quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Circo a motor - Mais um escândalo

A bomba estourou durante a transmissão do treino oficial para o GP de Valência, há duas semanas atrás, quando o comentarista Reginaldo Leme nos contou que havia investigações sobre a batida do piloto brasileiro Nelson Ângelo Piquet no GP noturno de Cingapura, no ano passado - aquele que ficou mais famoso pela mangueira de combustível presa no carro de Felipe Massa.

Em rápido resumo, os dois carros da Renault largaram atrás no grid e a batida de Nelsinho veio duas voltas após a equipe de Flávio Briatore optar pela antecipação da parada de Fernando Alonso (12ª volta). Assim, e com alguns erros na Ferrari, Alonso, com tanque cheio, não precisou parar mais e conseguiu a vitória.

Segundo Reginaldo, a Federação Internacional de Automobilismo iria assumir na semana seguinte as investigações, que estavam sendo realizadas por uma empresa independente, algo que foi confirmado posteriormente.

1. NELSINHO
É quase certo que foi o próprio Nelson A. Piquet que apresentou a denúncia à FIA, com direito a salvo-conduto, ou seja, não ser punido. Segundo a transcrição de seu depoimento, texto publicado numa revista estadunidense (USAF1), o piloto admite que teve uma reunião antes da prova com Flávio Briatore, diretor da equipe e seu manager, e Pat Symonds, diretor-técnico.

Como estava com o cargo ameaçado, sob forte pressão de Briatore - que exigia que Piquet fizesse reuniões com ele sobre a permanência ou não em 2009 antes de todas as corridas -, ele aceitou a proposta dos seus chefes: bater entre as voltas 13 e 14 para gerar a entrada do safety-car.

Além disso, Symonds teria mostrado no mapa o local exato onde deveria bater, para dificultar a retirada do carro. Nelsinho conclui que as falas no rádio da equipe - abertas à Federação - mostram ele perguntando o tempo todo o número da volta, algo que não faz.

Veja abaixo uma interessante reportagem de Reginaldo Leme mostrada numa edição do Esporte Espetacular, a qual só tive acesso porque estava procurando um vídeo maior no Youtube com as imagens do acidente. Em um trecho, Nelsinho afirma que Alonso só ganhou porque ele bateu, mas estava "satisfeito pela vitória da equipe".

O piloto brasileiro foi demitido em julho devido aos maus resultados, apesar de sempre correr com carros piores do que o de seu companheiro de equipe.

2. RENAULT
Pelo que foi divulgado pela revista inglesa Autosport, após os depoimentos dos chefes da escuderia francesa, Briatore afirmou que não sabia de nada sobre o fato, assim como, Fernando Alonso, que disse pensar apenas na próxima corrida.

Já Pat Symonds, admitiu ter se reunido com Flávio e Nelsinho, só que mudou o rumo das coisas. Disse que foi o brasileiro quem propôs bater para que Alonso tivesse tal estratégia. Na pior das hipóteses, a equipe foi conivente e aceitou realizar uma manobra totalmente anti-desportiva.

A tendência é que a Renault, assim como a Honda no início do ano e a BMW a partir do ano que vem, retire-se da categoria devido aos estragos da crise financeira. Este caso agrava ainda mais a situação já que é a imagem da montadora que está em jogo.

PASSADO-FUTURO
Há dois anos tivemos o caso de espionagem realizado entre mecânicos da Ferrari e da McLaren. O esquema era simples, o da Ferrari repassava os projetos do carro vermelho para a outra equipe, que poderia, assim, desenvolver equitativamente o carro, senão evoluir. Ambos foram banidos da categoria, mas a equipe britânica seguiu disputando os títulos mesmo com a vantagem anterior.

O atual esquema pode gerar a exclusão de seus protagonistas, e com muito merecimento - já basta as pizzas brasileiras - e mesmo Nelsinho ficará com a imagem arranhada para arranjar um lugar em outras equipes.

Há quem diga que isso pode ter prejudicado Felipe Massa na contagem final do campeonato, o qual perdeu por um ponto, mas aí é pensar em muitos "ses" na história. E o que já foi feito já passou. A não ser que fosse algo que incluísse Lewis Hamilton, atual campeão.

4 comentários:

  1. Escândalo no esporte. É o que tem desmotivado muita gente na hora de torcer.

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  2. Gen-te. Esse mundo esportivo tá bombando nas fofocas quinem o mundo dos artistas... Não sei porque mulher não gosta de esporte! ahuehaeuhae

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  3. Primeiro quero lhe agradecer pela citação do meu post em seu blog... Assim que possivel, veja o pequeno agradecimento que fiz no mesmo post da F-1.

    Valeu mesmo Anderson de verdade, fico hiper feliz por isso!!!

    Quanto a este escandalo na F-1, é muito simples, espero que os culpados sejam punidos e quanto essa história do Piquet não sofrer nenhuma punição, acho apenas que sinceramente não precisa a FIA fazer mais nada... ele sofrerá muito mais não tendo chance na categoria pq nenhum chefe de equipe irá querer ele mais na F1.

    Abraços, Jessica Corais

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  4. Tô te falando que esse negócio da F1 tá gerando intrigas, agora o Briatori tá dizendo que Nelsinho é gay. Daqui a pouco Nelsinho responde "gay é sua mãe, seu bobo!"...

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