sábado, 20 de abril de 2013

[Alagoano 2013] Final do Hexagonal com direito à chuva no Sertão

10 rodadas, 4 classificados, alguns favoritos e outras surpresas. O hexagonal do Campeonato Alagoano, equivalente à segunda fase do torneio, terminou neste sábado com emoção até o final e promessa de ainda mais para as fases finais do Estadual. 
The CRB Flash com muita força em busca do bicampeonato alagoano
LIDERANÇA GARANTIDA 
No jogo mais tranquilo da rodada final, atuando em casa pela confirmação da liderança – que não vale grande coisa –, o CRB venceu o já eliminado Corinthians por 2 a 0, com gols de Schwenck (pênalti), ainda no primeiro tempo, e Carlão, em chute na entrada da área no segundo tempo. 

O CRB terminou com 20 pontos, com 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas nesta fase. Campeão da primeira fase, e único garantido na Copa do Brasil do ano que vem, o Corinthians só marcou 8 pontos nesta fase. Grande desilusão para o time treinado por Ênio Oliveira e que trouxe para o comando de ataque Rogélio BALOTELLI. 

ÚLTIMAS VAGAS
As outras duas partidas definiram as duas últimas vagas para as semifinais. Num emocionante confronto direto, o ASA, que iniciou a rodada com 13 pontos ganhos, complicou-se no primeiro tempo contra o Murici, 5º colocado, com 10 pontos ganhos. 

Os gols de Alex Murici e Reinaldo Alagoano só não tiraram o vice-campeão da Copa do Nordeste da fase final do Estadual porque o CSA vencia o CEO, em Olho D’Água das Flores, por 1 a 0, com gol após bonita jogada de Diego Clementino. O time azulino garantia a 2ª posição, enquanto o Murici pulava para 3º e tirava o CEO do G4. 

Mas aí veio o segundo tempo em Arapiraca e a recuperação do time local. Com gols de Tiago Garça e Léo Gamalho, o ASA marcou o ponto que necessitava para se classificar e terminou o hexagonal em 3º, com 14 pontos ganhos (4v, 2e e 5d). Além disso, garantia ao CEO a passagem para as semifinais, na sua segunda passagem pela primeira divisão. 

Jogando mais tranquilo, o time do sertão alagoano pressionou o CSA até chegar ao gol de empate, marcado por Denílson aos 40 minutos do segundo tempo. Com Williams José, irmão do atacante atualmente no Grêmio, como zagueiro, o time do Sertão se classificou com 13 pontos e a festa da torcida aumentou ainda mais com a chuva que caiu na região a partir dos minutos finais da partida – lembramos que o Nordeste vive seu pior período de seca dos últimos 40 anos. 

Ao CSA coube a confirmação do segundo lugar, com 17 pontos marcados em muitos empates. O time azulino empatou 5 das 10 partidas, em todas elas sofrendo o gol de empate e de maneira trágica, após os acréscimos, contra Corinthians (no Nelsão) e Murici (no Estádio Rei Pelé). 

A GRANDE SURPRESA 
A festa do CEO ainda foi maior por conta dos tropeços estruturais de equipe neófita no futebol do interior. Após um bom início, o técnico Jaelson pediu demissão do time após as primeiras derrotas ainda na primeira fase. Após algumas rodadas do hexagonal, o time do Sertão foi obrigado a mandar embora 8 jogadores, 3 titulares, para diminuir os custos. Na rodada seguinte, levou 6 a 0 do CRB, com 5 gols de Schwenck. Depois disso, surpreendeu a todos com a retomada da campanha, culminada com a surpreendente classificação na tarde deste sábado. 

Comandada fora de campo pelo jovem Alisson Dantas e dentro de campo pelo experiente Nen, sua excelência na bola parada aos 40 anos, o tricolor do Sertão chegou bem além das expectativas. O confronto com o líder CRB, indiscutivelmente favorito, pode ser sinal que a chuva de alegrias chegou ao sertão alagoano. 

Lee ASA Fark quase não passa. Mas...
DECEPÇÕES 
Além do já citado Corinthians Alagoano, bem abaixo do que fez na primeira fase, outra decepção do torneio foi o Murici. Com um elenco rodado, comandado pelo atacante Reinaldo Alagoano – que jogou o tempo inteiro sub júdice por conta de contratos com 2 clubes diferentes –, o time do Litoral Sul teve a classificação nas mãos até a etapa final do seu confronto e deixou passar. 

O ASA, mesmo com a recuperação no final da partida, nem chegou perto do favoritismo que se imaginava dele após a excelente campanha no Nordestão. Além de perder o técnico da campanha, que fora treinar o Ceará, o time alagoano já viu saírem outros 2 treinadores, após apenas 5 (Vinícius Eutrópio) e 3 partidas (Édson Gaúcho). 

O time que se notabilizou ao manter Vica por 3 anos, com resultados dentro de campo, ainda viu um de seus principais jogadores, Didira, discutir com torcedores após ser substituído na derrota para o CSA por 2 a 0, em Maceió. Ainda assim, participante das últimas 7 finais do Alagoano, com 3 títulos, o Fantasma do Agreste passou de fase e se mantém como um dos favoritos a levantar a taça em 2013. 
CSA e ASA voltam a se enfrentar nas semifinais
CLÁSSICO DAS MULTIDÕES 
Há tempos que Maceió não vivia um período assim, com os dois grandes clubes chegando muito bem para a reta final do Estadual. Tudo bem que ano passado, a sonhada final ficou no caminho com o CSA perdendo a final do 2º turno contra o ASA, mas este ano as chances de uma final entre os dois maiores campeões alagoanos voltar a ocorrer após 11 anos é muito grande. Ambos cercados por dúvidas por conta dos jogos até então, os times se acertaram no hexagonal. 

O CRB venceu CSA, CEO e ASA em casa, mas empatou com o primeiro e perdeu para os outros dois quando atual fora do seu poleiro. O Galo da Pajuçara conseguiu, apesar disso, dois nos resultados no Clássico das Multidões. No primeiro jogo, empatou com o CSA aos 34 minutos. Na volta, resolveu a partida aos 8 minutos, quando teve um pênalti a favor e viu o adversário ter um a menos a partir de então. 

Além disso, o CRB volta a conta, após algumas semanas, com o veterano atacante Denílson (36 anos), ídolo da torcida até aqui. 

Clark CSA Kent quer uma história diferente da que ocorreu ano passado
Do lado do Mutange, fica a sensação de que a liderança do hexagonal poderia ter vindo se o time não tivesse cometido tantas bobeiras em finais de partidas. Já citamos os empates com Corinthians – pela segunda vez no Estadual sob as mesmas condições – e Murici nos acréscimos, o que daria mais 4 pontos ao CSA na tabela. 

Porém, é importante ressaltar que o clube evoluiu muito no hexagonal. As chegadas do volante Robson, do meia Alex Henrique – ainda que criticado pela torcida por perder gols contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil – e do atacante Diego Clementino deram a qualidade que faltava ao maior campeão alagoano. 

Basta dizer que o time só perdeu uma partida no hexagonal, no clássico contra o arquirrival e sob circunstâncias adversas, praticamente começando com um a menos no placar e em campo, mas, ainda assim, tomando conta do jogo no primeiro tempo. Dos 5 empates, além de estar à frente de todas e ceder o empate, o time de Beto Almeida pecou por recuar demais e, principalmente, não aproveitar os bons momentos para ampliar o marcador. 

Outro fato relevante é a quantidade de jogadores que não puderam atuar nas partidas, seja por contusão ou suspensão. No jogo do Murici em Maceió, por exemplo, eram 5 desfalques, o que fez com que o time demorasse a começar a jogar. Destaques também para o artilheiro do Alagoano, Everaldo, com 13 gols; e Leandrinho, bom lateral-direito, que receberam melhores companhias nesta fase. 

Ah, lembrando que as principais torcidas organizadas de ambos os clubes, Comando Alvirrubro e Mancha Azul, estão proibidas de entrar no estádio deste a 8ª rodada do hexagonal - leia-se, estão proibidas camisas, faixas e bandeiras das mesmas.
LIGA DA JUSTIÇA ALAGOANA 
Como prometido, a Liga da Justiça voltará ao espaço deste blog. Com passagens no setor Alagoas do Universo, The CRB Flash, Clark CSA Kent (Super Blue-Man) e Lee ASA Fark (Fantasma do Agreste) terão a companhia de um novo super-herói este ano. Aceitamos sugestões para quem representará o CEO, tricolor (verde, branco e vermelho) na disputa pela liderança da Sala da Justiça em 2013.

As semifinais começam no sábado à noite, com ASA X CRB. No domingo, o CEO encara o CRB a partir das 15h15.

2 comentários: