quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Obrigado, Marcos!

Não ia escrever nada mais sobre o anúncio da aposentadoria do maior ídolo dos torcedores da Sociedade Esportiva Palmeiras, mas depois da entrevista coletiva de hoje...

Por mais que tenhamos ouvido, visto e falado muitas vezes o quanto ele é humilde - e, meus caros, humildade não significa pobreza ou riqueza. A entrevista de hoje teve um grande punhado disso e da sinceridade que o marcaram a carreira. Vindos de um cara que conseguiu fazer com que arquirrivais como Corinthians e São Paulo fizessem notas em seus sites oficiais lamentando a sua aposentadoria e que jornalistas esportivos o elogiassem publicamente sem nenhuma vergonha. Vendo hoje sabemos, mais uma vez, o porquê de tanto apreço por parte de todos que trabalham, acompanham e são apaixonados por futebol, independentemente de torcida e de profissão.

Enquanto torcedor palmeirense, então... A emoção das memórias e o orgulho... Sim, nós torcedores palmeirense hoje estamos muito ORGULHOSOS de torcermos para o Palmeiras! Não importa se não ganhamos título importante desde a Libertadores ou "título qualquer" - se é que isso existe - desde 2008. Só nós palmeirenses podemos dizer que o maior ídolo da nossa história é Marcos Roberto Silveira dos Reis!

Desculpem-me por começar pelo final da entrevista. Quando um torcedor vestido de papa - querem beatificá-lo na real!!! - pediu um recado ao torcedor palmeirense, Marcos agradeceu pela moral que sempre demos a ele. Lembrando que quase toda a vez que ele errou a torcida gritava que ele era o melhor goleiro do Brasil, por mais que também tenha tido alguns problemas com a torcida, sendo um apaziguador entre organizadas e elenco. No final veio um:

"A única coisa que eu tenho que dizer ao torcedor do Palmeiras é muito obrigado pelo carinho. Eu que tenho que agradecer à torcida. Eu que tenho que agradecer ao Palmeiras. Jamais a torcida ou o Palmeiras têm que me agradecer alguma coisa porque, como eu já disse várias vezes aqui, sem a torcida e sem o clube eu não seria nada. Então só eu que tenho que agradecer a todos os torcedores e espero que tenha cumprido bem meu papel. Pelo menos eu tentei. Sempre entrei para fazer o melhor, muitas vezes não consegui, mas sempre entrei para defender as cores do Palmeiras da melhor forma que eu podia".

E ainda prometeu tentar fazer alguma coisa para a torcida do Palmeiras mesmo aposentado... O cara responsável pelo principal título da história do clube, a Libertadores de 1999; por ter defendido o pênalti do maior ídolo do arquirrival em semifinal da Libertadores seguinte; em ter atuado de forma grandiosa contra um dos meus arquirrivais de infância, o Sport, em 2009; que abdicou jogar pelo Arsenal para disputar a Série B pelo Palmeiras...

Apesar de tudo isso, a frase que mais me emocionou foi quando o questionaram sobre a série de homenagens que a diretoria prometeu, como o busto na Nova Arena e a aposentadoria da camisa de número 12: 

"Só o fato de eu ter vestido a camisa do Palmeiras para mim foi a maior homenagem que eu recebi na vida".

Nada mais a dizer além de: OBRIGADO MARCOS!!!!

Um comentário:

  1. Falar bem do Marcão é chover no molhado, um pleonasmo eterno. Mas ele merece.

    ResponderExcluir