressados.blogspot.com/2009/08/uma-nova-magia.html e http://terrainteressados.blogspot.com/2009/08/as-muitas-ultimas-coisas.html.

É o teatro alagoano encenando com o principal palco histórico-artístico numa "letargia-reformática".

3 comentários:

  1. Quando eu li "irado", achei por um instante delirante que você estava usando a palavra como gíria. Então outro dia fui olhar de novo a lista e seu nome não estava lá mesmo. Se você fosse um pouqinho menos digno, tinha deixado pra lá pro COS se lascar... Viva a dignidade e o blog como espaço de desabafo! hahah

    ResponderExcluir
  2. Que história em!!!

    Poxa, Anderson, muito obrigada pelo comentário feito no meu blog. Eu lhe conheço mais como alagoano rs, mas é muito bom esta interatividade fora do ole ole também.

    Beeijos, Jessica Corais

    ResponderExcluir
  3. Oi Ânderson.

    Rapaz, aquele sistema da ufal nos traz muitos transtornos. A gente desconfia de tudo. Mas no seu caso foi demais. Ter o comprovante de matrícula e não estar matriculado é o cúmulo da desorganização.

    E aquele documento sobre os problemas do COS que vc redigiu teve algum valor prático? Ou assim como as denúncias contra Sarney, foi arquivado?

    ResponderExcluir