terça-feira, 29 de setembro de 2009

Circo a motor – Parque de diversões

Noite de domingo, um lago, um local com iluminação duas vezes maior que os melhores estádios do mundo e a maior roda gigante do planeta. Ah, além disso, tem também o maior circo automobilístico da Terra trazendo seus palhaços, mágicos e malabaristas.

A tenda da Fórmula 1 se ficou no terreno asiático, na única corrida noturna da temporada. Poucos dias após a corte da FIA definir as punições para o caso ocorrido no Grande Prêmio do ano passado, a categoria voltou a pisar em Cingapura. Desta vez sem Nelsinho Piquet, Flávio Briatore, Pat Symonds e dois patrocinadores da Renault, que pularam fora.

TREINOS
Com algumas alterações neste circuito de rua, que o tornou mais lento, a primeira palhaçada foi vista ainda nos treinos livres da sexta-feira. Coincidentemente, o substituto de Nelsinho na equipe francesa bateu nos mesmos lugares do ano passado – claro que com uma potência menos, já que não havia interesse nisso.

Para o treino oficial, a equipe Brawn GP já havia anunciado que o carro 23 da equipe trocaria a caixa de câmbio, a mesma que pegou fogo no GP da Bélgica e se sustentou na Itália. Com um circuito travado, ficaria difícil que ela não quebrasse. Assim, Rubens Barrichello seria punido em cinco posições a mais no grid.

Para sorte dele, o seu companheiro de equipe, o líder do campeonato Jenson Button, não conseguiu passar para a super-pole, largando na 12ª posição. Bastava a ele tentar o máximo de posições possíveis para diminuir o prejuízo de início.

Porém, na sua última volta rápida, Barrichello não conseguiu equilibrar o carro após uma curva e bateu num muro, acabando com o treino oficial. Hamilton garantiu a poleposition e as RBRs voltavam à disputa ao largar com Vettel na primeira posição e Webber em quarto. Rubinho manteve o quinto lugar, tendo que largar em 10º.

CORRIDA
Com uma excelente largada, os carros da BrawnGP ganharam algumas posições. Barrichello pulou para sétimo e Button para décimo. A grande questão nesta disputa, que vale o título, ficaria em saber se o piloto inglês passaria o brasileiro após a sua parada nos boxes, afinal, ele largou com tanque cheio.

Enquanto Rubinho chegou colocar mais de nove segundos de diferença antes da sua parada, Button se beneficiou da entrada do carro de segurança. Com os carros mais lentos, após a parada não perderia tantas posições. Resultado: Rubinho em sexto e ele em oitavo.

Mesmo à noite, a temperatura da pista não caiu dos 30 graus. Com alta temperatura e numa pista travada, os freios não agüentavam. Foi assim que Mark Webber deu adeus à briga do campeonato, ao quebrar o disco de freio do pneu dianteiro direito logo após a segunda parada nos boxes.

Falando em parada, a Brawn errou na troca de pneus de Barrichello, que perdeu mais alguns segundos. Assim, Button conseguiu passar o brasileiro e dar um importante passo ao título da temporada 2009.

Mesmo com o disco de freio soltando fumaça e prestes a quebrar, foi a vez de o britânico segurar o carro e ter sorte não apenas dele não parar, mas de Rubinho não ter tempo suficiente de ultrapassá-lo. Assim, Jenson Button aumentou a diferença para 15 pontos, com uma corrida a menos para o final da temporada.

VITÓRIA
Na briga pela corrida, Lewis Hamilton se beneficiou de erros de seus adversários diretos pela prova. Primeiro, Rosberg não conseguiu segurar sua Willians na saída dos boxes e atravessou (e muito) a linha demarcatória. Como punição teve que passar pelos boxes.

Além dele, Sebástian Vettel, que assumiu a segudna posição e diminuía a diferença a cada volta, passou pelos boxes acima da velocidade máxima permitida, 100 km/h. Com a mesma punição de Rosberg, Vettel ainda precisou ser animado pelo engenheiro para conseguiu a quarta colocação.

Com o resultado, ele ainda tem chances (mínimas) no campeonato, 25 pontos atrás de Button e a dez de Barrichello. Para a Brawn, basta um ponto e meio para conseguir o inédito título de construtores para a nova equipe.

Ainda houve tempo para Arguesuari proporcionar com a sua STR uma outra lembranaç da corrida do ano passado. Assim como Felipe Massa, o jovem piloto espanhol ia carregando a mangueira de combustível. Diferente do caso da Ferrari, o erro foi do piloto e ele não arrancou a mangueira da máquina.

SUZUKA
A próxima corrida já é na madrugada do próximo domingo. Após um intervalo de dois anos, a Fórmula 1 volta ao circuito de Suzuka, onde Ferraris e McLares tendem a dominar o fim de semana.

Na disputa pelo título, Button pode garantir o campeonato de pilotos se marcar cinco pontos a mais que Rubens Barrichello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário