segunda-feira, 13 de abril de 2009

Circo a motor – A influência do dinheiro


Aqui no Brasil comum ouvir reclamação em certas rádios da conduta da TV Globo em administrar os horários e dias dos jogos de futebol. Mas não são apenas os incompetentes dirigentes brasileiros que são reféns de uma emissora de televisão. As duas primeiras corridas da Fórmula 1 tiveram seus horários modificados para agradar aos europeus.

Na Austrália, os pilotos reclamaram antes mesmo da corrida porque da metade para o final ficariam com os raios solares incidindo diretamente no rosto. Mesmo assim, não tinha jeito, manda quem pode. Quer dizer, quem tem mais dinheiro.

Na corrida seguinte, na Malásia, jogaram a corrida para um horário pior ainda. Qualquer problema, como a chuva que ocorria todos os dias, poderia causar a interrupção da corrida. E foi o que aconteceu. Veio a chuva e a corrida foi terminada ali mesmo, por falta de visibilidade na pista.

Olha que o horário para a Malásia em relação à Europa nem era tão ruim assim. Começando no horário que começou, na Itália, por exemplo, a prova teria início às 11h, horário que os italianos costumam sair de casa para almoçar, assistir às partidas do Calcio.

Dizem que o grande motivo para a alteração do horário deste jogo foi a América do Sul. E falar em pressão televisiva deste local significa pressão da Globo, que junto com outras quatro TVs do mundo mandam sobre as transmissões de Fórmula 1.

Enquanto existir emissoras com muito dinheiro para pagar um espetáculo esportivo como esse, os pilotos serão como os outros trabalhadores. Com exceção da quantidade de dinheiro que recebem, todos dependem das ordens de seus patrões, mesmo que tenham sindicatos ou associações representativas.

Um comentário:

  1. Muito legal este ponto. Só faltou mais um detalhe, pra mim dos mais toscos. Quando nas últimas Olimpíadas em Pequim as provas de natação foram passadas para o horário da manhã na Austrália para que as redes estadunidenses transmitissem em horário propício para o público alienado de lá.

    ResponderExcluir