terça-feira, 23 de junho de 2009

Circo a motor - Uma nova categoria

Muita conversa e pouco resultado. O que era para ser a corrida de despedida do circuito de Silverstone pode não ser. O que era para ser a garantia da presença das oito equipes da Federação dos Fabricantes na Fórmula 1 em 2010 marcou o início das negociações para uma nova categoria.

Hoje (23), inclusive, foram anunciadas as 17 provas do calendário para marcas históricas como Ferrari e McLaren e outras mais novas, só que mais ricas, casos da RBR, STR, BMW, Toyota e Brawn GP. Várias surpresas, como as voltas à Argentina e ao México e a ausência do Brasil.

Porém, as conversas continuam e mais uma vez uma semana se inicia com a expectativa do acerto definitivo entre equipes e os "proprietários" da Fórmula 1, Max Mosley e Bernie Eclestone, que já começaram a voltar atrás na postura radical anterior.

Primeiro foi a proposta de dobrar o teto orçamentário para 80 milhões de euros. Só que a Fota nem deu ouvidos e parece querer organizar um campeonato para evitar tresloucados mosleyanos no comando. No final de semana já houve a possibilidade das oito equipes não seguirem nenhuma alteração proposta no regulamento imposto para 2010. Esperemos...

SILVERSTONE

1948, os países europeu ainda se recuperavam dos prejuízos da Segunda Guerra Mundial. A Associação de Automobilismo Britânica permite a um faszendeiro do interior da Inglaterra a construir uma pista onde ficava sua fazenda.

De lá para cá surgiu a Fórmula 1, Silverstone dividiu o ano com outros circuitos ingleses, mas nunca ficou de fora da categoria máxima, ao menos até este ano, do automobilismo mundial. Por motivos financeiros e por falta de estrutura na pequena cidade, o GP da Inglaterra deve ir em 2010 para Donington Park, na capital Londres - desde que o mesmo consiga terminar as reformas.

Para a prova deste domingo era esperado um show caseiro do líder do campeonato Jenson Button, mas o que se viu foi o lema de uma das marcas sendo mais que uma simples propaganda de energizante. A Red Bull deu asas aos seus carros e foram muito superiores aos demais. Nem a Brawn GP havia conseguido uma vitória tão acachapante.

Sebastian Vettel conquistou a pole e manteve a liderança na largada e foi colocando 1 segundo em cada uma das 18 voltas seguintes no segundo colocado, o brasileiro Rubens Barrichello, que estava mais leve que ele.

Depois da parada, Rubinho ainda viu a outra RBR, a de Mark Webber, passar a sua frente e depender abrir muito. No final das contas, o pódio foi a única coisa possível e até um bom resultado, já que Button chegou apenas na 6ª posição e a diferença caiu três pontos.

Mas a preocupação do britânico passa a ser Vettel. O campeonato que parecia seguir para um final precoce ganhou uma motivação extra: se continuar assim, é a RBR de Adrian Newey que dará o título ao seu piloto. Numa virada sensacional. O GP da Alemanha é o que servirá para dar uma noção de como será a outra metade da temporada.

MELHOR RESULTADO - Os demais brasileiros até tem o que comemorar. Felipe Massa e a Ferrari fizeram uma ótima largada e uma ótima estratégia, respectivamente, e conseguiram fazer a equipe chegar na sua melhor colocação até agora, o quarto lugar. E isto largando apenas na 11ª posição.

Já Nelson Ângelo Piquet pela primeira vez conseguiu chegar na frente do seu companheiro de equipe, o bicampeão mundial Fernando Alonso, apesar de ser na modesta 12ª posição.

* No dia seguinte a esta publicação a Fota e a FIA se reuniram em Paris e acertaram que as equipes seguem nos próximos dois anos as regras estabelecidas atualmente. Além disso, após 18 anos no poder, Max Mosley prometeu não se recandidatar ao posto de "dono" da Fórmula-1.

Um comentário:

  1. F1 esse ano é sinônimo de bocejos, talvez o Schumi traga alguma motivação para assistir.

    ResponderExcluir