quarta-feira, 10 de junho de 2009

Circo a motor – Tá chaaato!

Antes mesmo da corrida da Turquia o clima nos bastidores do circo era de chatice. Em entrevista, Alonso respondeu que o predomínio da Brawn GP estava tornando a temporada chata. O líder do campeonato, Jenson Button, brincou ratificando tal comentário e pediu aos jornalistas que olhassem para os outros pilotos.
Para o treino oficial as expectativas dos especialistas sobre uma possível mudança no rumo das coisas vinham de três fontes: 1. Felipe Massa, vencedor dos três últimos GPs em Istambul e numa corrida que poderia mostrar a volta definitiva da Ferrari; 2. Rubens Barrichello, o natural concorrente de Button, da mesma equipe; 3. Sebastian Vettel, da RBR.

A terceira opção tornou-se mais forte após a poleposition, superando os dois carros da Brawn GP. Porém, um micro erro entre as curvas 9 e 10 do circuito fizeram com que Button assumisse a liderança para praticamente não largar até o final.

Os únicos momentos de apreensão vieram graças à mudança de estratégia de Vettel para três paradas nos boxes, o que fez a diferença cair de mais de 5s para 0,5s. E o que fez também o piloto alemão terminar a corrida no terceiro lugar, atrás do companheiro de equipe Mark Webber.

Button chegou às incríveis marcas de 6 vitórias em 7 corridas, a liderança de 81% das voltas nesta temporada e a uma diferença de 26 pontos para o segundo colocado no campeonato de pilotos. O homem que ainda não errou em 2009 parece fazer impossível sua superação.

AH, O SEGUNDO COLOCADO do campeonato, o brasileiro Rubens Barrichello, volta a ter que escutar as perguntas se o problema dele é ser azarado. Uma péssima corrida! A única vez que um carro da BrawnGP abandonou uma prova.

No início, o mesmo problema da corrida na Austrália, o carro não saiu do lugar na largada, pois não entrou em primeira marcha, retornou a ponto morto e forçou o câmbio para andar, o que gerou mais problemas depois.

A seguir, perdeu duas brigas por posição. Após cair para décimo-terceiro, levou uma fechada de Kovalainen, rodou na pista e perdeu mais posições. Tentou passar a Force Índia de Adrian Sutil e teve parte do bico do bico do carro quebrado, o que fez antecipar sua parada nos boxes.

Para piorar a situação, neste momento já sabia que não tinha mais a sétima marcha, o que o impedia de fazer ultrapassagens. Este erro foi admitido por ele e pela equipe, que reduziram o toque da marcha, o que foi destruído com a falha na largada. Resultado: enquanto a dez voltas para o final seu companheiro poupava todo o equipamento, Rubinho largava a corrida.

OUTROS – Dos outros brasileiros, por incrível que pareça, o destaque foi Nelson Ângelo Piquet. Enquanto Felipe Massa teve um carro novamente pouco competitivo e terminou na sexta posição, Nelsinho fez o melhor momento da corrida, ao ultrapassar o atual campeão Lewis Hamilton numa manobra arrojada.

A McLaren é a equipe que vive o pior momento se levarmos em consideração sua capacidade financeira, a ponto de Hamilton sequer passar para a segunda fase de classificação e largar na modesta 16ª posição.

SAIU A 100ª VITÓRIA BRASILEIRA! - Enquanto a Globo apostou na 100ª vitória na Fórmula 1, incluindo inclusive Nelsinho Piquet nisso, foi na Fórmula Indy que saiu o vencedor brasileiro número 100. No Texas, madrugada de domingo, numa corrida dominada pelos carros de Pensky e Chip Ganassi, Hélio Castroneves venceu mais uma.


Veja quadro de vencedores da categoria (incluindo Fórmula Indy, C.A.R.T. e IRL) abaixo.

Um comentário:

  1. Tá tão chato q não dá mais motivação de acordar nos fins de semana so pra ver o "botão" ganhar.

    ResponderExcluir