terça-feira, 19 de agosto de 2008

O (falso) espetáculo esportivo


Piratas do Oriente

A maioria dos produtos falsificados que chegam ao Brasil vem do Paraguai, certo? Pode até ser, mas onde é que são produzidos tais produtos?

Made in China.

Nos Jogos Olímpicos realizados lá está ficando comum também a falsificação de mínimas coisas que servem para assombrar um mundo, afinal de contas não é surpresa para ninguém que sua intenção é mostrar a volta de sua força em relação ao mundo.

Dois casos ocorreram na cerimônia de abertura. O primeiro e mais escandaloso foi a trocas da menina-cantora por uma menina-dubladora, simplesmente porque a última era “bonitinha” para apresentar aos olhos do mundo.

Li em alguma coluna que, ao menos, a China estava mostrando crianças do sexo feminino, já que lá as meninas sofrem preconceito por serem prováveis reprodutoras. Isso num país que já passou a algum tempo do um bilhão de habitantes.

Outra falsificação de tal cerimônia foram as tais “pegadas” feitas de fogos de artifício que caminhavam em direção ao Ninho do Pássaro. As justificativas foram bem mais razoáveis, afinal tinha helicóptero por ali, seria risco demais, fora a possibilidade do erro na sincronia dos fogos.

Acredito que o por de tudo foi a teatralização que realizaram para mascarar a lesão do grande astro chinês para estes jogos, o atleta dos 110 metros com barreiras, Liu Xiang.

A imagem dele se ajeitando no apoiador da partida é clara quando o mostra tendo dificuldades para se preparar para isso. Com a queimada da largada todos puderam ver que ele não estava bem. De certa forma, o planejamento chinês falhou devido à falha de outro corredor.

Na verdade, e é bom que todos saibam - inclusive os torcedores chineses - Liu se machucou num aprova há quarenta dias atrás e simplesmente sumiu. O motivo: é o principal astro da constelação chinesa, atual campeão olímpico numa modalidade que, ainda, os chineses não dominam: o atletismo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário