quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Repetidoras alagoanas refletem briga de cabeças-de-rede

Enquanto a TV Globo dá ênfase maior às notícias de investigações sobre o grupo da Igreja Universal do Reino de Deus e a TV Record responde com ataques à concorrente – com a inclusão do IBOPE como mais um alvo -, as repetidoras alagoanas dos dois canais também resolveram entrar em guerra.

HISTÓRICO

A TV Gazeta foi a primeira a funcionar no Estado e há 34 anos irradia a programação da Rede Globo. Porém, em todos estes anos nunca tinha visto qualquer aproximação das demais emissoras. A empresa da família Collor de Mello sempre teve a audiência alavancada pela cabeça-de-rede e esteve bem à frente nas pesquisas.

O panorama começou a mudar com a migração da TV Pajuçara do SBT para a TV Record, que ocorreu em 2006. Já na primeira pesquisa encomendada pela emissora, cujos proprietários são o ex-deputado federal José Thomaz Nonô (DEM) e o senador João Tenório (PSDB), os resultados apareceram e surpreenderam até mesmo os seus administradores.

Por causa disso, a TV Gazeta passou a divulgar as pesquisas realizadas a cada seis meses, como forma de mostrar que ainda lidera de forma isolada no “gosto dos alagoanos”.

“GUERRA”

Enquanto esteve na interpretação de pesquisas, a “paz” entre as concorrentes estava mantida. Entretanto, com o arrendamento da grade de programação da TV Alagoas para uma igreja protestante e a retirada da transmissão do SBT, as pesquisas deveriam apontar números diferentes.

A Gazeta anuncia desde novembro uma pesquisa encomendada para o IBOPE-Media Quis, tanto na TV quanto no jornal (Gazeta de Alagoas) de propriedade do grupo. A campanha dava ênfase ao “maior crescimento de audiência do Nordeste”, 18% entre maio e outubro deste ano: “A cada 1000 domicílios, 73 estão ligados na TV Gazeta”.

O anúncio informa que os números de audiência seriam: “73% TV Gazeta; 17% Emissora B”. Com os algarismos com tamanhos proporcionais aos valores, com o maior fazendo sombra no menor.

A resposta veio a seguir. A TV Pajuçara/Record criou uma campanha em resposta à pesquisa divulgada: “O que estaria por trás do crescimento da emissora A? Ela omitiu a saída do SBT”. Segundo eles, como a TV Alagoas tinha 18% de audiência na aferição passada, a emissora da Organização Arnon de Mello teria acrescentado essa contagem aos seus números.

Em seu programa policial, “Fique Alerta”, foi criada a campanha “Eu não fui para lÁ [emissora A]”. Os apresentadores incentivam que o telespectador ligue ao portal de voz do Pajuçara Sistema de Comunicação para dizer que saiu do SBT para a Pajuçara e não para a Gazeta.

Nesta segunda-feira (30 de novembro), o programa repetiu a reportagem em que a TV Record acusa o IBOPE de manipular dos números de audiência para benefício da Globo.

Enquanto as emissoras de TV brigam por causa do bolo publicitário, a população espera por uma produção televisiva de qualidade. Algo impossível de ocorrer na maior parte de suas programações na realidade atual.

2 comentários:

  1. Não penso que o grosso da população espere uma programação diferente da atual. Apenas algumas pessoas desejam isto.

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  2. Прикольная новость, как скоро ожидается публикацию свежего материала и вообще стоит ожидать ?

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