quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O espetáculo esportivo

A nossa história

Só se fala em Phelps, Phelps, e mais Phelps. Mas ontem, finalmente, falou-se em medalha para o Brasil, e esta história é bem mais interessante. E, o melhor, não tinha o Phelps na prova!

César Cielo Filho terminou uma das semifinais da prova dos 100 metros rasos, que não é sua especialidade, em quinto lugar. Quando olhou para o placar eletrônico, balançou a cabeça negativamente: acreditava não ter conseguido a vaga na final.

Ele conseguiu. Teve o oitavo tempo das semifinais, o último! Teria que largar na última raia, a que os nadadores não gostam porque recebem a “marola” dos outros.

Primeiros 50 metros e Cielo aparece na terceira posição. Pensei: bom resultado, mas geralmente os nadadores brasileiros cansam na segunda metade.

E, de certa forma, estava certo. Na marca dos 75m o nadador que estava na raia 7, ao lado da dele, aparentemente estava na frente.

Como podem perceber, geralmente sou pessimista mas, pela primeira vez nestes Jogos, acreditei que ele pudesse se recuperar. Virei um torcedor.

Passou o francês Alain Bernard e o australiano Sullivan nas primeiras posições, um pouco afastados dos demais. Fitei os olhos nas raias de cima da tela.

Vi o nome do estadunidense Lesak, o mesmo que deu a vitória para os Estados Unidos nos 4X100 m medley, aparecer primeiro que o dele. Milésimos de segundo depois, apareceu o dele empatado na terceira posição.

Ufa! Desde a medalha de bronze do 4X100m livre em Sidney 2000 - no final das boas fases de Gustavo Borges e Fernando Scherer – que o Brasil não ganhava uma medalha sequer na natação.

Cielo representa o processo de renovação que atingiu a natação após 2000. Nestas Olimpíadas ainda temos Thiago Pereira nos 200m medley, sua especialidade, acredito que também Kaio Márcio e os 50m de Cielo.

Além de Gabriela Silva, de 19 anos, ter chegado à final, 7ª posição, da prova dos 100m borboleta; Thiago Pereira e Kaio Márcio participaram de uma final cada.
Esperemos o que ainda virá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário