segunda-feira, 20 de abril de 2009

Circo a motor – “Red Bull te dá asas!”


Apenas três letras resumem o que foi o GP de Xangai, cidade chinesa em que a tenda da Fórmula 1 foi estendida: RBR, a sigla da equipe Red Bull Racing. A equipe venceu sua primeira prova e ainda conseguiu uma dobradinha no pódio.

Mas a corrida não foi tão simples assim. Após a decisão da Federação Internacional de Automobilismo em autorizar definitivamente a utilização dos difusores traseiros das equipes BMW, Toyota e Brawn GP, começou a corrida para as outras equipes. Só que para a produção de difusores parecidos.

A Renault estreou um provisório no carro do bicampeão Fernando Alonso, que conseguiria largar em segundo lugar. Conseguiria, já que um fator diferente mais uma vez resolveu dar as caras: a chuva.

Ao contrário da última corrida, nos dois dias anteriores à prova, o tempo variou muito em Xangai. Na sexta-feira, muito frio. No sábado, muito calor. Para o domingo havia uma previsão de 30% de chances para chover. E não é que choveu durante toda a corrida?

Estratégias foram modificadas, caso de Alonso, após as sete voltas iniciais sendo guiados pelo carro de segurança. Desta forma, a vantagem dos carros da Brawn GP, que largaram na quarta e quinta colocações, acabou indo embora e tivemos uma verdadeira corrida maluca. Várias ultrapassagens, erros e fases da corrida.

As únicas coisas que pouco mudaram foram as duas posições de frente. Assim, o alemão Sebastian Vettel conseguiu a sua segunda vitória na categoria, a segunda na chuva, e ainda viu o seu companheiro de RBR, Mark Webber, chegar em segundo.

Brasileiros
Em relação aos brasileiros, a única coisa já comum foi a péssima corrida de Nelsinho Piquet, que chegou no último lugar. Quanto aos demais, uma diferença para o que se espera deles na chuva.

Barrichello errou no início da prova e permitiu que o seu companheiro de equipe colocasse mais um ponto de vantagem no campeonato. Button chegou em terceiro e ele no quarto lugar. Um carro que não se ajustou bem para andar na chuva devido aos poucos treinos.

Felipe Massa vinha numa corrida espetacular e poderia até atrapalhar a dobradinha da RBR, até que antes da metade da prova, com ele em terceiro lugar e com o carro de segurança mais uma vez na pista, a Ferrari teve problemas elétricos e parou.

Mais uma vez a equipe mostrou a atual fase negativa. Raikkonen fez uma péssima corrida e denovonão pontuou, sendo ultrapassado várias vezes. Assim, essa é a pior temporada da equipe nos últimos 28 anos.

A próxima corrida já é no final de semana que vem, no Bahrein. Além disso, já há rumores nos bastidores do circo de que Bruno Senna pode já neste ano assumir uma vaga. Ele é cotado para três equipes diferentes.

3 comentários:

  1. Bela corrida, adoro quando chove, hehehe
    Anderson, estou lendo o Manual de Jornalismo esportivo do Heródoto Barbeiro, onde ele e a coautora não consideram o automobilismo, assim como o MotoGP e etc. como esporte.
    Pra eles, trata-se apenas de exibição entre grandes marcas e onde pouco o caráter humano de pilotos, mecânicos e engenheiros conta para considerar todas essas competições como esportivas.
    Você concorda?
    Eu discordo veementemente dessa posição dos autores.

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  2. Acho que é esporte sim.
    Este livro tem na Biblioteca da Ufal? Porque li esse Jornalismo esportivo lá. Veja algumas opiniões sobre o livro: http://br.oleole.com/blogs/por-tras-do-gol/posts/esporte-paixao-show-ou-jornalismo

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  3. Anderson! por incrível que pareça eu gosto de F1! O Neto também em incentiva um pouco porque ele adora, acorda de madrugada para assistir e tudo mai, mas essa corrida eu não assistir. Mas li seu texto! Continue escrevendo. Abraços.

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